Notícias

PRF aumenta fiscalização de veículos com placas adulteradas nas estradas do RS

14/01/2020 08:38:47
PRF aumenta fiscalização de veículos com placas adulteradas nas estradas do RS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) redobrou a fiscalização nas estradas federais do Rio Grande do Sul neste verão. Mais do que a identificação da alta velocidade pelos pardais, a fraude das placas de veículos também é uma infração cada vez mais recorrente.

Os pardais, como são conhecidos os radares, estão de olho nos motoristas. No entanto, nem tudo que eles registram reflete a realidade. Alguns motoristas alteram a pintura dos números das placas para remeter a outro condutor.

“Eu avalio com muita preocupação. Afinal, não é burlar as leis de trânsito, é burlar as leis da vida”, diz a diretora institucional do Detran-RS, Diza Gonzaga. "Eles acreditam na certeza da impunidade, e nós sabemos que a impunidade também é responsável por essa verdadeira carnificina que acontece nas ruas, avenidas e estradas do nosso país.”

Em um caso investigado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, a infração cometida pelo motorista de um Fiesta iria para um proprietário de um Punto, pois o condutor mudou o último algarismo de 9 para 8.

Em outro caso, o número 6 da moto infratora foi adulterado para um 8 de um automóvel. E em um terceiro, o número 3 de um Prisma se tornou um 8 de outro carro.

"Toda vez que uma infração de trânsito por velocidade é flagrada pelo controlador eletrônico, existe uma conferência no sistema para ver se aquela placa bate com o veículo que está na base do Detran. Se der outro veículo, na hora a gente vê, percebe que houve algum problema de adulteração nessa placa e não procede com a autuação”, explica Fábio Berwanger Juliano, presidente da EPTC.

Na internet, a reportagem da RBS TV descobriu outras técnicas usadas por motoristas para tentar enganar a fiscalização. Colocada sobre a placa, uma película promete refletir a luz infravermelha do pardal, impedindo a identificação do carro.

Outro equipamento esconde a placa quando acionado por um controle remoto de dentro do carro. É o mesmo que foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal em Passo Fundo há cerca de um mês.

“Em uma abordagem de rotina do veículo, verificou-se que a placa dianteira tinha uma pena colada, e consequentemente não tinha visibilidade dessa placa. O veículo foi autuado por esse motivo. Quando feita uma fiscalização mais profunda, descobriu-se que tinha um dispositivo eletrônico, que fazia com que a placa ficasse totalmente invisível. A placa, quando passasse por algum lugar que tivesse alguma fiscalização, ficaria sem a legibilidade”, afirma o superintendente-executivo PRF, Leandro Wachholz.

Os policiais estão alerta nas estradas e nas avenidas, mas as maneiras de burlar a fiscalização são variadas, como apagar parte do número ou pintar outros.

A multa para quem comete esse tipo de infração, considerada gravíssima, é de R$ 293 e sete pontos na carteira de habilitação. O condutor também corre o risco de responder a processo criminal com pena que pode chegar a seis anos de cadeia.

G1 RS



Voltar

Entrevistas

  • Delegado Adriano de Rossi repercute um alerta a comunidade sobre crimes digitais.
    • Delegado Adriano de Rossi repercute um alerta a comunidade sobre crimes digitais.

    • 07/07/2020 10:20:48
  • Programa Encontro Marcado com o tema
    • Programa Encontro Marcado com o tema "Raizes", apresentação Cristina Brum, para o dia 07.07.2020 Terça-feira

    • 07/07/2020 10:09:35
  • O secretário judiciário do TRE-RS, Rogério de Vargas
    • O secretário judiciário do TRE-RS, Rogério de Vargas

    • 07/07/2020 10:04:52

Últimos recados

    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.
    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 22.12.2019
    • Marizane Rodrigues
    Parabéns à terra da Mãe de Deus que completou 91 anos de história nesse sábado 21 de Dezembro????????e um grande abraço do tamanho do Rio Grande do Sul tchê à minha mãe Iolanda e minhas irmã Maura do Bairro Elizabeth se possível quero ouvir a música "Mãe Campeira" tudo de bom aos meus conterrâneos desta terra amada!
    • 19.11.2019
    • Jaidison e Michele
    Somos de Rosario do Sul estamos conectados com voces abraço

Categorias