Notícias

Secretário de Saúde, Coordenadora da Vigilância em Saúde e Enfermeira de Tupanciretã em entrevista falaram sobre as orientação durante a Pandemia do Covid-19 no município

18/03/2020 20:00:15
 Secretário de Saúde, Coordenadora da Vigilância em Saúde e Enfermeira de Tupanciretã em entrevista falaram sobre as orientação durante a Pandemia do Covid-19 no município

Em entrevista no Variedades na manhã desta quarta-feira, 18 de março, o Secretário de Saúde na Prefeitura Municipal Ezequiel Cella, a Coordenadora da Vigilância em Saúde Isabel Prestes e a Enfermeira Josiele Nascimento falaram sobre o Decreto sobre CONVID -19, as orientações de quem, e quando podem ir aos postos de saúde. Medidas estão sendo tomadas durante esta Pandemia do coronavírus para evitar uma situação mais greve. Foi publicado Decreto da Administração municipal tratando de medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo covid-19 no âmbito de Tupanciretã.

No decreto existem várias ações dentre elas o acompanhamento da posição do Governo Estadual sobre o funcionamento de escolas e Emeis. A partir desta quinta-feira as escolas e Emeis de Tupanciretã estarão com suas atividades suspensas assim com todos os eventos de autoria do município, inclusive a abertura da Colheita da Soja. As atividades estarão suspensas por 30 dias e as aulas acompanharão a determinação do Governo Estadual. O município orienta que os particulares também não promovam eventos com concentração de pessoas.

Também será estabelecido um local de referência para atender casos suspeitos de Corona Vírus. Este local deverá ser o ESF 04, junto ao Complexo Tupanciretã.

O Secretário da Saúde Ezequiel orientou a comunidade que só procure os postos de saúde se for uma urgência evitando aglomeração. Ele ressaltou que pessoas que tem alguns sintomas de gripe devem se dirigir exclusivamente ao posto ESF-4. No plantão do hospital também deve acontecer estes cuidados. Foi cancelado o serviço odontológico no postos de saúde, exceto para um atendimento mais grave se a pessoa está com dores, explicou Ezequiel. (Ezequiel 1)

Viagens, consultas e procedimentos a orientação é que só será realizada em casos de urgência. A comunidade deve permanecer em casa, orientou Ezequiel.

Sobre o plano de contenção o assunto foi debatido e Ezequiel disse que a equipe está preparada para receber alguém com um possível contágio. Quem estiver com um possível contágio será orientado pela equipe. (Ezequiel 2)

Para o comércio geral é orientado que quem pode realizar o serviço de casa o faça evitando uma aglomeração, explicou Ezequiel.

Ezequiel ressaltou que não chegou até a unidade de saúde, nem no hospital nenhum caso em Tupanciretã. Se houver algum caso será divulgado.

Isabel explicou que foi realizado o plano de contenção com o objetivo de suprir e diminuir contágio no município. O ESF-4 é o posto onde pessoas com sintomas gripais serão atendidas. Será realizada uma triagem e quem se enquadra do quadro suspeito o material será coletado.
O Ministério da Saúde definiu que um caso suspeito é quando a pessoa nos últimos 14 dias retornou de viagem internacional de qualquer país apresentando sintomas respiratórios, febre, dor de garganta, coriza, falta de ar, dor para deglutir, batimentos de asas de nariz, e também pessoas que tiveram contato com casos suspeitos. (Isabel 1)

A pessoa apresentando estes sintomas serão triadas e será coletado o material para ser enviado ao Lacem comprovando ou não e existência do vírus, explicou Isabel. Se o caso não é suspeito o paciente trata os sintomas. Já um caso suspeito o paciente vai para uma sala própria e realiza a coleta do material e será realizado um isolamento domiciliar até 14 dais até a melhora dos sintomas ou resultado negativo. Se o caso for positivo, mas não grave, o paciente ficará em quartos já organizados no Complexo Tupanciretã e receberá um tratamento. Se for um caso grave a pessoa vai para o hospital e será regulado o paciente para a central de leitos, explicou Isabel. Josiele explicou que o ESF-4 está disponível para atender a este publico com sintomas de gripe. Estas pessoas podem se dirigir até o posto e também pode ligar para o local tirando dúvidas e sendo orientadas. Todos os pacientes passarão pelo atendimento de triagem. (Josiele1)

Josiele disse que o atendimento de eletros nas unidades estão suspensos. O atendimento de ginecologia no ESF-4 serão realizados no posto do Bairro Pedreira apenas nesta quinta-feira, 17, e após serão suspensas até segunda ordem. As gestantes que eram atendias no ESF-4 serão atendidas no posto central nas terças a partir das 13h.

A entrevista completa com Ezequiel, Isabel e Josiele está disponível no link de áudios e entrevistas, aplicativo da Tupã e live do Variedades no facebook da Tupã.

  • (Josiele 1)
  • (Isabel 1)
  • (Ezequiel 2)
  • (Ezequiel 1)


Voltar

Entrevistas

  • Decreto Municipal 2 Covid-19
    • Decreto Municipal 2 Covid-19

    • 03/04/2020 11:45:47
  • Decreto Municipal Covid-19
    • Decreto Municipal Covid-19

    • 03/04/2020 11:44:48
  • Em entrevista ao Programa Variedades, Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza.
    • Em entrevista ao Programa Variedades, Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza.

    • 03/04/2020 11:35:06

Últimos recados

    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 22.12.2019
    • Marizane Rodrigues
    Parabéns à terra da Mãe de Deus que completou 91 anos de história nesse sábado 21 de Dezembro????????e um grande abraço do tamanho do Rio Grande do Sul tchê à minha mãe Iolanda e minhas irmã Maura do Bairro Elizabeth se possível quero ouvir a música "Mãe Campeira" tudo de bom aos meus conterrâneos desta terra amada!
    • 19.11.2019
    • Jaidison e Michele
    Somos de Rosario do Sul estamos conectados com voces abraço
    • 14.10.2019
    • Jaco teixeira
    Gostaria de ouvir iguaria campeira com grupo rodeio e o ofereço a todos meus amigos e familiares de tupancireta

Categorias