Notícias

12/08/2017 08:31:20

Chama Crioula é acesa em Mostardas e dá inicio aos Festejos Farroupilhas

Chama Crioula é acesa em Mostardas e dá inicio aos Festejos Farroupilhas

Em torno da Pedra de Anita, no distrito de São Simão, do município de Mostardas, a Chama Crioula foi novamente acesa. O local, à beira de uma histórica figueira, registrou uma passagem da Revolução Farroupilha e o nascimento do primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, Domenico Menotti Garibaldi. Por isso, as mesmas terras foram escolhidas para a solenidade de início dos Festejos Farroupilhas de 2017, que também marcam os 70 anos da primeira geração da Chama Crioula, no movimento de setembro de 1947.

O ato foi realizado nesta sexta na presença de autoridades e representantes tradicionalistas do Estado. Assim que a Chama foi gerada, foi levada da localidade de São Simão em cavalgada até a cidade de Mostardas e recebida no parque de rodeios do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros do Litoral. Na manhã deste sábado, a partir das 9h, ela começa a ser distribuída para todas as 30 regiões tradicionalistas do Interior do Rio Grande do Sul, mas permanece no local até o dia 20 de setembro para que outras delegações interessadas venham buscar suas centelhas.

 

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, aproveitou o momento da solenidade para tentar revigorar o sentimento de valorização da cultura e da identidade regional, da mesma forma como foi feito 70 anos atrás. "Talvez esse universo que esteja a nossa volta conspire para mergulharmos nessa profunda reflexão, não simplesmente um ato de relembrarmos temporariamente um momento histórico da nossa querida Revolução Farroupilha. As mesmas causas daquela revolução hoje servem para, quem sabe, fazer uma nova revolução. Mas não com armas, uma revolução de ideias, de conceitos, de posturas que nós temos que ter perante a sociedade", declarou.

A patrona dos Festejos Farroupilhas 2017, a escritora Elma Sant'Ana, destacou a valorização da mulher nestes Festejos. "Muito me sensibiliza o nosso Movimento voltando o seu olhar para o gênero feminino. Afinal, a figura da mulher rio-grandense teve sempre o seu protagonismo histórico e em nome de todas as mulheres, índias, imigrantes, todas as que trouxeram ao ventre gaúcho a defesa das famílias e dos seus ideais, dedico o meu patronato", disse.

Elma também ressaltou a importância do local escolhidos para a geração da Chama Crioula este ano. Segundo ela, trata-se de um dos lugares mais significantes da causa Farroupilha e que fez a divisa do tempo e da história. Para o presidente do MTG, também consiste em um espaço histórico. "São momentos importantes, marcantes da nossa história, que nós não podemos esquecer ou deixar passar desapercebido. É por isso que nós estamos aqui hoje, revivendo um pequeno espaço de tempo daquele período de dez anos que a Revolução Farroupilha passou por aqui", comentou Callegaro.

O dia, além da geração da Chama na parte da manhã, contou com atividades durante toda a tarde. Após a chegada da centelha, forma realizadas apresentações artísticas no CTG Tropeiros do Litoral. A Chama Crioula chega em Porto Alegre no próximo dia 19. No dia 7 de setembro, repetindo o ato de 1947, ocorre a fusão com a chama do Monumento ao Expedicionário, passando pelo Colégio Júlio de Castilhos. A chama é, então, levada ao Parque Harmonia para a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas.

Chama Crioula é acesa em Mostardas | Foto: Alina Souza

CORREIO DO POVO



Voltar

Entrevistas

  • Alfredo Lang - Presidente da C.Vale
    • Alfredo Lang - Presidente da C.Vale

    • 20/10/2017 11:59:56
  • Herton Azzolin - Facilitador da Unidade de Energia da Coprel
    • Herton Azzolin - Facilitador da Unidade de Energia da Coprel

    • 20/10/2017 11:59:08
  • Gustavo Simões Lírio – Vice-Prefeito Municipal e Coordenador da Defesa Civil do Município
    • Gustavo Simões Lírio – Vice-Prefeito Municipal e Coordenador da Defesa Civil do Município

    • 20/10/2017 11:58:01

Últimos recados

    • 02.10.2017
    • Larissa Fernanda
    Oi boa tarde me chamo Larissa Fernanda estou sem contato com o pessoal de Tupã, sou de santo Ângelo e estou tentando ligar pro meu namorado que mora em Tupã, Cristiano Siqueira desde ontem e não consigo contato nem com a família ... aguardo notícias.
    • 02.10.2017
    • GENESI DA SILVEIRA
    Oi bom dia estou ouvindo a radio Tupã ,e estou triste em saber que o temporal fez estrago em minha querida TUPANCIRETÃ .Abraços aõ amigos de Tupã ,e principalmente para toda minha familia do POR DO SOL.e para vocês ai na radio.
    • 30.09.2017
    • Moisés Silveira da Silveira
    Olá bom dia a todos os ouvintes da rádio,em especial a minha tia Ivete ,e meu tio Valdir pinheiro.um grande abraço do Moisés Silveira,de esteio RS.
    • 13.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hoje - 13.09 JOAO VITOR CORIN, MAURO CEZAR DA ROSA PINTO, FATIMA REGINA ROCHA AQUINO, CHICA DORN, SIOMARA TORMES MACHADO, LUNNA BURTET, IRENE COCCO RUBIN, CRISTIANO INDI LOPES, CLEBER JARDIM, GUILHERME MACHADO, ANANDA DOMINGUES FERNANDEZ, ZECA PACHECO POMINA, JULIANO M. BINELLO E ANDREIA BRUM. a todos parabens, felicidades.
    • 10.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariante de hoje - 10.09: eliane godoi, maria cristina mardini, cleonice farias, maiara ruciele, leandro mateus de jesus amaral, catarina santos dias, ester de mello, neila vianna, maria amelia lima pereira, mariangela messesrchimidt
    • 19.08.2017
    • wagner sampaio
    OI, ESTOU ESCUTANDO A RADIO AQUI EM RIO GRANDE. ABRAÇOS E UMA BOA NOITE

Categorias