Notícias

11/10/2017 17:36:33

Asteroide de até 30 metros de diâmetro passa perto da Terra nesta quinta

O asteroide 2012 TC4 irá passar perto da Terra nesta quinta-feira. Com cerca de 30 metros de diâmetro, o corpo celeste vai chegar a uma distância de 42 mil quilômetros e um pouco mais de 36 mil quilômetros de altitude, isto representa pouco para os satélites de comunicação que orbitam o planeta Terra.

Em dimensões espaciais, é muito perto: para comparar, a distância entre a Terra e a Lua é sete vezes maior. Não é todo dia que corpos celestes passam tão perto de nossa casa. O ponto de maior aproximação está previsto sobre a Antártida às 5h40min da madrugada.

Porém,apesar da proximidade, a passagem do 2012 TC4 não deve representar qualquer perigo para a Terra ou para os satélites. O asteroide foi descoberto em 2012, pelo telescópio da NASA, no Havaí. No entanto, pouco depois, desapareceu do alcance dos telescópios.

Apesar da rápida aparição, os cientistas conseguiram prever que voltariam a ver o 2012 TC4 durante o outono de 2017 e, segundo Mike Kelley, que lidera a equipa da Nasa, há dois meses que o asteróide está sendo monitorado pelos peritos.

Esta passagem vai permitir testar o projeto de sistema de alerta global para o impacto de asteróides, financiado pelo Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária da NASA e que envolve observatórios, laboratórios e universidades de todo o mundo.

O asteroide 2012 TC4 foi descoberto em 4 de outubro de 2012 pelo observatório Pan-STARRS no Havaí. Uma semana depois, ele fez um encontro rasante com a Terra, passando a uma distância de 0,247 DL (distâncias lunares), ou cerca de 94.800 km. Esse asteroide é um objeto alongado de rotação rápida, e é conhecido por fazer muitas abordagens próximas da Terra no passado.

Para efeito de comparação, o asteroide que explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, ferindo 1.500 pessoas e danificando mais de 7.000 edifícios, tinha cerca de 20 metros de diâmetro.

Foto: Nasa / Divulgação / CP

CORREIO DO POVO

Entrevistas

• O maior abatedouro de Tilápias do Brasil foi inaugurado dia 20/10 no Paraná

• 23/10/2017 11:29:58
  • Agência Radio Web - Controle biológico cresce 5 vezes mais que mercado de agrotóxicos

• 23/10/2017 11:29:12
  • Agência Radio Web - Volume de combustível indicado na bomba pode estar adulterado

• 23/10/2017 11:11:01

Últimos recados

• 02.10.2017
    • Larissa Fernanda
    Oi boa tarde me chamo Larissa Fernanda estou sem contato com o pessoal de Tupã, sou de santo Ângelo e estou tentando ligar pro meu namorado que mora em Tupã, Cristiano Siqueira desde ontem e não consigo contato nem com a família ... aguardo notícias.
    • 02.10.2017
    • GENESI DA SILVEIRA
    Oi bom dia estou ouvindo a radio Tupã ,e estou triste em saber que o temporal fez estrago em minha querida TUPANCIRETÃ .Abraços aõ amigos de Tupã ,e principalmente para toda minha familia do POR DO SOL.e para vocês ai na radio.
    • 30.09.2017
    • Moisés Silveira da Silveira
    Olá bom dia a todos os ouvintes da rádio,em especial a minha tia Ivete ,e meu tio Valdir pinheiro.um grande abraço do Moisés Silveira,de esteio RS.
    • 13.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hoje - 13.09 JOAO VITOR CORIN, MAURO CEZAR DA ROSA PINTO, FATIMA REGINA ROCHA AQUINO, CHICA DORN, SIOMARA TORMES MACHADO, LUNNA BURTET, IRENE COCCO RUBIN, CRISTIANO INDI LOPES, CLEBER JARDIM, GUILHERME MACHADO, ANANDA DOMINGUES FERNANDEZ, ZECA PACHECO POMINA, JULIANO M. BINELLO E ANDREIA BRUM. a todos parabens, felicidades.
    • 10.09.2017