Notícias
11/04/2018 08:55:32Com presídios superlotados, presos esperam por vagas nas delegacias em Caxias do Sul

Quem for preso em Caxias do Sul e em outras seis cidades da Serra do Rio Grande do Sul não irá imediatamente para o presídio. Devido à superlotação, a Justiça interditou duas penitenciárias do município, e os detentos aguardam por vagas nas delegacias de polícia.
A interdição mais recente foi da penitenciária estadual. No ano passado, a Justiça havia estabelecido um limite máximo além da capacidade do local, que era de 756 apenados, e que foi ultrapassado.
"Se atingiu o limite máximo já especificado naquela decisão de um ano atrás, no sentido de que a capacidade máxima do presídio do Centro era de 200% e de que da penitenciária do apanhador seria de 175%", diz a juíza Milene Rodrigues Fróes Dal Bó, da Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul.
Agora, quem for preso vai ficar detido na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que fica em um bairro próximo ao Centro de Caxias do Sul. O delegado regional alega que o local não tem condições de abrigar os detentos.
"A delegacia não é o local apropriado em decorrência da alimentação, banho de sol, situação da higiene dos próprios presos. Nós já estamos em tratativas com o Poder Judiciário, com a Susepe, com a secretaria, com o objetivo de arrumar uma maneira para que tal fato não se delongue por muito tempo", afirma Paulo Roberto Rosa da Silva.
A juíza, no entanto, garante que só libera novas vagas se questões de segurança forem atendidas.
"Dentro de 788 presos não temos uma única vaga de trabalho, outras características como início de facções, a própria situação geográfica do presídio, enfim, vários contextos que fazem com que se tenha que ter algum tipo de cautela", ressalta a magistrada.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) diz que está cumprindo a decisão e que trabalha para agilizar remoções de presos com processos em outras comarcas.
Sobre a construção de um novo presídio no município, a Secretaria Estadual da Segurança informou que a licitação deve começar em 120 dias.
G1
Facebook Twitter Google+ Enviar por email Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 21.03.2018
- NEI JOSE DIAS PACHECO
ALGUNS ANIVERSARIANTES DE HOJE - 21.03.2018 JOAO MARINO DOS SANTOS - TOMATE, LEONARDO CARVALHO, JOSE ROGERIO MACHADO SALLES, CARMEM LUCIA MARTINS PATIAS, GENY SILVEIRA RIBEIRO, CARMEM LOTTI, VIVIAN LOTTI, ENARA GUTERRES. favor divulgar nas sociais, obrigado. -
- 05.02.2018
- Maria do Carmo Costa
Antigamente acompanhava todas as notícias da cidade pelo site. Por que agora não tem mais, e quando tem são atrasadas? Fica difícil saber das novidades pela rádio... só bobagens. -
- 19.12.2017
- Marcelo Peixoto Marques
Um abraço para minha querida Tupanciretã! -
- 10.12.2017
- Luíz Veríssimo
Bom dia um abraço a todos os amigos da minha querida Tupanciretã , ótima programação -
- 02.10.2017
- Larissa Fernanda
Oi boa tarde me chamo Larissa Fernanda estou sem contato com o pessoal de Tupã, sou de santo Ângelo e estou tentando ligar pro meu namorado que mora em Tupã, Cristiano Siqueira desde ontem e não consigo contato nem com a família ... aguardo notícias. -
- 02.10.2017
- GENESI DA SILVEIRA
Oi bom dia estou ouvindo a radio Tupã ,e estou triste em saber que o temporal fez estrago em minha querida TUPANCIRETÃ .Abraços aõ amigos de Tupã ,e principalmente para toda minha familia do POR DO SOL.e para vocês ai na radio.