Notícias

Governo do RS intensifica negociações com a Assembleia para aprovar pacote do funcionalismo ainda em 2019

29/11/2019 08:21:53
Governo do RS intensifica negociações com a Assembleia para aprovar pacote do funcionalismo ainda em 2019

O governo do estado pretende intensificar conversas e negociações com a Assembleia Legislativa para aprovar, ainda em 2019, o pacote que mexe com o plano de carreira e previdência dos servidores estaduais. Nesta quinta-feira (28), enquanto greves e protestos foram registrados em diversas cidades gaúchas, Eduardo Leite recebeu, no Palácio Piratini, um grupo de jornalistas.

Ele falou sobre os projetos encaminhados para os deputados estaduais, e admitiu que aceita negociar algumas mudanças no que está sendo proposto. Mas reafirmou a pretensão de ver esses projetos votados ainda este ano.

"Não se adia essa responsabilidade e vamos ao extremo para fazer acontecer este ano. Olhando com calma os números, se não é o sonho para a educação, de longe é pior do que está aí", diz.

A presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), Helenir Schürer, exemplifica com um comparativo por que o sindicato é contra a aprovação do pacote que mexe com a carreira dos servidores.

"Hoje, se um professor só com o curso normal entrasse no estado, e no mesmo dia entrasse um professor com mestrado, a diferença salarial seria de 100%. O que o governo está propondo é que essa diferença caia para 7%. Esse desmonte do nosso plano de carreira fará que os professores não tenham interesse nenhum em se qualificar", diz a presidente.

Segundo Leite, se o pacote não for aprovado, o estado não conseguirá reduzir o déficit nas contas públicas previsto para o próximo ano, que é de R$ 5,2 bilhões.

"O primeiro passo para voltar a ganhar é parar de perder. Tem que parar de perder com o atual plano de carreria para que o estado, organizado com suas contas, possa dar os reajustes."

Pela manhã, houve protesto em frente à Coordenadoria de Saúde, em Santa Rosa. No município do noroeste do estado, Inspetoria Veterinária e Serviços Agropecuários também são afetados pela greve.

Na região central, a paralisação dos servidores da súde atinge cerca de 600 mil moradores de 30 municípios. Apenas os casos de urgência e emergência são atendidos. Estão paradas a liberação de consultas, exames e cirurgias que podem ser agendadas.

Para demonstrar o descontentamento com o atraso e parcelamento dos salários, fiscais estaduais agropecuários e outras categorias distribuíram bananas no meio da rua, na Capital. A banana é um produto de origem vegetal fiscalizado pela categoria.

Servidores de nível superior também protestaram contra o pacote de medidas do governo na entrada do Centro Administrativo, que concentra o maior número de secretarias estaduais.

"O pacote veio e não trouxe nenhuma perspectiva de reposição de perdas. Nós, servidores, estamos amargando 35% de perdas sobre nossos salários", contesta Nelcir Varnier, presidente do Sintergs.

G1 RS



Voltar

Entrevistas

  • Programa Encontro Marcado com o tema
    • Programa Encontro Marcado com o tema "Vergonha de sentir medo", apresentação Cristina Brum, para o dia 03.07.2020 Sexta-feira.

    • 03/07/2020 10:17:24
  • Indicadores Agropecuários para esta sexta-feira, 03/07/20
    • Indicadores Agropecuários para esta sexta-feira, 03/07/20

    • 03/07/2020 10:11:58
  • Previsão de Tempo para esta sexta-feira, 03/07/20
    • Previsão de Tempo para esta sexta-feira, 03/07/20

    • 03/07/2020 10:01:03

Últimos recados

    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.
    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 22.12.2019
    • Marizane Rodrigues
    Parabéns à terra da Mãe de Deus que completou 91 anos de história nesse sábado 21 de Dezembro????????e um grande abraço do tamanho do Rio Grande do Sul tchê à minha mãe Iolanda e minhas irmã Maura do Bairro Elizabeth se possível quero ouvir a música "Mãe Campeira" tudo de bom aos meus conterrâneos desta terra amada!
    • 19.11.2019
    • Jaidison e Michele
    Somos de Rosario do Sul estamos conectados com voces abraço

Categorias