Notícias

14/07/2018 08:39:27

MP vai investigar supostas irregularidades em resultados de exames que detectam câncer em Pelotas

MP vai investigar supostas irregularidades em resultados de exames que detectam câncer em Pelotas

O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai investigar supostas irregularidades em resultados de exames de pré-câncer em Pelotas, na Região Sul do estado. A denúncia é de que o laboratório responsável pela execução dos exames citopatológicos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município, que detecta lesões pré-cancerosas e cancerosas no colo do útero, estaria realizando os resultados por amostragem, em vez de analisar todos os exames.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas divulgou uma nota nesta sexta-feira (13) citando que em maio do ano passado, dois meses antes de receber um memorando de profissionais da UBS Bom Jesus, a equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) realizou uma ação de fiscalização no laboratório.

Neste memorando, os médicos e enfermeiros da UBS manifestaram dúvida quanto aos resultados dos exames, informando que se sentiam "inseguros quanto a veracidade" dos mesmos. Os funcionários ainda dizem no documento que "no período de janeiro de 2014 a junho de 2017 não foram identificados resultados alterados" em nenhum exame citopatológico de colo uterino coletado na unidade de saúde, sugerindo que nem todos os exames houvessem sido analisados.

O memorando ainda cita que uma usuária realizou duas coletas do exame na UBS Bom Jesus nos anos 2015 e 2017 e "ambos apresentaram o resultado normal". Mesmo que o último exame não tenha detectado qualquer alteração, a médica encaminhou a paciente para o Centro de Especialidades, onde um ginecologista diagnosticou "lesão vegetante no colo uterino". O resultado da biópsia constatou "carcinoma epidermóide invasor de colo uterino", um tipo de câncer de colo de útero.

Sobre isso, em nota, a Secretaria de Saúde de Pelotas informou que "após receber o memorando, assinado por médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus, a Vigilância retornou ao local para novas fiscalizações e solicitou ao laboratório os Relatórios de Monitoramento Interno de Qualidade, com base no Manual de Gestão de Qualidade para Laboratórios Citopatológicos (2012/Inca/MS). O SEG entregou a documentação necessária e o seu Alvará Sanitário foi renovado no ano passado, com validade até 23 de novembro deste ano". (leia a nota na íntegra abaixo).

A advogada do laboratório SEG (Serviço Especializado de Ginecologia), Christiane Ualt Fonseca, informou que o laboratório presta serviços na área há 43 anos e descreve como lamentável esse descrédito. "Realizar exames por amostragem não existe, é completamente surreal. Sempre estivemos abertos, nunca fomos procurados por nenhuma paciente", afirma.

Segundo Christiane, na segunda-feira (16), o laboratório vai entregar um balanço que a prefeitura pediu sobre a quantidade de exames positivos e negativos. Ela conta que o SEG começou a fazer esse controle de qualidade, que é um monitoramento interno, no ano passado, quando a Secretaria de Saúde solicitou depois de receber o memorando.

A advogada explica que as lâminas que contém os materiais coletados das pacientes ficam guardadas por cinco anos.

Christiane relata que o processo do exame passa por várias pessoas e não apenas pelo laboratório. "Tudo começa nos postos, onde as enfermeiras coletam o material e colocam na lâmina. Depois, enviam para a Saúde da Mulher, são eles que intermediam a relação do posto e do laboratório. E, por fim, chega ao SEG. Quando recebemos, os exames que foram coletados há mais de 15 dias, acionamos o posto para que eles façam a coleta novamente".

G1



Voltar

Entrevistas

  • Espaço Saúde-Medicina tradicional chinesa avança no Brasil   Denise Coelho
    • Espaço Saúde-Medicina tradicional chinesa avança no Brasil Denise Coelho

    • 17/08/2018 16:08:26
  • Expo Banco do Brasil acontecerá na próxima quarta, dia 22 de agosto
    • Expo Banco do Brasil acontecerá na próxima quarta, dia 22 de agosto

    • 17/08/2018 15:39:01
  • Previsão do tempo. As informações para esta sexta-feira e os próximos dias.
    • Previsão do tempo. As informações para esta sexta-feira e os próximos dias.

    • 17/08/2018 15:38:05

Últimos recados

    • 16.07.2018
    • Ana Ribas
    Quero pedir a música "Não sou Tapete" - com Os Canários, em homenagem a eterna tia Canária, para meus amigos da Prefeitura. bjão
    • 13.07.2018
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hj - 13.07.2018- ANTONIO SCHIMENECK, ALDORINDO DA SILVA MARTINS, LEANDRO MACHADO SCHMELING, WILLIAM SANTANA, PRYSCYLLA KUHN VERON, ROBERTO LUIZ CASARIN, JUSSARA GUIMARAES CARVALHO, ELIANE LIRIO, ODETE MACHADO, ADRIANO SAGRILLO, LIEGE MUGNOZ, MIGUEL FARIAS. A todos parabens, felicidades.
    • 24.06.2018
    • jefferson bonatto da silva
    gostaria de parabenizar a radio pela excelente comunicacao e respostas a seus ouvintes mesmo os que estao longe da cidade e ouvindo pela internet que é o meu caso que sou de porto alegre e sempre me mantenho informado com as noticias da cidade e tb fico ligado dos acontecimentos e previsoes do que se passa pela localidade. abraço a todos
    • 07.05.2018
    • Alex Fernando da Silva
    Gostaria de saber como faço pra colocar um anúncio na rádio Tupã
    • 21.03.2018
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    ALGUNS ANIVERSARIANTES DE HOJE - 21.03.2018 JOAO MARINO DOS SANTOS - TOMATE, LEONARDO CARVALHO, JOSE ROGERIO MACHADO SALLES, CARMEM LUCIA MARTINS PATIAS, GENY SILVEIRA RIBEIRO, CARMEM LOTTI, VIVIAN LOTTI, ENARA GUTERRES. favor divulgar nas sociais, obrigado.
    • 05.02.2018
    • Maria do Carmo Costa
    Antigamente acompanhava todas as notícias da cidade pelo site. Por que agora não tem mais, e quando tem são atrasadas? Fica difícil saber das novidades pela rádio... só bobagens.

Categorias