Notícias

11/09/2019 08:20:14

Prefeitura de Ibirubá pretende investigar existência de suposto túnel usado por nazistas na cidade

Prefeitura de Ibirubá pretende investigar existência de suposto túnel usado por nazistas na cidade

A Prefeitura de Ibirubá, cidade de cerca de 20 mil habitantes localizada no Nordeste do Rio Grande do Sul, a quase 300 quilômetros de Porto Alegre, pretende investigar uma suspeita histórica: a de que, no subsolo do Centro da cidade, haveria um túnel supostamente utilizado como rota de fuga por nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O prefeito da cidade, Abel Grave (PRB), planeja fazer perfurações para tentar localizar a estrutura, mas ainda não tem data prevista para isso. A intervenção seria feita com recursos próprios e com as equipes da prefeitura.

"Temos buscado a prudência na ação", diz o prefeito. Caso nada seja localizado, a prefeitura pretende fechar a escavação no mesmo dia, para evitar transtornos.

Se a existência do túnel for confirmada, o prefeito diz que tem intenção de contatar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de apoio ao patrimônio público para idealizar um espaço turístico no túnel.

"Para recuperar essa história, que de repente em algum momento ficou obscura, mas é a história do nosso município que será desvendada", afirma Abel.
Conforme pesquisas, reportagens antigas e a crença popular de moradores, o suposto túnel está na região central da cidade, com ramais que totalizariam cerca de dois quilômetros de extensão.

Teria sido construído por moradores descendentes de imigrantes alemães. Serviria para contrabando e para passagem de colaboradores de Adolf Hitler na América Latina.

Estudo de geologia
Um grupo de geólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estudou o local e detectou a existência de "duas anomalias côncavas" no subsolo. Os pesquisadores, no entanto, assinalam a possibilidade de fenômenos se originarem por outros motivos, que não o túnel.

"Desta forma, o significado de tais anomalias somente pode ser conhecido através de dados diretos, os quais permitirão indicar se estão relacionadas a mudanças antrópicas produzidas no subsolo ou a feições geológicas", narra o relatório.

Quatro pontos por onde supostamente o túnel passa, no cruzamento entre as ruas Flores da Cunha e Getúlio Vargas, foram sinalizados após os estudos dos geólogos.

Para quem acompanha a história, isso pode ser um sinal que confirma a presença do túnel.

Jornalista pesquisa o caso

Duas perfurações foram feitas em 28 de agosto deste ano por uma empresa contratada com recursos privados. Uma delas não apontou nada de anormal. Mas na outra, uma parede de concreto, a cerca de quatro metros abaixo do nível do solo, foi detectada.

Jornalista e morador da cidade, Clóvis Messerschmidt coordenou as escavações. Ele pesquisa a história e colhe depoimentos há alguns anos. Ele publicou um vídeo da parede localizada na escavação em sua página de Facebook. Confira abaixo.

Clóvis diz que não encontrou, até o momento, documentos oficiais na cidade que comprovem a versão. Mesmo assim, diante das histórias reveladas por moradores, acredita ter chegado na conclusão de que o local era utilizado para que nazistas fugissem ou enviassem contrabando rumo a países da América Latina,

"A construção dos túneis começou bem antes da Segunda Guerra Mundial, quando famílias da região construíram abrigos para se proteger dos bandoleiros que saqueavam casas e sítios na região", conta.

Testemunhas oculares, inclusive um dos homens que afirma ter participado da construção do túnel, que hoje tem 90 anos, foram ouvidas por Clóvis, e confirmaram a história.

"Consegui também o testemunho de uma ex-enfermeira que confessou que conheceu três ramais de túneis, afirmando convictamente que eram ligados ao nazismo, para esconder contrabandos e alemães importantes", diz o jornalista.

G1 RS



Voltar

Entrevistas

  • Janete Secchi – Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e Vice prefeito em exercício Gustavo Simões Lirio Falam sobre Semana Farroupilha e Desfile do dia 20 de Setembro
    • Janete Secchi – Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e Vice prefeito em exercício Gustavo Simões Lirio Falam sobre Semana Farroupilha e Desfile do dia 20 de Setembro

    • 20/09/2019 10:23:29
  • Indicadores Agropecuários para esta sexta-feira, 20/09/19
    • Indicadores Agropecuários para esta sexta-feira, 20/09/19

    • 20/09/2019 09:55:12
  • Previsão de Tempo para esta sexta-feira, 20/09/19.
    • Previsão de Tempo para esta sexta-feira, 20/09/19.

    • 20/09/2019 09:53:26

Últimos recados

    • 16.07.2019
    • Alberto Henrique Gress
    Adroaldo Ribeiro de Moura, perdeu seus documentos, e está comigo no mercado Gress, Favor quem ver ele comunique o, obrigado !
    • 05.07.2019
    • Nicole Castanho
    Oraides Castanho, hoje você comemora 80 anos de vida. Certamente foram muitas experiências vividas, momentos bons e ruins. Você é uma pessoa iluminada e que merece sempre o melhor. De suas filhas Sara, Joce e Noeli e de seus genros e netos. Meu parabéns, te amamos!
    • 20.06.2019
    • isabel rum.
    uma musica AMAR COMO JESUS AMOU COM PADRE ZEZINHO.
    • 09.04.2019
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar tudo de melhor que a vida possa oferecer à minha mãe Iolanda e minha irmã Maura,que moram no bairro Elizabeth;amo muito vocês duas e sinto muita saudades! Marizane Rodrigues
    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,

Categorias