Notícias

26/01/2018 08:17:34

Prefeitura adia demolição do prédio da Kiss em Santa Maria

Prefeitura adia demolição do prédio da Kiss em Santa Maria

A expectativa inicial de que o prédio da boate Kiss fosse demolido no mês que marca os cinco anos da tragédia foi substituída pela expectativa pelo desenrolar jurídico do caso. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, assumiu o compromisso de suspender a destruição do imóvel até o julgamento do recurso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidirá se os réus do processo criminal irão ou não a júri popular. Os advogados que atuam na assistência de acusação em nome da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Pedro Barcellos Júnior e Ricardo Breier, querem levar os jurados para inspecionar o prédio, caso os réus sejam julgados pelo Tribunal do Júri. A formalização da suspensão contou com a presença do presidente da AVTSM, Sérgio da Silva, e do advogado Pedro Barcellos Júnior.

O local deve ser transformado em um memorial em homenagem às vítimas da Kiss, e contará com um apoio importante a partir de sábado. O prefeito confirmou a assinatura de um Termo de Cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU), que vai colaborar com a captação de recursos para a construção da obra. No sábado também será lançado o edital para a inscrição de arquitetos interessados em desenvolver o projeto (confira a programação abaixo). O projeto arquitetônico vencedor será escolhido por meio de um concurso público nacional de arquitetura promovido pela Associação, pela prefeitura e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS (IAB-RS). O local ficará preservado mesmo quando for escolhido o projeto arquitetônico vencedor.

Campanha em homenagem às vítimas da Kiss pede que lojas sejam decoradas em branco

A prefeitura havia encaminhado o processo de demolição em outubro de 2017. O prefeito Jorge Pozzobon disse que trata-se de uma matéria jurídica, e que a administração municipal "não vai se meter" nessa questão.

- Sabemos que Santa Maria quer virar essa página, mas estamos reafirmando nosso compromisso de trabalhar em sintonia com a Associação. Vamos demolir o prédio assim que esgotar a questão jurídica - afirmou Pozzobom.

O prefeito garantiu ainda que não haverá custos da demolição para a prefeitura, e que já está em contato com empresas da área da construção civil e com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon) a fim de firmar parcerias.

O presidente da AVTSM, Sérgio da Silva, elogiou o apoio da prefeitura às demandas dos familiares:

- Tudo isso que está acontecendo hoje é iniciativa dele (Pozzobon), a questão do apoio aos familiares, a questão da desapropriação. O prefeito abriu esse espaço, que é uma obrigação da prefeitura de proteger as demandas do cidadão.

Associações de vítimas da Kiss realizam campanhas solidárias

A suspensão do processo de demolição não é definitiva, de acordo com Barcellos. Ele afirma que, se a decisão da Justiça sobre o caso for muito lenta, o acordo pode ser revisto.

- Se demorar muito (o julgamento do recurso), podemos renegociar se (a suspensão) vai ser mantida ou não. Se o prédio começar a ficar em ruínas e vir a causar transtorno ou se ocorrer qualquer acontecimento que coloque em risco a população, a gente pode não manter - acrescentou o advogado.

 

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Foto: Deise Fachin (Divulgação)



Voltar

Entrevistas

  • Rádio Agert - Federarroz considera desleal a concorrência do Mercosul com o arroz brasileiro
    • Rádio Agert - Federarroz considera desleal a concorrência do Mercosul com o arroz brasileiro

    • 22/02/2018 11:39:18
  • Rádio Agert - Conservação do solo será o tema da 18ª edição da Expoagro Afubra
    • Rádio Agert - Conservação do solo será o tema da 18ª edição da Expoagro Afubra

    • 22/02/2018 11:22:53
  • Presidente da Cooperativa Agropan e Coordenador do Departamento Técnico da Agropan Juarez Bay do Nascimento - Safra de verão, situação das lavouras, clima
    • Presidente da Cooperativa Agropan e Coordenador do Departamento Técnico da Agropan Juarez Bay do Nascimento - Safra de verão, situação das lavouras, clima

    • 22/02/2018 11:02:18

Últimos recados

    • 05.02.2018
    • Maria do Carmo Costa
    Antigamente acompanhava todas as notícias da cidade pelo site. Por que agora não tem mais, e quando tem são atrasadas? Fica difícil saber das novidades pela rádio... só bobagens.
    • 19.12.2017
    • Marcelo Peixoto Marques
    Um abraço para minha querida Tupanciretã!
    • 10.12.2017
    • Luíz Veríssimo
    Bom dia um abraço a todos os amigos da minha querida Tupanciretã , ótima programação
    • 02.10.2017
    • Larissa Fernanda
    Oi boa tarde me chamo Larissa Fernanda estou sem contato com o pessoal de Tupã, sou de santo Ângelo e estou tentando ligar pro meu namorado que mora em Tupã, Cristiano Siqueira desde ontem e não consigo contato nem com a família ... aguardo notícias.
    • 02.10.2017
    • GENESI DA SILVEIRA
    Oi bom dia estou ouvindo a radio Tupã ,e estou triste em saber que o temporal fez estrago em minha querida TUPANCIRETÃ .Abraços aõ amigos de Tupã ,e principalmente para toda minha familia do POR DO SOL.e para vocês ai na radio.
    • 30.09.2017
    • Moisés Silveira da Silveira
    Olá bom dia a todos os ouvintes da rádio,em especial a minha tia Ivete ,e meu tio Valdir pinheiro.um grande abraço do Moisés Silveira,de esteio RS.

Categorias