Notícias

07/11/2018 08:23:02

'É o momento de aprovarmos a manutenção das alíquotas de ICMS', diz coordenador de transição do governo eleito no RS

'É o momento de aprovarmos a manutenção das alíquotas de ICMS', diz coordenador de transição do governo eleito no RS

À frente da equipe responsável pela transição do novo governo no Rio Grande do Sul está o deputado estadual Lucas Redecker (PSDB). Eleito em outubro como deputado federal com 114.346 votos, o coordenador-geral trabalha desde o ano passado ao lado de Eduardo Leite. "Começamos a rodar o estado juntos. Conduzi o Eduardo nas minhas áreas políticas. Juntos construímos essa caminhada de um ano em direção ao governo do estado. Construímos uma amizade e agora estamos construindo uma relação de confiança".

Os dois se conheceram quando eram líderes da juventude do PSDB, em 2007. Lucas era o presidente estadual e Eduardo membro do partido em Pelotas. "Concorremos juntos em 2010, no mesmo pleito, para deputado estadual. Eu ganhei e o Eduardo ficou como suplente. A ideia inicial, em 2018, era de concorrermos juntos, mais uma vez, mas percebemos que ele tinha condições de disputar o governo".

Lucas Redecker deve ter um papel estratégico durante a transição para levar à Assembleia Legislativa propostas tidas como prioritárias para o início do próximo governo. "Eu faço a comunicação com o governo. Meu perfil é mais político, já que tenho bom trânsito na Assembleia Legislativa. Agora é o momento de aprovarmos a manutenção das atuais alíquotas de ICMS. Também estou dando apoio institucional para trabalhar com os partidos."

Sobre os nomes escolhidos pelo governador eleito para a equipe de transição, o coordenador-geral diz que o grupo é enxuto e formado por pessoas técnicas. Novos grupos devem ser formados com representantes de entidades e sociedade.

A primeira reunião da equipe de transição de Leite com o grupo do atual governo ocorreu nesta terça-feira (6), na Casa Civil, com o objetivo de integrar as equipes e agilizar a troca de informações.

"Nós não queremos é iniciar um governo com pendências. Quais pendências? Licitações vencendo, contratos vencendo. Temos que ter a noção exata do andamento do governo, principalmente projetos estrurantes, porque não queremos parar, nem estagnar nenhum projeto", disse Redecker.

Já o chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, que representa o governo Sartori, reforçou que o espírito é de colaboração e total transparência. "Estamos disponibilizando a sede da Procergs para que o governo eleito passe a ocupar. Nós teremos um bom caminho nesse sentido", afirmou.

Membros da equipe de transição

À frente da coordenação-técnica, estará Cláudio Gastal, presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Além do eixo "Governança para uma agenda comum", três eixos temáticos foram definidos no plano de governo de Leite. O eixo "Estado sustentável", que contempla planejamento, gestão e finanças, ficará sob responsabilidade de Paulo Dias Pereira.

O eixo "Sociedade com qualidade de vida", que inclui saúde, segurança, educação, cultura, inclusão social e esporte e lazer, será comandado por Antônio Carlos Pacheco Padilha.

Já o eixo "Desenvolvimento empreendedor", que contempla economia e infraestrutura, estará a cargo de Artur Lemos Junior, ex-secretário de Minas e Energia. Confira um breve currículo de cada um dos escolhidos:

Lucas Redecker – deputado federal eleito e atual coordenador da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, onde também presidiu a CPI da Energia Elétrica. Foi secretário de Minas e Energia.

Cláudio Gastal - presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e professor da Universidade Católica de Pelotas. Coordena as coalizões Brasil Digital, Pacto pela Reforma do Estado e Mais Gestão. É líder do movimento RenovaBR!

Antônio Carlos Pacheco Padilha – graduado e mestre em direito; delegado de polícia, tendo atuado na Divisão de Planejamento e Coordenação – DIPLANCO, no Departamento de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, no Departamento de Administração Policial – DAP e no Conselho Superior de Polícia. Representou o RS na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP e na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCLA.

Artur Lemos Júnior - formado em direito com especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Cursou Politics and Economics of International Energy, pela Sciences Po e tem pós-MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco. Foi diretor administrativo e presidente da Fundação Zoobotânica, coordenador da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa e Secretaria de Minas e Energia.

Paulo Dias Pereira - analista de Planejamento Orçamento e Gestão da SPGG desde 1998. Especialista em estudos regionais cursando MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV. Foi diretor de Orçamento, Assessor Parlamentar e Assessor Especial da SME. É funcionário de carreira da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão.

G1 RS



Voltar

Entrevistas

  • Indicadores Agropecuários: As informações dos indicadores Agropecuários com Marcelo Vaz.
    • Indicadores Agropecuários: As informações dos indicadores Agropecuários com Marcelo Vaz.

    • 13/11/2018 09:44:43
  • Espaço Saúde: Terapias chinesas ajudam em tratamentos e promovem saúde  Terça, 13 | Denise Coelho | 02'33''
    • Espaço Saúde: Terapias chinesas ajudam em tratamentos e promovem saúde Terça, 13 | Denise Coelho | 02'33''

    • 13/11/2018 08:50:25
  • Almanaque :Os fatos que marcam o dia de hoje na história
    • Almanaque :Os fatos que marcam o dia de hoje na história

    • 13/11/2018 08:38:21

Últimos recados

    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!
    • 17.09.2018
    • Elaine dos santos silva
    Estamos na escuta do programa, adoramos teu programa, aqui é o joãozinho e a elaine.
    • 24.08.2018
    • Lucia Maria Mendonça Lirio
    Boa tarde! Eu moro em Cachoeirinha e estou ouvindo a Rádio Tupã pelo computador para matar a saudade de minha terra natal e, aproveito para enviar um grande abraço para minha mana Ana Lirio da Silveira e meu cunhado João Cândido da Silveira e homenageá-los com a música LEMBRANÇAS! Um abraço Lúcia Maria
    • 16.07.2018
    • Ana Ribas
    Quero pedir a música "Não sou Tapete" - com Os Canários, em homenagem a eterna tia Canária, para meus amigos da Prefeitura. bjão
    • 13.07.2018
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hj - 13.07.2018- ANTONIO SCHIMENECK, ALDORINDO DA SILVA MARTINS, LEANDRO MACHADO SCHMELING, WILLIAM SANTANA, PRYSCYLLA KUHN VERON, ROBERTO LUIZ CASARIN, JUSSARA GUIMARAES CARVALHO, ELIANE LIRIO, ODETE MACHADO, ADRIANO SAGRILLO, LIEGE MUGNOZ, MIGUEL FARIAS. A todos parabens, felicidades.

Categorias