Notícias

11/08/2017 17:26:35

"Sistema eleitoral brasileiro faliu", diz Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta sexta-feira (11) a proposta de reforma política aprovada na comissão que trata do tema na Câmara dos Deputados, como o sistema do “distritão” e o fundo público de financiamento de campanha, que poderá ter R$ 3,6 bilhões em recursos da União.

Para Maia, o sistema eleitoral atual está falido e criticou o fato de o fundo de financiamento ter caráter definitivo, e não transitório. De acordo com ele, a reforma como está sendo aprovada na comissão envia sinais negativos para a sociedade.

– Com esse sistema eleitoral de agora, o distritão, não é bom. A verdade é que o nosso sistema eleitoral, na forma em que está, faliu. A Câmara e o Senado precisam fazer as mudanças. Agora, o fundo eleitoral podia ter sido feito como algo transitório (...) Se o fundo eleitoral criado tivesse princípio, meio e fim, mesmo com todo o desgaste, teria tido melhor entendimento por parte da sociedade – acrescentou.

O distritão será aplicado nas eleições de deputados federais, senadores e vereadores. Pela proposta, cada estado ou município se tornará um distrito eleitoral. Serão eleitos os candidatos que receberam mais votos dentro do distrito, sem levar em conta os votos para partido ou coligação, como ocorre atualmente. Para os críticos a esse sistema, o distritão favorece a reeleição de candidatos mais conhecidos, prejudicando a renovação no Parlamento.

Maia defende a aprovação da proposta do distrital misto para a eleição de 2022.

– Acho que avançando para um distrital misto em 22 [eleição de 2022} a gente está sinalizando claramente que [o país] vai ter um sistema, que inclusive deu certo da Alemanha. Trata-se, de um lado do fortalecimento das ideias e dos partidos - que é a parte da lista pré-ordenada - e do outro da parte do distrito, onde a sociedade fica bem representada. Ele equilibra os dois lados e garante uma boa representatividade para a política brasileira – disse.

No parecer apresentado na comissão, o relator Vicente Cândido (PT-SP) prevê a adoção do sistema "distrital misto" na eleição para deputado federal, deputado estadual e vereador nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Pelo modelo, o eleitor precisa votar duas vezes para deputado: um para o candidato do distrito e o outro, no partido. Metade das cadeiras de cada estado são para os mais votados de cada distrito e a outra para os partidos, a partir de uma lista.

Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL



Voltar

Entrevistas

  • 02  Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.
    • 02 Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.

    • 18/08/2017 12:08:11
  • 01 Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.
    • 01 Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.

    • 18/08/2017 10:10:23
  • Paula Baggiotto – Diretora Geral de CFC Tupanciretã, Paulo Rubens Marques – Sócio Proprietário do CFC Tupanciretã
    • Paula Baggiotto – Diretora Geral de CFC Tupanciretã, Paulo Rubens Marques – Sócio Proprietário do CFC Tupanciretã

    • 18/08/2017 09:52:51

Últimos recados

    • 14.08.2017
    • Marcia natalina de Jesus dos santos
    Oi meu nome é marcia procuro Ricardo Rodrigues sou de caxias do sul e urgente meu número para ele 54 996136299
    • 11.08.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    musica amigos para sempre, e ofereço a todos os advogados, aos estudantes, e principalmente aos pais, da cidade e do interior.nei pacheco
    • 02.08.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    HOJE ANIVERSARIA A GLAMOUR JUVENIL DA LIGA FEMININA DE COMBATE AO CANCER - SRTA BIBIANA PINTO DA SILVA, COMPLETANDO SEUS 17 ANOS. RECEBA O CARINHO E OS ABRAÇOS DOS SEUS PADRINHOS GERALDINHO E MARLENE SIMOES SANTOS. PARABENS, FELICIDADES
    • 19.07.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    19.07 - alguns aniversarios AIRTON LIMA, CARLOS GOULART E AIRTON RAZIA - AIRTON TITAS A TODOS PARABENS, FELICIDADES
    • 18.07.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    18.07 - alguns aniversariantes - LUIZ SANTOS RAMOS, MARLENE LIMA, JULIANO NUNES DA SILVA, AUGUSTO SANTOS-GUTO LAAOS, ROSANE VEIGA, FRANCO RANIERE PINHEIRO E LUIZ EDUARDO NASCIMENTO
    • 17.07.2017
    • AMAURI DE OLIVEIRA LOPES
    Tem duas mil pessoas dormindo na rua e, enquanto isso os políticos e sindicalistas que ganham uma fortuna com os impostos pagos pelo povo sofrido, ficam fazendo negociatas e legislando em beneficio próprio. E o pior não é isso muitos que já estiveram no poder e não resolveram os problemas do povo, infelizmente, querem voltar para o poder novamente. Aqui na minha cidade tem dezenas de pessoas vivendo do lixo. Eu tenho todo o respeito e consideração por elas, pelo menos estão trabalhando e não estão sugando o dinheiro público.

Categorias