Notícias

26/12/2018 16:00:51

Retrospectiva 2018 - Abril

Retrospectiva 2018 - Abril

INTERNACIONAL:

Os tanques do grupo radical islâmico Boko Haram deixaram 20 pessoas morreram desde sexta-feira (30) em Maiduguri, cidade do estado de Borno, nordeste da Nigéria. As ações dos jihadistas se intensificaram durante o fim de semana de Páscoa. Na sexta-feira, quatro mulheres-bomba, com idades entre 13 e 18 anos, mataram duas pessoas no campo de deslocados de Zawuya, nos arredores de Maiduguri. O uso de mulheres-bomba, sobretudo jovens, é uma marca da facção do Boko Haram liderada por Abubakar Shekau. A cidade de Maiduguri, de quase três milhões de habitantes, incluindo milhares de pessoas deslocadas pelo conflito no país, está 'cercada' por uma “muralha de areia” em uma tentativa de evitar uma incursão do grupo jihadista. No domingo (1º), o Boko Haram atravessou essas ‘muralhas de areia’ e os fossos que cercam Maiduguri, que é a maior cidade do nordeste do país. À noite, um ataque deixou 18 mortos e 84 feridos, anunciou nesta segunda-feira a agência local de gestão de emergências (SEMA). "No momento registramos 18 corpos nas áreas de Bale Shuwa e Bale Kura (na periferia de Maiduguri). As pessoas foram assassinadas quando tentavam escapar da troca de tiros entre rebeldes e militares", afirmou Benlo Dambatto, diretor da SEMA. "Agora seguimos para outro bairro da periferia, Alikaranti, onde dois homens-bomba foram mortos pelo exército antes de um ataque", completou Dambatto. O ataque aconteceu por volta das 20h30 locais (16h30 de Brasília) de domingo. Os combates entre o exército e o grupo jihadista duraram quase uma hora, segundo fontes militares.

LOCAL/REGIONAL:

Aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 6 de abril, a 11ª Abertura da Colheita da Soja no complexo Tupanciretã. Momentos antes da abertura do evento o Vice-governador João Paulo Cairoli se mostrou entusiasmado com a abertura e comentou sobre a importância da soja para o estado. O Secretário da Agricultura Ernani Polo disse que a soja é a principal cultura de produção de grãos do Brasil. O deputado Pedro Westphalen disse que Tupanciretã é uma referência nacional da soja. Já no pronunciamento oficial da abertura da colheita da soja varias autoridades fizeram o uso da palavra. O Presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã Fernando Cunha agradeceu a presença de todos. Fernando disse que é um evento diferente e muito importante. Ele disse que deve ser reconhecida a força de trabalho que de mãos dadas os produtores rurais e colaboradores fazem a produção de todo o pais.  O vice-presidente da FARSUL Elmar Konrad disse que não tem um município mais adequado para realizar a abertura da colheita a não ser em Tupanciretã que tem a maior área de produção. Ele ressaltou que o Rio Grande do Sul quando explorar todo o seu potencial ira superar o Paraná em área de produção de soja. O Secretário adjunto da secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul André Lionir Prety colocou a secretaria da agricultura a disposição de todos. Ele disse que a abertura da colheita é um ato de festividade onde o produtor colhe o seu fruto de esforço e dedicação sendo também um espaço para debater sobre os temas pertinentes a área. O Deputado Estadual Pedro Westphalen no pronunciamento lembrou que a área onde atá sendo celebrada a 11ª Abertura da Colheita da Soja, o Complexo Tupanciretã é do município devido a ação politica do Governador Sartori juntamente com as ações politicas dele e sua equipe. Ele falou que em Tupanciretã partiram grandes movimentos para nacionalmente trazer resultados para o setor primário. O representante da Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Luís Carlos Heinze parabenizou o município, e a parceria de produtores e empresas juntamente com a Prefeitura que se organizaram para preparar o evento que tem uma grande importância. O prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza agradeceu a presença de todos, ele falou sobre a aproximação de Tupanciretã com o governo. Carlos disse que acredita que Tupanciretã tem condições de evoluir. Carlos também comentou que a administração tem o sonho de criar uma área tecnológica em Tupanciretã. O vice-governador do estado José Paulo Cairoli parabenizou os produtores rurais pelas superações de todas as crises já vencidas. Cairoli disse que não tem duvidas que existem dois estados atualmente. Ele falou que o dinheiro não é publico, e sim é do contribuinte, é daquele que paga imposto, o que o estado faz é a administração o escaco recurso retirado da área produtora. A Rádio Tupã transmitiu ao vivo a 11º Abertura da Colheita da Soja.

Faleceu na segunda-feira, dia 9 de abril, tupanciretanense na cidade de Porto Alegre. Segundo familiares a suspeita é de assassinato. Tainã Oliveira Paz, o Birinha , de 21 anos, foi encontrado baleado em uma praça na Vila Quinta do Portal na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Tainã morava a cerca de um mês na região metropolitana. O caso esta sendo investigado. O corpo de Tainã foi transladado e foi velado na capela do Cemitério Municipal de Tupanciretã. Seu sepultamento aconteceu às 17h.

Foram entrevistados na manhã de quinta-feira, 12, o vereador do PSD Almir Rebelo de Oliveira e a Assessora Jurídica da Câmara de Vereadores Giana Sausen de Almeida. Eles falaram sobre as Audiências Publica realizadas em Porto Alegre, na Assembleia legislativa e em Cruz Alta na Câmara de Vereadores. Ambas as audiências foram para tratar de assuntos ligados a imóveis próximos a via férrea. Almir disse que o assunto esta sendo tratado de uma forma lerda diante da importância que tem. Almir disse que a Rumo ira receber capital Chinês para fazer grandes investimentos nas linhas férreas, e isso trará grandes problemas as famílias localizadas próximo aa redes Em Tupanciretã existem no mínimo cem famílias passando pelo problema, já Cruz Alta tem no mínimo duas mil famílias. Almir contou que desde 2013 existe um projeto de lei tratando do assunto. Ele leu o projeto no programa dando destaque aos parágrafos ...áudio 6 – 12 abril 18... Giana disse que estão buscando medidas judiciais coletivas e pretendem fazer uma ação civil publica para acelerar estes processos. Após alguns minutos depois da entrevista o Vereador Almir procurou a equipe da Rádio informando que recebeu de Brasilia a informação de que a Comissão de constituição e justiça da câmara ds deputados aprovou o projeto de lei 5.851 que trata das distancias as margens dos trilhos. A redação final está aprovada e vai direto para o senado. Almir comenta que espera que não sofram mudanças. 

Aconteceu nesta quinta-feira, 12 de abril, a assembleia da Associação Comercial Industrial de Tupanciretã (ACIT). Foram apresentados os dados da ultima gestão e também foi eleita a nova diretoria onde teve a reeleição de Jader Gaklik. A ACIT tem 85 anos de fundação . Jader em entrevista explicou que na assembleia foi apresentado um relatório da ultima gestão. Ele falou também que o objetivo é fortalecer o associado. Jader disse que com a reeleição era esperado que aparecesse alguém para dar continuidades aos trabalhos, e disse que espera que sejam formados novas lideranças para a próxima gestão...áudio 2 – 13 abril 18... A principal meta para os próximos dois anos é um planejamento estratégico para que a ACIT se mantenha e repense seus próximos anos.

A prefeitura de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, decidiu punir quatro médicos por descumprimento da jornada de trabalho. Outro profissional também está sendo investigado. O flagrante foi mostrado pela RBS TV em junho de 2016.
Um ginecologista, cujo nome não foi divulgado, foi demitido por não ir trabalhar e sequer justificar as faltas.
A pediatra Dalva Maria Londero recebeu suspensão de cinco dias. Na época, ela foi flagrada quando chegava ao posto de saúde por volta das 6h. Duas horas depois, ela ia para o consultório particular.
A defesa da médica afirma que ela é a única pneumopediatra do município e que, como a prefeitura não disponibilizava aparelhos para exames especializados, crianças acabavam sendo atendidas por ela no consultório particular de graça. A defesa diz ainda que a médica jamais deixou de cumprir a carga horaria.
A administração municipal puniu outros dois médicos. Uma clínica geral foi suspensa por cinco dias e terá que pagar R$ 25 mil por ter faltado ao trabalho e a uma perícia. Outro clínico geral teve suspensão de 30 dias e vai ter que devolver R$ 422 por dias não trabalhados.
Após as denúncias, a prefeitura instalou ponto biométrico para todos os servidores. "Aumentou-se e ampliou-se a fiscalização dos serviços prestados pelo município e também dos contratos que o município tem", afirma o controlador-geral do município, Alexandre Lima.
A sindicância do ginecologista Alexandre dos Santos Leite, que também foi flagrado em 2016, ainda não foi concluída. A defesa dele diz que "o descumprimento da carga horária é comum na rede pública de saúde" e que enquanto o SUS não pagar salários condizentes com a função médica, isso seguirá acontecendo.
O Ministério Público também investiga as denúncias contra os médicos nas áreas civil e criminal. Porém, nenhuma foi concluída ainda.

No sábado, do dia 14 de abril, foi arrombado o salão comunitário do assentamento Nova Tupã. Foi furtado um fogão industrial de duas bocas, pratos, talheres, e cerca de 100m de fios de luz. Os indivíduos arrombaram a porta do salão. Na mesma madrugada, na rua Maurico Cardoso, a porta dos fundos de uma residência foi arrombada. Foi furtado uma televisão de 21 polegadas da marca Semp Toshiba, alimentos, documentos, ferramentas e uma faca artesanal. Já no dia 15 de abril, domingo, outra residência foi arrombada. Os meliantes arrombaram a porta da residência e levaram duas televisões da marca LG, videogame play 2 e play 3, um notebook da marca Del e também roupas e calçados.
Na tarde desta quarta-feira, 25 de abril, por volta das 15h, adolescente de 14 anos, Gesiel Padilha de Quevedo sofreu um afogamento em um açude no bairro Anna do Nascimento Terra. Segundo informações ele estava com alguns amigos nadando no local quando o menino mergulhou e não voltou à superfície. Os Bombeiros Voluntários de Tupanciretã e moradores auxiliaram nas buscas do corpo do menino que foi retirado sem vida. Gesiel era bem conhecido, familiares, amigos, professores demonstraram sua solidariedade e luto nas páginas sociais. O corpo de Gesiel foi velado no salão comunitário do bairro Ana do Nascimento Terra e seu sepultamento aconteceu por volta das 11h30min no cemitério de Tupanciretã.

Na manhã de quinta-feira, 26 de março, a Polícia Rodoviária Federal atendeu a um gravíssimo acidente de trânsito na BR 158, km 236, próximo ao trevo de acesso a Tupanciretã. De acordo com as informações coletadas pela reportagem da Rádio Cruz Alta, foram três veículos envolvidos: Um caminhão cargo, um bitrem e uma caminhonete. O motorista do caminhão cargo, de placas IKW-8613, foi à vítima fatal. Pércio Simon da Silva, de 42 anos, era natural de Novo Barreiro, e no momento do acidente fazia uma ultrapassagem em local permitido, porém a cerração fez com que ele não visualizasse o veículo que vinha no sentido contrário. A colisão frontal destruiu parte da cabine do caminhão conduzido por Pércio, arremessando-o na pista. Ele foi a óbito instantaneamente. A carga do caminhão, que transportava água mineral, ficou espalhada por toda a pista. Ainda de acordo com as informações, o motorista do bitrem teve apenas escoriações leves. Ele conduzia a carga de calcário, vindo de Rio Grande para a região. O veículo ficou tombado na faixa de domínio. Já os tripulantes da caminhonete Hilux, emplacada em Caxias do Sul, não tiveram ferimentos. Eles são moradores de Santa Rosa. O trânsito já estava parado, e outro caminhão não visualizou o grande número de veículos na pista. Ele conseguiu desviar a tempo e andou aproximadamente 500mts no acostamento.

Foi realizado no sábado, dia 28 de abril, no salão nobre do Sindicato Rural de Tupanciretã, o Coquetel de Lançamento Oficial da 63ª Expotupã. No lançamento varias autoridades participaram e fizeram seu pronunciamento. O presidente do Sindicato Rural Fernando Cunha em pronunciamento disse que a Prefeitura Municipal e a Câmara de vereadores deram o apoio necessário para a deliberação da 63ª Expotupã. O prefeito Carlos Augusto Brum de Souza disse que foi um desafio para a realização da Expotupã. O chefe de Gabinete da Senadora Ana Amélia, Marco Aurélio Ferreira disse que as feiras são os locais onde a comunidade se encontra, se vê e pode se planejar. O presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã Benezer José Cancian, o Chico Cancian, falou que é uma satisfação ter a honra em estar junto em mais uma edição da feira de produtores. A Secretária de Esporte, Cultura e Lazer Janete Secchi disse que a Expotupã fortalece a economia do município trazendo novas tecnologia.O Deputado Federal Luis Carlos Heinze disse que seguramente será realizada uma das maiores feiras. A soberana da Expotupã 2016/17 Andreza Riva agradeceu a experiência que foi proporcionada as três soberanas.
No final da manhã de segunda-feira, 30 de abril, aconteceu um acidente na BR 158 próximo ao Guassupi em Júlio de Castilhos. Segundo informações da Policia Rodoviária federal de Santa Maria o veículo toyota com placas de Salto do Jacui foi ultrapassar mas não conseguiu a tempo e o caminhão que vinha em direção contrária passou por cima do mesmo. Ainda há duas pessoas nas ferragens do Toyota.
A Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, organizou o Show em homenagem ao Dia do Trabalhador, acontecido , dia 30, na Praça Coronel Lima, com o grupo musical Terceira Dimensão. Logo após aconteceu o sorteio do carro zero Km do IPTU Premiado para as pessoas que pagaram o IPTU em cota única. O contemplado no sorteio foi Silvio Cesar Frandoloso. A Secretária de Esporte, Cultura e Lazer Janete Secchi fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos. O Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza na abertura falou que o a administração tem o maior carinho e respeito por todos os trabalhadores, pois é os trabalhadores que constroem Tupanciretã. Durante o show em entrevista Janete Secchi disse que o tempo colaborou com o evento e contou com um grande publico. 

 

 



Voltar

Entrevistas

  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:05:04
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:03:18
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:01:19

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias