Notícias

29/12/2018 08:22:31

Leite anuncia secretários de Educação, Obras, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Apoio aos Municípios

Leite anuncia secretários de Educação, Obras, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Apoio aos Municípios

Mais cinco secretários foram anunciados pelo governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na tarde desta sexta-feira (28), em Porto Alegre.

Faisal Karam será o secretário de Educação, José Luiz Stédile assumirá a Secretaria de Obras, Regina Becker Fortunati ficará à frente da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Dirceu Franciscon ficará responsável pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Rodrigo Lorenzoni será o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios (confira as trajetórias abaixo).

A Secretaria de Administração Penitenciária ficará, inicialmente, sob responsabilidade do secretário de Segurança e vice-governador, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

"Pela complexidade dessa Secretaria, ela será acumulada num primeiro momento pelo secretário Ranolfo, que irá conduzir o desmembramento", afirmou Leite.

Em entrevista coletiva, o governador eleito disse ainda que não há uma previsão para anunciar o nome que irá assumir a pasta, que para ser criada ainda precisa passar pela Assembleia Legislativa em sessão extraordinária no dia 2 de janeiro.

Leite disse que não se trata de definir um nome simplesmente, mas sim, de planejar quais serão as funções dessa nova Secretaria. "Tem a ver com a própria política pública sobre a qual vai se debruçar essa pasta", explicou.

No total, o governo Leite contará com 22 secretarias, mais a Casa Militar - que também possui status de Secretaria. Todos os nomes já foram anunciados.

Trajetórias
Faisal Karam tem 58 anos e é formado em Administração de Empresas pela Unisinos. Concorreu a deputado estadual nas eleições de 2018 pelo PSDB, ficando como suplente. Por oito anos, foi prefeito de Campo Bom, entre 2009 e 2016, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um dos destaques da gestão foi o Projeto Acolher, que ofereceu atividades no contraturno escolar a crianças e adolescentes.

José Stédile preside o PSB do Rio Grande do Sul e atualmente é deputado federal. Natural de Nova Prata, tem 61 anos e é formado em Economia do Trabalho (UNICAMP) e Gestão Pública (UCS). Foi prefeito de Cachoeirinha entre 2001 e 2008, dirigente sindical e, em 2010, elegeu-se deputado federal, sendo reeleito em 2014.

Conhecida pela defesa da causa animal, Regina Becker Fortunati tem 61 anos e é primeira suplente de deputada estadual pelo PTB nas eleições de 2018. Atuou na criação e foi titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) de Porto Alegre, criada em 2013. Em 2014, elegeu-se deputada estadual, tendo coordenado a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais. É natural do município de Lomba Grande.

Natural de Arvorezinha, Dirceu Franciscon foi eleito deputado estadual pelo PTB nas eleições deste ano. Foi vereador em Nova Alvorada de 1993 a 1996. Também foi secretário geral do município de Nova Alvorada por 20 anos. Trabalhou ainda como assessor parlamentar do deputado Luiz Carlos Busatto por oito anos na Câmara Federal. Foi secretário Municipal de Canoas. Possui técnico em Contabilidade e é especialista em Orçamento Público.

Filho do futuro ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, Rodrigo Lorenzoni tem 39 anos, é médico veterinário e concorreu ao cargo de deputado estadual pelo Democratas (DEM) em 2018. Ficou como primeiro suplente da coligação DEM-PSL. É pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA). Foi diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan e presidiu o Conselho Regional de Veterinário.

Confira a lista completa de secretários anunciados:
1. Fazenda - Marco Aurelio Santos Cardoso

2. Casa Civil - Otomar Vivian

3. Comunicação - Tânia Moreira

4. Planejamento - Leany Lemos

5. Procuradoria-Geral do Estado - Eduardo Cunha da Costa

6. Meio Ambiente e Infraestrutura - Artur Lemos

7. Cultura - Beatriz Helena Miranda Araújo

8. Segurança - Ranolfo Vieira Júnior

9. Casa Militar - Julio César Rocha Lopes

10. Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - Covatti Filho

11. Inovação, Ciência e Tecnologia - Luis Lamb

12. Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - Catarina Paladini

13. Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais - Ana Amélia Lemos

14. Secretaria de Esportes e Lazer - João Derli

15. Governança e Gestão Estratégica - Cláudio Gastal

16. Transportes - Juvir Costella

17. Saúde - Arita Bergmann

18. Educação - Faisal Karam

19. Obras - José Luiz Stédile

20. Trabalho e Assistência Social - Regina Becker Fortunati

21. Desenvolvimento Econômico e Turismo - Dirceu Franciscon

22. Articulação e Apoio aos Municípios - Rodrigo Lorenzoni

23. Secretaria de Administração Penitenciária - Ranolfo Vieira Júnior (secretário de Segurança acumula função inicialmente e coordena desmembramento)

G1 RS



Voltar

Entrevistas

  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:05:04
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:03:18
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:01:19

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias