Notícias

30/08/2017 17:26:20

Frente Favela Brasil obtém registro no TSE e quer eleger parlamentares negros

Frente Favela Brasil obtém registro no TSE e quer eleger parlamentares negros

Pular intermediários e eleger diretamente parlamentares negros e moradores das periferias é o objetivo do partido Frente Favela Brasil, que foi registrado nesta quarta-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido pretende angariar votos entre os mais de 112 milhões de habitantes das favelas brasileiras, já a partir do ano que vem.

“Todos fazem política para marginalizado, mas não tem nenhum partido de marginalizado. Queremos falar por nós mesmos”, explica Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa), idealizador do projeto empresarial Favela Holding e um dos incentivadores do projeto.

Athayde explica que o novo partido não quer simplesmente substituir ou desmerecer iniciativas afro ou periféricas em partidos já existentes, como o DEM, o PSDB, o PMDB e o PCdoB, mas propor algo novo.

Segundo Athayde, a Frente recebeu diversos convites para se integrar a um partido já existente, e não criar um novo, mas não aceitou, por entender que “a questão central agora não é lutar por direitos, o que os movimentos já fazem, é lutar por poder. Por que poder não pode?”, questiona.

“Nos espaços de poder, são as pessoas que já fazem parte da alta burocracia que falam pelos negros, que falam pela periferia”, fala Wanderson Maia, jovem de 28 anos, um dos presidentes do novo partido. Para Wanderson, chegou o momento de ocupar diretamente esses espaços. “É nesse lugar que a gente quer lidar”, sustenta.

Também homossexual, Maia pondera que, apesar de ser inegável a preponderância de problemas relacionados à comunidade negra quando se fala em periferia, o partido se preocupa em não ser excludente, seja do ponto de vista étnico-racial, seja do ideológico. “Entre esquerda e direita, preto ou branco, permanecemos favela, comunidade, permanecemos periferia.”

“Quando a favela é olhada, é olhada no lugar de pessoas que não são potentes – estamos olhando com outro olhar, de que somos pessoas extremamente potentes e criativas”, completa Patrícia Alencar, que também ocupa a presidência da nova legenda. Patrícia explica que, em cada cargo de direção, o partido pretende ter sempre um homem e uma mulher.

Criação

A Frente Favela Brasil foi criada há um ano, em evento na Providência, primeira favela do Brasil, no Rio de Janeiro, e após um trabalho de formalização burocrática e construção de bases obteve registro no TSE nesta quarta-feira.

O partido se junta agora a mais 56 agremiações tentando obter 489 mil assinaturas de apoio, número necessário para que uma nova legenda possa concorrer a eleições.

A outra condicionante, existência de diretórios em todos os 26 estados e no Distrito Federal, já foi alcançada pela Frente Favela Brasil. Segundo Celso Athayde, não deve ser difícil para o partido conseguir as assinaturas necessárias para entrar na disputa para o próximo ciclo eleitoral, em 2018.

“Só de pontos voluntários para coleta de assinaturas, formados por pessoas que nos procuraram voluntariamente para abrir suas casas e comércios para isso, temos 300 mil, em todos os estados”, informou Athayde. Nomes referência na comunidade periférica, como os rappers MV Bill e Happin Hood, estiveram presentes no ato de registro do partido no TSE, mas não quiseram comentar a possibilidade de se candidatar a algum cargo nas próximas eleições.

Frente Favela Brasil obtém registro no TSE e quer eleger parlamentares negros | Foto: Frente Favela Brasil Facebook / Divulgação / CP

Agência Brasil



Voltar

Entrevistas

  • Giovani Dalmás - Secretário Municipal de Administração
    • Giovani Dalmás - Secretário Municipal de Administração

    • 17/11/2017 11:55:18
  • Eloá Silveira de Souza - Proprietária do Jornal A Voz do Jari e Simone Mai – Extencionista Social Rural da Emater – Escritório Municipal Tupanciretã
    • Eloá Silveira de Souza - Proprietária do Jornal A Voz do Jari e Simone Mai – Extencionista Social Rural da Emater – Escritório Municipal Tupanciretã

    • 17/11/2017 11:53:57
  • Marcio Teixeira Dias – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari e Eloadir Reis – Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari - PARTE 2
    • Marcio Teixeira Dias – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari e Eloadir Reis – Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari - PARTE 2

    • 17/11/2017 11:52:32

Últimos recados

    • 02.10.2017
    • Larissa Fernanda
    Oi boa tarde me chamo Larissa Fernanda estou sem contato com o pessoal de Tupã, sou de santo Ângelo e estou tentando ligar pro meu namorado que mora em Tupã, Cristiano Siqueira desde ontem e não consigo contato nem com a família ... aguardo notícias.
    • 02.10.2017
    • GENESI DA SILVEIRA
    Oi bom dia estou ouvindo a radio Tupã ,e estou triste em saber que o temporal fez estrago em minha querida TUPANCIRETÃ .Abraços aõ amigos de Tupã ,e principalmente para toda minha familia do POR DO SOL.e para vocês ai na radio.
    • 30.09.2017
    • Moisés Silveira da Silveira
    Olá bom dia a todos os ouvintes da rádio,em especial a minha tia Ivete ,e meu tio Valdir pinheiro.um grande abraço do Moisés Silveira,de esteio RS.
    • 13.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hoje - 13.09 JOAO VITOR CORIN, MAURO CEZAR DA ROSA PINTO, FATIMA REGINA ROCHA AQUINO, CHICA DORN, SIOMARA TORMES MACHADO, LUNNA BURTET, IRENE COCCO RUBIN, CRISTIANO INDI LOPES, CLEBER JARDIM, GUILHERME MACHADO, ANANDA DOMINGUES FERNANDEZ, ZECA PACHECO POMINA, JULIANO M. BINELLO E ANDREIA BRUM. a todos parabens, felicidades.
    • 10.09.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariante de hoje - 10.09: eliane godoi, maria cristina mardini, cleonice farias, maiara ruciele, leandro mateus de jesus amaral, catarina santos dias, ester de mello, neila vianna, maria amelia lima pereira, mariangela messesrchimidt
    • 19.08.2017
    • wagner sampaio
    OI, ESTOU ESCUTANDO A RADIO AQUI EM RIO GRANDE. ABRAÇOS E UMA BOA NOITE

Categorias