Notícias

11/09/2018 15:37:50

Americanos homenageiam vítimas no 17° aniversário dos ataques de 11 de setembro

Americanos homenageiam vítimas no 17° aniversário dos ataques de 11 de setembro

Milhares de pessoas se reuniram nesta terça-feira (11) nas imediações de onde ficava localizado o World Trade Center, em Nova York, para prestar homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, no 17° ano da tragédia.

Houve cerimônias também em Washington, onde o prédio do Pentágono foi atacado naquele ano, e no interior da Pensilvânia, onde caiu o quarto avião sequestrado pelos terroristas da Al-Qaeda depois que 40 passageiros e tripulantes perceberam o que estava acontecendo e tentaram invadir o cockpit.

O presidente Donald Trump participou da cerimônia na Pensilvânia e disse que o país está recordando "o momento em que os EUA reagiram" durante os ataques. Ele afirmou que os mortos "se juntaram às fileiras imortais dos heróis americanos". "Assumiram o controle de seu destino e mudaram o curso da história", acrescentou.

Trump ouviu os nomes das vítimas serem lidos em voz alta, seguidos pelo badalar de sinos.

Um pouco mais cedo, o presidente, ao chegar no aeroporto de Johnstown, de onde se dirigiria ao local da cerimônia, foi fotografado levantando os punhos para cumprimentar apoiadores que o esperavam, atitude que foi criticada nas redes sociais pelos seus opositores, por estar numa agenda solene.

Nova York lembrou a data com uma emotiva cerimônia na qual parentes dos mortos leram os nomes de quase 3 mil pessoas que perderam a vida nos ataques daquele dia.

Pouco antes do início do ato, às 8h46 local (9h46, em Brasília) , os presentes guardaram um primeiro minuto de silêncio para lembrar o momento exato no qual o primeiro avião atingiu as Torres Gêmeas.

No total, estavam previstas seis pausas ao longo do ato para marcar também o choque do segundo avião no World Trade Center, o que bateu no Pentágono, o que caiu na Pensilvânia e o desabamento das duas torres de Nova York.

Junto às famílias, várias autoridades estavam presentes na cerimônia, incluídos o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e o governador do estado, Andrew Cuomo.

Além disso, estavam presentes outros ex-prefeitos da cidade como Rudy Giuliani e Michael Bloomberg, e a embaixadora dos Estados Unidos perante a ONU, Nikki Haley, muito emocionada.

A cidade manteve as bandeiras a meio mastro e muitas igrejas badalaram os sinos durante os momentos de silêncio fixados em lembrança aos ataques.

O ex-presidente Barack Obama postou uma mensagem no Twitter:

"Sempre vamos lembrar todos que perdemos no 11/9, agradecer os socorristas que nos mantêm salvos, e honrar todos que defendem o nosso país e os ideais que nos unem. Não há nada que nossa resiliência e determinação não consigam superar e nenhum ato de terror pode mudar quem somos", diz seu post.

(Foto: Joshua Roberts/Reuters)

G1



Voltar

Entrevistas

  •  Capitão Vinicius Rodrigues da Silva fala sobre o caso da Conselheira Tutelar pela agressão física que recebeu por parte de um componente da Brigada Militar
    • Capitão Vinicius Rodrigues da Silva fala sobre o caso da Conselheira Tutelar pela agressão física que recebeu por parte de um componente da Brigada Militar

    • 21/09/2018 14:53:49
  •  Janaina Silveira Piovesan – Conselheira Tutelar fala sobre a agressão física que recebeu por parte de um componente da Brigada Militar
    • Janaina Silveira Piovesan – Conselheira Tutelar fala sobre a agressão física que recebeu por parte de um componente da Brigada Militar

    • 21/09/2018 14:52:41
  • Ricardo Reinke – Meteorologista de Atmosfera Meteorologia fala sobre a estação Primavera e as demais estações
    • Ricardo Reinke – Meteorologista de Atmosfera Meteorologia fala sobre a estação Primavera e as demais estações

    • 21/09/2018 10:23:48

Últimos recados

    • 17.09.2018
    • Elaine dos santos silva
    Estamos na escuta do programa, adoramos teu programa, aqui é o joãozinho e a elaine.
    • 24.08.2018
    • Lucia Maria Mendonça Lirio
    Boa tarde! Eu moro em Cachoeirinha e estou ouvindo a Rádio Tupã pelo computador para matar a saudade de minha terra natal e, aproveito para enviar um grande abraço para minha mana Ana Lirio da Silveira e meu cunhado João Cândido da Silveira e homenageá-los com a música LEMBRANÇAS! Um abraço Lúcia Maria
    • 16.07.2018
    • Ana Ribas
    Quero pedir a música "Não sou Tapete" - com Os Canários, em homenagem a eterna tia Canária, para meus amigos da Prefeitura. bjão
    • 13.07.2018
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hj - 13.07.2018- ANTONIO SCHIMENECK, ALDORINDO DA SILVA MARTINS, LEANDRO MACHADO SCHMELING, WILLIAM SANTANA, PRYSCYLLA KUHN VERON, ROBERTO LUIZ CASARIN, JUSSARA GUIMARAES CARVALHO, ELIANE LIRIO, ODETE MACHADO, ADRIANO SAGRILLO, LIEGE MUGNOZ, MIGUEL FARIAS. A todos parabens, felicidades.
    • 24.06.2018
    • jefferson bonatto da silva
    gostaria de parabenizar a radio pela excelente comunicacao e respostas a seus ouvintes mesmo os que estao longe da cidade e ouvindo pela internet que é o meu caso que sou de porto alegre e sempre me mantenho informado com as noticias da cidade e tb fico ligado dos acontecimentos e previsoes do que se passa pela localidade. abraço a todos
    • 07.05.2018
    • Alex Fernando da Silva
    Gostaria de saber como faço pra colocar um anúncio na rádio Tupã

Categorias