Notícias

31/12/2018 12:05:07

Retrospectiva 2018 - Dezembro

Retrospectiva 2018 - Dezembro

INTERNACIONAL:

Gabriel Medina sagrou-se bicampeão mundial de surfe dia 17. O brasileiro de 24 anos superou a disputa tripla com o australiano Julian Wilson e o compatriota Filipe Toledo no Billabong Pipeline Masters, no Havaí.
Líder do ranking da WSL, Gabriel Medina não enfrentou muitos problemas na última etapa do campeonato. Para ser o campeão ele dependia apenas de si mesmo e não decepcionou. Chegando apenas na final, Medina já conquistou o título - e, no final das contas, ele também venceu a etapa ao superar Wilson na decisão.
O brasileiro venceu a primeira bateria da competição com a nota 13.16 contra 9.97 de Benji Brand e 9.67 de Connor O’Leary. Com alguns dias sem boas ondas, a terceira bateria foi disputada no domingo e Medina avançou com 14.30 contra 11.83 de Seth Moniz.
Nesta segunda-feira, em sua primeira apresentação do dia no mundial da WSL , Medina tirou 16.90 e superou Michel Bourez com 11.93 e Sebastian Zietz com a nota 3.33, avançando para as quartas de final. Na etapa seguinte, enfrentando o americano Coffin, Gabriel deu um show.
Chegando na semifinal, Medina só precisava de mais uma bateria para conquistar o título mundial. Contra o sul-africano Jordy Smith a bateria foi difícil, mas o brasileiro levou a melhor com nota 16.27.

LOCAL/REGIONAL:

Em entrevista na manhã de terça-feira, 4, o Pároco Cristiano Quatrin falou sobre a Trezena da Padroeira Mãe de Deus. A Trezena e Festa da Padroeira Mãe de Deus teve como tema: “Maria ensina-nos a ser Sal da terra e Luz do mundo”. A Trezena teve inicio no dia 25 de novembro e segue até dia 07 de dezembro, às 19h30min, no Tonicão, com celebrações e um pregador para cada noite.
A trezena acontece no Tonicão e neste ano tem uma experiência diferente o qual está sendo bem acolhida pela comunidade, disse o Pároco Cristiano.
Nesta terça-feira, dia 4, as 19h30min, é com o Padre Alexandro Miola de Santa Maria.
No dia 06 de dezembro, 12ª noite da Trezena, terá a presença do cantor Antônio Cardoso, do grupo do Padre Zezinho.
No Dia 07 de dezembro, última noite da Trezena, às 19h30min, Missa pela Saúde, no Tonicão.
No sábado, 8, acontece a missa com as crianças as 16h.
Dia 9 aconteceu grande Festa, com Missa Festiva em ação de graças às 10 horas na Igreja Matriz e ao meio-dia almoço com churrasco, risoto, saladas, cucas, bebidas, doces e música ao vivo com grupo Estampa Campeira, além do sorteio da Ação Entre Amigos às 18h.

A partir do dia 4, três cargos da diretoria do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos estão licenciados. São eles: o Presidente Fernando Hernandez Cunha, o primeiro vice-presidente Gervázio da Silva Alberto e a segunda vice-presidente, Mirian Bernandi Fernandes Pinto. Sendo assim até a posse da nova diretoria quem assume a presidência interinamente é Augustinho Terra, primeiro suplente da atual diretoria. A Rádio Tupã recebeu a confirmação da informação na manhã desta terça, 04, através do presidente licenciado Fernando Cunha e do candidato a Presidente Gustavo Herter Terra. Segundo ambos esta foi uma decisão tomada em comum acordo entre a atual diretoria e a futura diretoria que traz como indicativo o nome de Gustavo Herter Terra a Presidência. Tal deliberação foi motivada pelo processo de organização da próxima Expotupã. Como a posse da nova diretoria se dará em março e a Feira é em maio, o candidato Gustavo Herter Terra declarou que não há tempo efetivo para o presidente empossado realizá-la
Por volta das 17h20min a maquina Maria Fumaça chegou na antiga Estação Férrea de Tupanciretã.
Grande publico estava presente aguardando a tão esperada Maria Fumaça.
A maquina estava com algumas composições de passageiros e enfeites natalinos.
O Vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos foi quem solicitou a passagem da maquina Maria Fumaça no município.
Em contato com a gerência Rumo Logística foi agendado para este dia 7 de dezembro, sexta-feira.
Funcionários, chefes de setores da região do município certamente tiveram participação orientando para que a maquina passasse no município.
A maquina precisou de cerca de 4 mil litros de água e este trabalho foi realizado pela Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã.
De Tupanciretã a Maria Fumaça foi para a cidade de Júlio de Castilhos seguindo seu roteiro de visita nas cidades da região.

A Brigada Militar de Tupanciretã informou sobre uma ocorrência de embriagues no volante, segundo o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atendida por ela na madrugada deste sábado, por volta das 3h. A Brigada Militar foi acionada através do telefone 190 porque um veículo Focus, de cor preta, estaria subindo nas calçadas próximo ao Edifício Soldera. A Guarnição se deslocou até o local e encontrou o referido veículo com uma das rodas quebradas estacionado nas proximidades. Ao abordar o veículo, foi constatado que a condutora, de iniciais V.L.H.P., apresentava visíveis sinais de embriagues, pois ao descer do carro, a mesma chegou a cair e tinha dificuldade de equilibrar-se, com fala totalmente desconexa, enrolada e com hálito alcoólico. A condutora foi conduzida ao Hospital de Caridade Brazilina Terra para procedimento de praxe. Foi lavrada pela Brigada Militar a Autuação de Trânsito no art. 165 do CTB e apresentada junto a Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o Registro no art. 306 do CTB. Logo após, a condutora foi liberada.

Na manhã de segunda-feira, 10 de dezembro, a equipe de limpeza da Prefeitura Municipal de Tupanciretã , assustada, se deparou com uma grande quantia de garrafas de bebidas espalhadas pelo chão na Av. Vaz Ferreira.
Segundo informações do Coordenador da Limpeza do município Daison Brum entre o Roya Dog, mais conhecido como Cachorrão do Alemão, e a Loja Grazziotin havia uma camada de vidro de garrafas quebradas.
A equipe de limpeza ficou assustada com a quantidade de garrafas.
A Rádio Tupã entrou em contato com Daison Brum. Ele explicou que é comum ter garrafas espalhadas pela avenida após o fim de semana, mas desta vez a situação foi triste de ser vista. Daison pediu a colaboração de todos para não sujarem as ruas do município e utilizem as lixeiras. (Daison1)
Uma moradora da Av. Vaz Ferreira que preferiu não ser identificada entrou em contato com a Rádio Tupã relatando o caso.
Segundo a moradora por volta das 3h da manhã desta segunda-feira, 10, dois indivíduos estavam quebrando garrafas no local. Ela conta que para estas duas pessoas era uma diversão.
“Eu espero que não aconteça novamente, porque a nossa cidade precisa de pessoas que se conscientizem”, disse a moradora.
A Brigada foi acionada pela moradora e seu marido.
Em contato com a Brigada Militar a informação é que dois menores de idade estavam pegando garrafas do lixo e quebrando no asfalto.
Os dois jovens foram encaminhados para a Brigada Militar e seus responsáveis foram chamados. A ocorrência foi registrada e os jovens foram liberados.

Na madrugada de terça-feira, 11, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Tupanciretã sofreu tentativa de arrombamento. Em contato com o Diretor da escola, Rogério Carnelosso, o mesmo informou que o arrombamento não foi concluído. O indivíduo ou os indivíduos tentaram entrar na escola retirando uma telha, mas no momento da retirada o alarme disparou, o que deve ter afugentado os meliantes impedindo a entrada na escola. Desta forma, nada foi levado. Neste ano de 2018, a escola já passou por 2 arrombamentos, ocasionando danos materiais e havendo furto de bens. O diretor informou ainda que a ocorrência será registrada junto a Polícia Civil. Foram quebrados vidros, e foi esquecido uma barra de ferro para quebrar os mesmos e 2 sacos, os quais supostamente seria usados para carregar os objetos roubados.

Em entrevista na manhã de quarta-feira, 12, no programa Variedades o Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari Eloadir Reis falou sobre a crise do leite, alto custo de produção e valor baixo pago pelo produto.
A crise econômica do país diminuiu a produção de leite no Rio Grande do Sul em consequência da produção importada para o país.
Segundo Eloadir a cadeia produtiva do leite passa por uma serie crise novamente.
Ele disse que se tem em torno de 33% de baixa do preço pago do leite em questão de quatro meses.
Eloadir falou que foi realizada reunião em Santa Maria na terça-feira, 11, através de vídeo conferência com a FETAG e outros produtores montando uma estratégia para solucionar a situação.
A FETAG apresentou dados da produção de leite de outros países. A importação de leite para o país é um dos fatores que prejudicam a produção do leite no Rio Grande do Sul.
Eloadir disse que conversou com o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã Benezer Cancian, o Chico Câncian. Os dois trataram de realizar uma moção publica levando os problemas para uma autarquia maior para procurar novas formas de tratar a crise do leite. Eloadir disse que deveria ter um preço mínimo para o produtor trabalhar mais tranquilo. Hoje se o leite variasse o ano inteiro numa média entre R$ 1,09 a 1,20 pelo custo da produção seria uma boa média, explicou o secretário.
A FETAG montou documento que foi levado para varias entidades, alguns secretários, ministros e deputados pedindo a aquisição pelo governo de em torno de 30 toneladas de leite em pó o que traria um alento dando alivio as empresas para as mesmas produzir mais e manter o preço.
Na reunião de vídeo conferência realizada na terça-feira, 11, foram tratadas varias possibilidade. Uma delas seria uma rápida mobilização nas fronteiras.
Nesta sexta-feira, 14, serão chamadas pela FETAG em Porto Alegre para reunião, no auditório da FETAG varias entidades e produtores do seguimento que possam dar um apoio para conseguir fazer com que o leite se mantenha em um preço.

Na sexta-feira, 14, a BRIPAV Serviços de Pavimentação iniciou a marcação das obras de pavimentação na Rua Salim Chamun, bairro Moraes.
O Secretário de Administração Giovani Dalmás juntamente com o Engenheiro Paulo Rad estiveram analisando as marcações e observaram também a largura da rua.
O dinheiro é oriundo de emenda parlamentar através do Ministério do Turismo do Deputado José Otavio Germano no valor de R$ 250.000.00, através do vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos, e uma contra partida de R$ 98.000.00 por parte do Município.

Na manhã de domingo, 16 de dezembro, preso do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos fugiu durante o horário de pátio de sol que acontece entre 9h e 11h.
A Rádio Tupã em contato com a Direção do Presídio de Júlio de Castilhos teve informação que o homem se trada de Airton Quevedo da Silva de Tupanciretã.
Airton Quevedo, de 48 anos, estava preso preventivamente por trafico e porte ilegal de armas.
Segundo a direção do presidio Airton fugiu passando por cima do telhado do prédio do presidio.
Autoridades policiais da região foram contatadas e realizavam buscas pelos municípios da região.

Neste ano, 2018, as Rádios Tupã, Clube Um e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Tupanciretã estão realizando a 2ª edição da Campanha Natal sem fome, em Tupanciretã. A campanha tem a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis para o Natal Sem Fome. Existe arrecadação na Rádio Tupã, Prefeitura Municipal, Banrisul, Mercado Dinnos, Bolichão, Almeida, Paratodos e Mercado Natal. A reportagem da Rádio Tupã, nesta terça-feira, 18, direto do mercado Almeida, a Assistente Social Joanita Martins Machado agradeceu a todos que já doaram e disse que é uma imensa satisfação estar realizando ente trabalho. O proprietário do mercado Almeida Ronei Almeida comentou que no ano passado superaram a quantidade de alimentos e neste ano esperam muito mais para o bem de Tupanciretã.
A reportagem também esteve no mercado Bolichão, a coordenadora em exercício da Assistência Social Daniela Silveira falou sobre este segundo dia de Blitz. Daniela disse que estar com a comunidade participando é gratificante. O colaborador do mercado Bolichão Felipe Appel do Nascimento disse que os clientes tem colabora e reforçou o pedido para ajudar pessoas necessitadas. A Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Cleuci Braz em entrevista via telefone destacou que dentro da secretaria social existe a politica de assistência social que se desenvolve em programas, serviços e benefícios. Dentro dos benefícios existe atendimento a famílias com vulnerabilidade e risco o qual é atendido o ano todo. No final do ano aproveitando o espirito de solidariedade é realizado este empenho de intensificar este trabalho nos grupos familiares. Ela disse que espera a participação maciça da comunidade como já é de costume.
A distribuição desta manhã do dia 19, aconteceu para algumas famílias dos bairros Pedreira 1, Pedreira 2 e Ana Terra. Momentos antes da entrega dos alimentos a Secretária Cleuci, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos e desejou feliz natal e ano novo.

Em entrevista no Variedades de quinta-feira, 20, o Vice-presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos e Coordenador da Expotupã Gustavo Terra falou sobre a nova diretoria, transição de presidentes do Sindicato e Expotupã.
Normalmente o presidente em exercício mantinha a presidência até o final de Expotupã e o novo presidente assumia depois, mas desta vez em acordo com a atual e futura diretoria foi decidido que haveria uma diferente transição de presidentes.
Como de costume o novo presidente assumiria em março, mas foi decidido que o Suplente da diretoria Augustinho Terra assumisse antes. Sendo assim Augustinho é o novo presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos.
Gustavo explicou que o presidente e vice foram licenciados para passar de imediato o mando e organização e Expotupã ao novo presidente para a mesma ser realizada com antecedência. (Gustavo 1)
Gustavo como coordenador da Exotupã explicou que haverá varias novidades no evento.
A comercialização dos espaços internos já iniciaram na semana passada. Em dois dias já foram vendidos 54 dos 58 espaços disponíveis. Atualmente já são 56 espaços vendidos. (Gustavo 2)
Os Espaços externos estarão sendo comercializados nos próximos dias.
Sobre os show está sendo realizado uma consulta com a população para decidir quais os show locais e regionais que estarão se apresentando no evento. Shows nacionais, em virtude dos altos custos, estão descartados.
Sobre os valores dos ingressos para a entrada no parque Gustavo informou que serão em torno de R$10 reais, já os ingressos noturnos deverão ser superior ao valor de R$ 10 reais.

Na manhã de quinta-feira, 20, em entrevista no programa Variedades o Deputado Estadual Pedro Westphalen, eleito com Deputado Federal para 2019, falou sobre verba para saúde de Tupanciretã.
Foi confirmada a liberação de R$ 500.000 para Tupanciretã, explicou o Deputado Pedro. A verba foi solicitada pelo Prefeito Carlos Augusto Brum, Secretário da Administração Giovani Dalmás, Verador Carlos Augusto Oliveira e Benezer Cancian. Pedro explicou que este dinheiro foi conseguido através do líder do PP Arthur Lira fazendo partilha desta verba com outras cidades que enfrentam problemas nos hospitais. (Pedro 1)
Esta verba de R$ 500.000 já foi empenhado nesta quinta-feira, 20. Pedro pediu para que o Prefeito Carlos direcione principalmente para o hospital. (Pedro 2)
As cidades de Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Ibirubá, Panambi, São Borja e dentre outras cidades também serão atendidas.

Foi realizada no dia 21 de dezembro Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Tupanciretã. A sessão foi realizada em comemoração aos 90 anos de Tupanciretã, comemorado neste dia 21. Os vereadores fizeram homenagens para alguns munícipes.
O vereador Almir Rebelo de Oliveira homenageou o Padre Cristiano Quatrin. Almir disse que vem acompanhando o trabalho iluminado que o padre realiza em Tupanciretã e que Cristiano é merecedor desta homenagem.
O vereador Benezer José Cancian, o Chico Cancian, homenageou Giovani Fagundes Patias. Benezer disse que Giovani é um jovem atuante na comunidade sempre buscando novos projetos, atuando com maestria na profissão que exerce como advogado e honrando o tradição como instrutor de danças tradicionais.
O vereadora Carina Santos da Costa Valau homenageou Alexandre Costa dos Santos. Alexandre é motorista de ambulância. Carina comentou sobre a importância deste trabalho e falou que um motorista de ambulância é um super-herói anônimo.
O vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos homenageou Ivaldir Vendrusculo. Ivandir é proprietário do Mercado Dinnos. Carlos parabenizou Ivaldir e sua família pela grande empresa que administram no município e disse que apesar das dificuldades Ivaldir evoluiu.
O vereador Claudiomiro Cordeiro dos Santos, o Nenê, homenageou Zaida da Silva Ferreira. Claudiomiro disse que Zaida após se aposentar como professora, estudou e iniciou trabalha na área da saúde preventiva, remédios naturais. O trabalho de Zaida tem demostrado muito crescimento nesta área, disse Nenê.
O vereador José Leonor Machado da Silva, o Zé do Povo, homenageou Justino Roberto da Silva. José Leonor disse que desde 1988 já havia começado a admitir as campanhas politicas de Justino. Zé disse que Justino é um exemplo de caráter e honestidade com o dinheiro publico.
O Vereador Luís Valmor da Silva França, o Catite, homenageou Antônio Carlos Bilo Portela. Catite falou que acompanha o trabalho, humildade e comprometimento de Antônio com sua família. Catite disse que Antonio é merecedor da homenagem....
O vereador Milvo José Vendrusculo, o Didi, homenageou Miguel Chiapetta Cardoso. Didi agradeceu a Miguel Chiapetta pelo ótimo servoço prestado em favor do município. Didi disse que aprendeu muito com Miguel, ouvindo seus conselhos e analisando seus exemplos.
O Pároco Cristiano Quatrin fez o uso da palavra. Ele abençoou a todos e disse que tudo aquilo que fazemos, nada fazemos sozinhos.
Representando o Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, que não pode se fazer presente, o João Cézar Flores fez o uso da palavra.
Ele parabenizou todos os homenageados e agradeceu pelos projetos aprovados neste ano de 2018. (João Cézar 1)
O Presidente da casa e vereador Benezer Cancian, o Chico Cancian, fez o encerramento do evento e agradeceu a todos pela realização. Ele comentou sobre a emoção presenciada durante a sessão. (Benezer 2)

  • (João 1)
  • (Benezer 2)
  • (Pedro 2)
  • (Pedro 1)
  • (Gustavo 2)
  • (Gustavo 1)
  • (Daison 1)


Voltar

Entrevistas

  • Rede Gaúcha Sat - Obras inacabadas da Copa de 2014 estão R$ 43,8 milhões mais caras em Porto Alegre
    • Rede Gaúcha Sat - Obras inacabadas da Copa de 2014 estão R$ 43,8 milhões mais caras em Porto Alegre

    • 20/03/2019 14:25:46
  • REFORMA - Militares: mudança na previdência pode gerar economia de R$ 92 bi
    • REFORMA - Militares: mudança na previdência pode gerar economia de R$ 92 bi

    • 20/03/2019 14:24:23
  • Rede Gaúcha Sat - Bolsonaro faz reunião nesta quarta-feira para analisar proposta de reforma dos militares
    • Rede Gaúcha Sat - Bolsonaro faz reunião nesta quarta-feira para analisar proposta de reforma dos militares

    • 20/03/2019 14:18:46

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias