Notícias

28/12/2018 16:11:55

Retrospectiva 2018 - Agosto

Retrospectiva 2018 - Agosto

NACIONAL:

O presidente Michel Temer informou na terça-feira (28) ter decretado o uso das Forças Armadas em Roraima para reforçar a segurança no estado.
Temer anunciou a medida em um pronunciamento no Palácio do Planalto. Segundo o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) tem validade de duas semanas (até 12 de setembro) e a prorrogação poderá ser avaliada conforme a necessidade.
"Decretei hoje o emprego das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem no estado de Roraima. Naturalmente, para oferecer segurança aos cidadãos brasileiros e aos imigrantes venezuelanos que fogem de seu país em busca de refúgio no Brasil", anunciou.

INTERNACIONAL:

Os corpos de 11 pessoas enforcadas foram encontradas na sexta-feira dia 3 de agosto, em uma residência em Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, norte do México e fronteira com os Estados Unidos, segundo informações da Promotoria Geral.
As autoridades indicaram que os corpos das vítimas correspondem a oito homens e três mulheres e segundo informação dos legistas, todos foram mortos com "um torniquete no pescoço".
De acordo com as versões apresentadas, o local onde aconteceram os assassinatos tem caraterísticas de uma casa de segurança como aquelas utilizadas por grupos criminosos e aparentemente as vítimas foram reunidas para serem mortas.
Uma das linhas de investigação aponta para uma disputa de grupos criminosos.
Anteriormente, a Promotoria, através de um comunicado, afirmou que "realiza uma investigação ministerial para esclarecer o fato e descobrir o paradeiro dos responsáveis".
Além disso, indicou que "os procedimentos da Agência Estatal de Investigação se concentram neste momento em determinar as causas da agressão, a identidade das vítimas que morreram no local e estabelecer se pertencem a uma célula criminosa".
Na quinta (2), um grupo de detentos da penitenciária estadual de Aquiles Serdán, na capital de Chihuahua, invadiu uma área do presídio para assassinar um homem que atuava como líder de uma gangue ligada aos cartéis de drogas.
Durante o ataque, oito homens ficaram feridos.

LOCAL E REGIONAL:

Uma mãe, 71 anos, dois filhos, de 48 e 40 anos, e um outro homem, 30 anos, foram presos em flagrante na manhã de quinta-feira. 2, durante uma operação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos e Entorpecentes (Defrec) em Cruz Alta. Eles foram investigados por tráfico de drogas. Segundo o delegado Rafael dos Santos, a Operação Esperança tinha como objetivo combater o tráfico de drogas na Vila Esperança, onde foram realizadas as prisões. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram apreendidos crack, cocaína e maconha, além de celulares e dinheiro na residência deles. A operação teve o apoio de 16 policiais da Defrec, Deam e DPR. Os quatro foram encaminhados para o presídio de Cruz Alta.

Em Tupanciretã, no domingo dia 7 de agosto, por volta dás 5h da manhã um motorista perdeu o controle do veículo Fiat Strada e acabou invadindo a Praça Coronel Lima, no centro da cidade. O veículo bateu no palanque oficial, destruiu um banco da praça e o suporte do fogo simbólico. O motorista estava no sentido centro/bairro e não houve feridos. O condutor do veículo de iniciais M.V.L.V teve o veículo apreendido e recolhido por estar com a documentação licenciamento atrasada, vencida. AGOSTO 2018
Na manhã de quarta-feira, 1 de agosto, a vereadora do MDB Carina da Costa Valau falou em entrevista no Variedades sobre a reunião realizada na Advocacia Geral da União, em Brasília, tratando da questão sobre a retirada dos moradores que residem na beira- trilhos. A reunião foi realizada no dia 26 de julho. Nesta segunda reunião convocada pela diretora da Câmara de Conciliação, Dra. Helena Leão Costa Tapety estavam presentes autoridades dos municípios de Cruz Alta que já tem um levantamento mais elaborado sobre o caso, Tupanciretã e Ijui, Denit e a empresa Rumo. Todas as partes interessadas sobre a questão como explicou Carina. Carina disse que o Denit estava estudando as possibilidades de reconciliação. Segundo Carina responsável pelo Denit disse que via apenas três caminhos, mas estava abeto para uma quarta solução. A Novo Rumo disse que quer achar uma solução que fique bom para todos, mas não vão entregar cem por centos dos pontos. Carina disse que Cruz Alta está “anos luz” na frente dos municípios com um estudo completo e organiza. Os outros municípios devem fazer um levantamento mais elaborado. A Novo Rumo decidiu que deve ser mapeado o município de Cruz Alta, as 91 casas notificadas e entregar o mapa para o Denit. Os técnicos da Novo Rumo irão aos municípios de Cruz Alta demarcar as áreas e fazer as imagens aéreas para passar o mapa para o Denit. Para Cruz Alta foi acordado em parar totalmente os processos para moradores antigos, até um acordo no processo de conciliação. Outra solução seria a retirada dos trilhos dentro dos municípios, mas apenas para o ano que vem. Após todos colocarem a sua situação, a diretora acabou definindo que os processos serão separados. A Defensora Pública do Estado doutora Isabel se disponibilizou a montar este mapeamento de Tupanciretã. Tupanciretã fez a recuperação para a AGU e ainda será chamada na primeira mesa de conciliação. Foi decidido que seria realizada uma audiência apenas para os moradores de Tupanciretã. A reunião seria marcada após o estudo do caso do município estivesse pronto.
Na tarde de terça-feira, 7 de agosto, por volta das 17h se estendendo até as 22h os Bombeiros Voluntários mais equipe da SMADRI – Secretaria da Agricultura e SMMA - Secretaria de Meio Ambiente com auxílio de moradores da região participaram do combate ao fogo que consumiu aproximado 130 hectares da vegetação nativa da área do Complexo Tupanciretã (antiga FEPAGRO), a origem do fogo foi próximo a região dos trilho divisa com Bairro Ana Terra.
A ação de combate foi utilizado técnica e estratégia com água, abafador, acero com uso de grade e lamina e também fogo contra fogo com proteção da região dos prédios, da Empresa PLANOVA, escritórios e outras dependência estruturais.
O maior prejuízo foi do ambiental com perdas de insetos, aracnídeos, répteis, pássaros, animais de pequeno porte e uma imensidade de espécies da flora que vão levar um bom tempo de recuperação.
Em contato com Luís Afonso ele informou que este foi o maior incêndio registrado no município. A suspeita é que o incêndio seja criminoso.

No final da tarde de domingo, dia 12, por volta das 17h, um acidente envolvendo dois veículos aconteceu na Rua Antônio Silveira, Bairro Popular. De acordo com pessoas que passavam no local, o condutor do veículo Sendeiro, que seguia direção bairro/centro colidiu com Santana que seguia no sentido contrário. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) compareceu no local para dar os primeiros socorros. Os condutores dos veículos sofreram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital de Caridade Brasilina Terra, além de sofrerem danos materiais em seus veículos. A Brigada Militar de Tupanciretã informou a Rádio Tupã que soube da ocorrência e ao chegar no local, os veículos já não se encontravam mais lá. Já na madrugada de segunda-feira, 13, outro acidente movimentou Tupanciretã. Um veículo, Kadett se chocou contra um poste na Av. Padre Roque Gonsales, próximo ao mercado Paratodos, o poste ficou danificado, completamente inclinado, deixando moradores das proximidades sem energia. Segundo a Brigada Militar, ao chegar ao local, encontraram somente o veículo, sendo que o condutor fugiu do local. O veículo foi recolhido ao depósito de Cruz Alta.
Por volta das 2h da madrugada desta terça-feira, 21, segundo informações de vizinhos, um incêndio consumiu parcialmente uma residência localizada no Bairro Anna Terra em Tupanciretã. Suspeita-se que o sinistro teria sido provocado pelo ex-companheiro de uma das moradoras da residência. Ainda segundo vizinhos, na casa, moram uma mulher que é ex-companheira do suspeito, seus pais, a irmã, e o filho do casal de 2 anos. No momento do ocorrido, eles estavam na casa de familiares, e não se feriram. Os vizinhos relataram também que o incêndio consumiu dois cômodos da casa de alvenaria e se estendeu pelo forro de PVC. Uma cama e um armário foram totalmente destruídos. No quarto mais atingido, além dos pertences da mulher, as roupas, fraldas entre outros objetos do filho foram perdidos. O pai da mulher combateu o fogo com auxílio dos vizinhos. A Rádio Tupã entrou em contato com o Assessor de Imprensa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, Luis Afonso Costa, o mesmo informou que a ABVT não foi chamada para atender este incêndio. Em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Tupanciretã, a mesma informou que as informações somente só poderiam ser repassadas pelo Delegado responsável, o qual não se encontrava no local e não se obteve sucesso ao tentar contato com o mesmo. Em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, a assistente Joanita Machado confirmou o ocorrido e informou que a Secretaria compareceu no local para verificar as perdas causadas pelo incêndio. A família foi assistida pelo Concelho Tutelar e pela Assistência Social de Tupanciretã.
Um acidente de trânsito em Tupanciretã na madrugada deste sábado, 25, causou ferimentos graves em um motociclista menor de idade. A Samu e a brigada Militar de Tupanciretã atenderam a ocorrência. De acordo com a Brigada Militar, o acidente ocorreu por volta da 00h40 na Rua José do Patrocínio, numeral 386, Bairro Gaúcho. O acidente envolveu uma motocicleta CG 125 Fan, cor preta, condutor de iniciais E.A.B, 17 anos e um veículo Vectra GLS, cor cinza, condutora de iniciais G.A.P, 23 anos. O Vectra trafegava sentido bairro-centro e a motocicleta em sentido oposto chocando-se frontalmente contra o veículo. O motociclista sofreu fratura exposta e foi encaminhado de imediato para o Hospital de Caridade Brasilina Terra, e em seguida transferido para o Hospital São Vicente em Cruz Alta. Foi realizada autuação de trânsito para o proprietário da motocicleta, por permitir que pessoa não habilitada conduzisse a mesma. A motocicleta foi entrega a um responsável. A condutora do veículo Vectra sofreu apenas danos materiais.

Personalidades e empresas que contribuíram com suas atividades para o engrandecimento do agronegócio no Rio Grande do Sul neste último ano foram agraciadas no domingo, 26 de agosto, com o Troféu Senar-O SUL. A distinção que chega a sua 16ª edição é uma iniciativa da Rede Pampa e Senar-O Sul, com apoio do Sicredi e Icatu Seguros. A cerimônia ganhou palco nos salões da Associação Leopoldina Juvenil, reunindo autoridades, lideranças setoriais e convidados, integrada ao calendário social da Expointer. Os homenageados receberam o Troféu, uma peça em bronze, criada pela artista plástica Glorinha Corbetta, que retratou na figura de três gaúchos de diferentes alturas e indumentária, a evolução pessoal, profissional e tecnológica do produtor rural brasileiro. Aquele que produz riquezas e desenvolvimento do agronegócio e na nossa terra. Nestes anos de realização, o Troféu Senar – O SUL distinguiu organizações das mais diferentes cadeias alimentares, produtores rurais, lideranças, autoridades, sempre em busca de valorização de suas ações, premiando talentos, conhecimento, tecnologia, maquinário, produção vegetal e animal, insumos e tantas outras vertentes relacionadas ao agronegócio. A produtora rural, gestora ambiental e membro da diretoria Julieta Dal Castel Lopes recebeu na cerimônia o Trofeu “Senar - O Sul” na categoria Produtora Rural 2018. Em entrevista na Rádio Tupã Julieta disse que ficou surpresa com o reconhecimento. (Julieta 1)

Julieta falou que não conseguia entender o grande reconhecimento e após conversa com amigos conseguiu perceber que vinha da forma de seu trabalho, levando não apenas a questão técnica mas também suas vivencias e experiências, sentindo junto com o produtor mesma dor de alguma perda. (Julieta 2)

Julieta contou que recebeu um oficio da comissão dizendo que tinha sido selecionada. Dos 26 agraciados só haviam três mulheres. (Julieta 3)

Na tarde de sábado, 25 de agosto, a Delegacia de Polícia de Tupanciretã, desencadeou a Operação FBG Bar. Foram presas quatro pessoas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Na ação, foram apreendidos R$ 1.356,00, 16 buchas de cocaína, 89 buchas de crack, duas pedras médias de crack, um tijolo de maconha, pesando 230g, duas buchas de maconha, duas balanças, uma espingarda de pressão adulterada, munições de calibre 22, além de uma máquina caça níquel. Em entrevista a Rádio Tupã o Delegado de Tupanciretã Adriano de Rossi explicou o nome da operação “FGB Bar”. O delegado explicou que o objetivo da operação era fechar o bar, no bairro Ana Terra, mais conhecido como Cohab. (Delegado 1)

2016 já havia um ponto de venda de drogas no mesmo local como explicou Adriano (Delegado 2)

Logo após a mulher foi solta e continuou com o trafico.
Adriano ressaltou que o ponto onde foi realizada a operação é um dos maiores pontos de tráficos no município.
Dois dos presos não tinham antecedente policiais, a mulher tinha antecedentes por trafico de drogas e receptação, outro elemento tem antecedentes por furto qualificado.
A operação teve apoio da Delegacia de Homicídios, ADP de Júlio de Castilhos e Ivorá, também a 2ª, 3ª ADP e 4ª ADP de Santa Maria.

Foram entrevistados na manhã desta quarta-feira, 29, no programa Variedades, o Prefeito Municipal de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial Marcelo Malheiros. Eles falaram sobre a implantação em Tupanciretã do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF junto ao Governo do Estado. Através do SUSAF todas as agroindústrias de Tupanciretã poderão comercializar seus produtos em todo o Estado com certificação SUSAF. Carlos falou que a primeira conversação deste trabalho para a implantação do Susaf iniciou em 2013. Em 2016 foi realizada a vistoria a qual analisa se o município tem a possibilidade receber o Susaf como explicou o prefeito. Após este longo período de intensas tratativas e adequações, dois Fiscais Agropecuários do Estado, Héber Eduardo Hein e Maria Luiza Machado Pinto estiveram em Tupanciretã entre os dias 21 e 23 de agosto realizando auditoria para a elaboração do relatório de conclusão de adesão ao SUSAF. Finalizada a auditoria, os Fiscais do SUSAF se reuniram com o Prefeito Municipal, Carlos Augusto Brum de Souza que, acompanhado do Secretário, Marcelo Malheiros, da médica veterinária do SIM, Rosaine de Moraes e do Técnico em Agropecuária e auxiliar de inspeção, Antônio Minuzzi e na tarde do dia 23 de agosto o município recebeu a autorização para a implantação do Susaf com o parecer favorável confirmando que o Município de Tupanciretã atende aos requisitos previstos na Instrução Normativa nº 02/2013 – SEAPA como explicou Marcelo. A partir de agora é aguardar a publicação da Portaria no Diário Oficial do Estado para conclusão do processo. Duas agroindústrias foram aprovados no município, a Fiorersi de embutidos e Abatedouro de Aves da granja São Lucas. Outras agroindústrias poderão solicitar que o SUSAF de Tupanciretã faça a fiscalização a autorize a venda fora do município. Para quem tem interesse em conseguir o selo do SUSAF Marcelo falou que devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, e a fiscalização para se adequar ao programa também está a cargo da secretaria.
Marcelo explicou que há uma série de exigências para que o município tenha e mantenha o SUSAF.
Dos 497 município do Rio Grande do Sul, apenas 28 municípios aderiram ao SUSAF.

Operação da Polícia Federal cumpriu mandados de busca, apreensão e mandado de prisão temporária em Blumenau, Santa Catarina, na quinta-feira, 30, pela manhã, envolvendo também Tupanciretã e Cruz Alta. A "Operação Sangrando", coordenada pela delegacia da PF em Itajaí mira um grupo que estaria fraudando a concessão de benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. Um médico de Blumenau já foi preso como explicou o delegado da PF de Itajaí Alex Biegas.
O médico perito previdenciário da unidade do INSS de Blumenau fazia atendimentos fora da agenda oficial em uma ação combinada com pessoas específicas para conceder os benefícios com dados falsos no sistema da Previdência.
A operação envolveu 44 policiais federais e dois servidores da Inteligência Previdenciária. A equipe da rádio Tupã em contato com o delegado de Itajaí, responsável pela operação, Alex Biegas, informou que na cidade de Blumenau foram 6 mandados de busca e um de prisão temporária. Já no Rio Grande do Sul, em Tupanciretã e Cruz Alta são 2 mandados de busca.
Em Tupanciretã foi apreendido um material o qual ainda não foi informado pela PF.
Os moradores do Rio Grande do Sul vinham até Blumenau fazer perícia com o médico acusado. Segundo o delegado a acusação criminosa é de inserção de dados falsos no Sistema da Previdência e estelionato. O médico preso em Blumenau foi detido em casa no início da manhã e foi levado para prestar depoimento na delegacia da PF em Itajaí.

Na manhã de quinta-feira, 30, foi entrevistado o Engenheiro Civil Municipal Paulo Roberto Rad, a Diretora de Trânsito do Município Ana Luiza Ribas e o Engenheiro Civil Rui Pires. Eles falaram sobre o trânsito e melhorias das vias no município. Paulo explicou o que levou a municipalidade contatar com um especialista em engenharia de tráfego. Segundo Paulo está acontecendo muitas colisões e foi realizado um estudos dos pontos críticos de cada esquina do município. Ana informou que serão fechados vários cruzamentos na Avenida Vaz Ferreira. Par iniciar os cruzamentos serão fechados de uma forma experimental, e se der certo será definitivo. Ana citou os pontos que seriam fechados. Após o fechamento dos cruzamentos será estudado as faixas de segurança. Várias ruas estarão sendo colocadas como mão única pelo aumento no número de veículos no município. Todas as ruas paralelas serão colocadas como mão única, como explicou Ana. O Engenheiro Civil Rui Pires disse que os municípios não tem uma infraestrutura de um engenheiro de tráfego. Ele falou que além da fluidez do tráfego deve se pensar na segurança dos pedestres. Rui disse que será feita uma análise de cada ponto que terá modificações no município para avaliar seus efeitos no trânsito. Ana falou que foi definido pelo conselho que as placas de 15 minutos serão retiradas e permanecerão apenas as que estão localizadas em frente de farmácias e órgãos ligados a saúde. Sobre as lombadas ou quebra-molas serão adquiridas cerca de 50 placas para sinalizar os mesmos. Carca e descarga são outros problemas no município, pois é ilegal ficar um meio turno inteiro demarcando algum ponto. Serão colocados espaços dentro da Av. Vaz Ferreira para todos os estabelecimentos utilizarem apenas para a carga e descarga. Outra questão são as rótulas, principalmente a rótula localizada na esquina da Praça Cel. Lima. Segundo Ana a sinalização da rotula está errada, pois tem uma placa de pare nos quatro sentidos.

  • (Julieta 3)
  • (Julieta 2)
  • (Julieta 1)
  • (Delegado 2)
  • (Delegado 1)


Voltar

Entrevistas

  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:05:04
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:03:18
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:01:19

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias