Notícias

30/11/2017 16:44:36

Desemprego fica em 12,2% e atinge 12,7 milhões de brasileiros

Desemprego fica em 12,2% e atinge 12,7 milhões de brasileiros

O indice de desemprego no Brasil atingiu 12,2% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números mostram que a taxa vem caindo mês a mês, mas o índice ainda é o maior da série história iniciada em 2012 para o período de agosto a outubro.


No trimestre anterior, de maio a julho, a taxa ficou em 12,8%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou índice de 11,8%, o desemprego cresceu.


"O que a gente está assistindo desde o trimestre terminado em abril é o aumento da ocupação e queda da desocupação. A desocupação continua em alta, embora com força menor. O que muda é a ocupação, que está crescendo acima do crescimento da população”, disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A população desocupada somou 12,7 milhões de pessoas - o maior número para outubro desde 2012. O número indica uma queda de 4,4% na comparação com o trimestre anterior - ou seja, 586 mil pessoas deixaram o desemprego no período. Mas há 698 mil pessoas desocupadas a mais do que no mesmo período de 2016.


O país encerrou o trimestre de outubro com mais do que o dobro de desempregados observados em dezembro de 2013, quando o Brasil vivia o pleno emprego. Na época, eram 6.052 desocupados, o menor número da série.


Já a população ocupada chegou a 91,5 milhões. Esse é o maior contingente para um trimestre encerrado em outubro desde 2015. O número ficou acima tanto em relação ao trimestre anterior (1,0%) como contra o mesmo trimestre de 2016 (1,8%). As áreas que mais se destacaram foram construção e agricultura.

Desse total de empregados, 33,3 milhões de pessoas tinham carteira de trabalho assinada - praticamente o mesmo número do trimestre anterior. Frente a um ano atrás, 738 mil pessoas a deixaram de ser registradas (uma queda de 2,2%).


Azeredo enfatizou que a informalidade é que continua aumentando o nível da ocupação no país. "Não temos nesta pesquisa a geração de um posto sequer de carteira assinada."


Segundo o coordenador, num curto prazo, esse aumento da informalidade é o efeito do final da crise. "Passada a crise, tende a se dissipar com a volta da carteira...Em três anos, nós perdemos 3 milhões de carteira assinada. Isso é uma queda muito expressiva”, afirmou.

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

G1



Voltar

Entrevistas

  • Janete Secchi - Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Município   Convida  toda comunidade para participar da programação do NATAL LUZ, a partir das 15 horas de domingo, na praça Cel. Lima.  chegada do Papai Noel, show de Mateus Pedroso e Banda, sorteio do IPTU Premiado 2017
    • Janete Secchi - Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Município Convida toda comunidade para participar da programação do NATAL LUZ, a partir das 15 horas de domingo, na praça Cel. Lima. chegada do Papai Noel, show de Mateus Pedroso e Banda, sorteio do IPTU Premiado 2017

    • 15/12/2017 11:00:42
  • Juarez Bay dos Nascimento – Presidente da Cooperativa Agropan e Coordenador do Departamento Técnico da Agropan. Fala sobre a chuva de ontem e sobre o final do plantio da soja.
    • Juarez Bay dos Nascimento – Presidente da Cooperativa Agropan e Coordenador do Departamento Técnico da Agropan. Fala sobre a chuva de ontem e sobre o final do plantio da soja.

    • 15/12/2017 10:43:41
  • Rodrigo Ferraz: Gerente da Loja Deltasul.
    • Rodrigo Ferraz: Gerente da Loja Deltasul.

    • 15/12/2017 10:37:03

Últimos recados

    • 10.12.2017
    • Luíz Veríssimo
    Bom dia um abraço a todos os amigos da minha querida Tupanciretã , ótima programação
    • 02.10.2017
    • Larissa Fernanda
    Oi boa tarde me chamo Larissa Fernanda estou sem contato com o pessoal de Tupã, sou de santo Ângelo e estou tentando ligar pro meu namorado que mora em Tupã, Cristiano Siqueira desde ontem e não consigo contato nem com a família ... aguardo notícias.
    • 02.10.2017
    • GENESI DA SILVEIRA
    Oi bom dia estou ouvindo a radio Tupã ,e estou triste em saber que o temporal fez estrago em minha querida TUPANCIRETÃ .Abraços aõ amigos de Tupã ,e principalmente para toda minha familia do POR DO SOL.e para vocês ai na radio.
    • 30.09.2017
    • Moisés Silveira da Silveira
    Olá bom dia a todos os ouvintes da rádio,em especial a minha tia Ivete ,e meu tio Valdir pinheiro.um grande abraço do Moisés Silveira,de esteio RS.
    • 13.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hoje - 13.09 JOAO VITOR CORIN, MAURO CEZAR DA ROSA PINTO, FATIMA REGINA ROCHA AQUINO, CHICA DORN, SIOMARA TORMES MACHADO, LUNNA BURTET, IRENE COCCO RUBIN, CRISTIANO INDI LOPES, CLEBER JARDIM, GUILHERME MACHADO, ANANDA DOMINGUES FERNANDEZ, ZECA PACHECO POMINA, JULIANO M. BINELLO E ANDREIA BRUM. a todos parabens, felicidades.
    • 10.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariante de hoje - 10.09: eliane godoi, maria cristina mardini, cleonice farias, maiara ruciele, leandro mateus de jesus amaral, catarina santos dias, ester de mello, neila vianna, maria amelia lima pereira, mariangela messesrchimidt

Categorias