Notícias

25/12/2018 18:28:10

Retrospectiva 2018 - Fevereiro e Março

Retrospectiva 2018 - Fevereiro e Março

FEVEREIRO

INTERNACIONAL:
Nove pessoas morreram envenenadas por causa de um vazamento de gás em uma fábrica siderúrgica na província de Guizhou, na China. O fato ocorreu às 19h30 (hora local) de quarta, 31, quando vários trabalhadores faziam uma revisão do gerador da caldeira, em um andar da empresa Shougang. Mais duas pessoas ficaram feridas, mas não correram risco de morte. Os acidentes industriais são frequentes na China, às vezes por causa da fraca aplicação dos regulamentos de segurança do trabalho.

NACIONAL:
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para afastar o juiz federal Sérgio Moro da condução do processo do sítio em Atibaia, no qual Lula é réu juntamente com outras 12 pessoas. O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (31) na sede da corte, em Porto Alegre. A defesa havia ingressado com um pedido de exceção de suspeição, recurso pelo qual a defesa pede que o juiz natural seja afastado do caso. Com a negativa, Moro segue à frente do processo. A decisão foi unânime – os magistrados Antônio César Bochenek e Victor Luiz dos Santos Laus acompanharam o relator, desembargador João Gebran Neto. De acordo com Gebran Neto, as questões apresentadas pela defesa de Lula já foram analisadas pela 8ª Turma em outras ações semelhantes.

LOCAL E REGIONAL:

Em entrevista ao Programa Variedades, na manhã de quarta, 1, o Secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Rio Grande do Sul, Fabiano Pereira falou sobre a liberação de R$80 mil para obra emergencial de concerto do telhado do Instituto de Educação Mãe de Deus que foi atingido pelo temporal em 2017 causando diversos danos. (Fabiano 1) O Secretário também comentou sobre a demora de quase 5 meses para sair esta liberação para obra emergencial e sobre a solução para este problema. (Fabiano 2) Ao final da entrevista falou sobre a omissão do parlamento gaúcho em aprovar o projeto de lei complementar que permite a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.

Na manhã de quarta-feira, 1, em entrevista ao Programa Variedades a Presidente do PDT de Tupanciretã, Lenir Mazoni convidou a comunidade para receber nesta sexta-feira, às 9h, em frente à Câmara de Vereadores, o Pré Candidato do PDT a Governador do Estado, Jairo Jorge da Silva e comitiva de deputados. Iracema Pirotti, que faz parte do Diretório do PDT municipal, comentou sobre a árvore que será plantada nas proximidades da Carta Testamento de Getúlio Vargas na praça Cel. Lima após a reunião com a comitiva e com o Candidato a Governador do Estado.

Por volta das 21h,desta quarta-feira, 31, o tupanciretanense Isair Missau, 53 anos, tomava chimarrão e conversava com outras duas pessoas em frente ao mercado do qual era proprietário, na Rua São Francisco em Novo Hamburgo, quando dois encapuzados em uma moto atiraram contra ele. Missau foi baleado no tórax e na cabeça. As outras pessoas correram para o mercado e não ficaram feridas. O delegado Rogério Berbicz, titular da delegacia de homicídios de Novo Hamburgo, descarta a hipótese de latrocínio. Conforme informações apuradas pela investigação, os criminosos não teriam anunciado nem tentado assaltar a vítima ou as pessoas que lhe acompanhavam.
Na madrugada de quarta-feira, 07 de fevereiro, na comunidade Centro Baixo de Júlio de Castilhos, uma a residência foi invadida. Segundo a Policia Civil, após a invasão, três homens foram até o quarto onde estava o homem de iniciais L. R. B. F. , 44 anos, e realizaram em torno de 10 disparos de armas de fogo contra o mesmo. A Brigada Militar foi chamada para atender a ocorrência. O SAMU foi acionado, porém a vitima já estava em óbito no local. Ainda segundo a Policia Civil o corpo esta em Santa Maria para fazer necropsia.
Por volta das 10h da manhã desta sexta-feira, 9, em uma obra onde estava sendo construído um silo, na propriedade do Sr. Leomar Henrique Rupthental próximo ao Olho da Cobra, houve um desmoronamento de terra durante a escavação para a construção. Operários terceirizados estavam trabalhando na obra. A suspeita era de que três pessoas haviam sido soterradas. Segundo informações o proprietário contratou a empresa Cometa de Ibirubá que teria terceirizado o serviço de terraplanagem para a empresa MP Khun e Cia Ltda. e o serviço de contrução do dreno para a empreiteira Construrora Alvez de Não Me Toque. Os operarios sobterrados trabalhavam na construção do dreno. Equipes trabalharam para encontrar as vitimas e no inicio da tarde de sexta-feira foi localizado o primeiro corpo de uma das vítimas. Quando o corpo foi visulizado, o máquinario parou o trabalho e as buscas seguiram manualmente por parte dos bombeiros de Cruz Alta, Bombeiros Voluntários de Tupã, Brigada Militar e Polícia Cívil. Também estava no local acompanhando as buscas um representante da empresa Cometa. A primeira vitima foi identificada por seus familiares que estavam acompanhando as buscas. Luiz Fernando Barden Silva, 27 anos., natural de Carazinho, residente em Nâo Me Toque. A segunda vitima identificada por um documento de identidade encontrado junto aos pertences dos trabalhadores é Anderson Ricardo leite, 23 anos, natural de Caxias do Sul e residente em Carazinho. A última vítima foi encontrada por volta das 17h30min da tarde desta sexta-feira. Trata-se de Ronaldo de Morais Esterys, de 29 anos, natural e residente em Carazinho. A identificação foi confirmada pelo seu pai que compareceu a Policia Civil de Tupanciretã. Os corpos foram encaminhados ao IML de Ijuí. Com a localização dos três corpos a Policia Civil deu por encerrada a busca de vitimas deste desmoronamento.

Na noite de sábado, 10, a partir das 21h, aconteceu o desfile de carnaval 2018, na Avenida Vaz Ferreira, centro de Tupanciretã. O evento que reuniu grande público aconteceu durante uma trégua da chuva. Em meio a tantas participações, momentos antes do inicio do desfile a Secretária de Esporte, Cultura e Lazer de Tupanciretã, Janete Secchi comentou sobre o clima favorável para o desfile e sobre a participação da charanga de Cruz Alta em dois blocos. O Prefeito Municipal de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza também falou sobre o tempo em relação ao desfile, e aproveitou para reforçar o convite do público para prestigiar o desfile de carnaval. Luis Afonso Costa, Secretário do Meio Ambiente de Tupanciretã desejou que as festas deste período carnavalesco transcorram com tranquilidade, e disse que este período é de integração, descontração e alegria e que todos devemos aproveitar. O Rei Momo Neneco convidou a comunidade para participar dos festejos de carnaval. A movimentação momentos antes do desfile era intensa, a Rainha Municipal da corte, Ingrid Fernandes da Silva comentou sobre a ansiedade e o nervosismo relacionando a chuva com o desfile e sobre a sensação maravilhosa de visitar o blocos com a corte.  Minutos antes do inicio do desfile, Danuse Scapin que faz parte da equipe que coordenou o desfile comentou sobre a mudança da concentração da corte para uma quadra a menos. O presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã, Chico Cancian também estava presente no desfile de carnaval de Tupanciretã e comentou sobre a programação das pessoas para este momento especial. A Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Cleuci Braz de Souza falou sobre a característica peculiar do carnaval em Tupanciretã que são os blocos em família e desejou um carnaval de muita paz com responsabilidade e consciência. No inicio do desfile, a Secretária de Esporte, Cultura e Lazer do município, Janete Secchi fez um pronunciamento ao público. O Prefeito do município, Carlos Augusto Brum de Souza também se pronunciou aos presentes no inicio do desfile. Lenir Mazone que faz parte da diretoria do Salgueiro falou sobre a preparação eufórica dos blocos Vira Copos e Bandeira Branca para o desfile e desejou um feliz carnaval a todos . O vice-presidente da Sociedade Salgueiro, Iraçu Rodrigues da Silveira comentou sobre a expectativa para o desfile dos blocos Bandeira Branca e Vira Copos. O Presidente do Salgueiro Lúcio Lima comentou sobre a novidade que o Salgueiro trouxe para a avenida, que foi o grupo Gaviões da Ferro de Cruz Alta. No encerramento do desfile o Prefeito Guga disse que transcorreu tudo bem como se esperava. O presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã, Chico Cancian comentou da grande alegria em prestigiar o desfile. A secretária Janete Secchi disse que aconteceu tudo dentro da expectativa e que o desfile foi um sucesso.
Três indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Tupanciretã após efetuarem disparos na rua Presidente Vargas. Em patrulhamento da Brigada Militar de Tupanciretã na Avenida Rio Branco, a guarnição ouviu disparos de arma de fogo. Foram três disparos efetuados. Um veículo saiu da região de onde vinham os barulhos e logo após a BM abordou os individuos. No veículo tinha uma arma calibre 12. Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Tupanciretã e após o registro da ocorrência foram liberados e a arma foi apreendida.

O Tupanciretanense Diego Dias, um dos membros da banda Vera Loca, recentemente recebeu um dos convites mais gratificantes da sua carreira. À frente do projeto Beatles no Acordeon, o músico reinterpreta sucessos da banda britânica no instrumento tipicamente gaúcho. Devido ao grande sucesso, Diego foi convidado a se apresentar na Internacional Beatles Week, festa que acontece anualmente em Liverpool, onde é celebrada a carreira dos fab four. O convite veio depois da apresentação de Diego Dias na São Chico Beatle Week, evento com a mesma temática que aconteceu no final de 2017 em São Francisco de Paula, interior gaúcho. Em 19 de janeiro, Diego Dias recebeu uma carta assinada por Clark Gilmour, um dos organizadores da Internacional Beatles Week , elogiando seu “talento único”. De acordo com Gilmour, os donos da Cavern Club, casa noturna em que os Beatles fizeram história e a irmã de John Lennon adoraram a performance e resolveram chamá-lo para o evento que ocorreu entre os dias 22 e 28 de agosto de 2018. O músico já se apresentou em Tupanciretã, na Expocultura em 2015.

Por volta das 4h da madrugada deste sábado, 17, a guarnição da Brigada Militar foi acionada para verificar um indivíduo que estava em atitudes suspeitas em frente ao CTG Tapera velha, onde estavam reunidos o bloco carnavalesco Os Sentenciados. O homem forçava a entrada no local, mas foi impedido pelos seguranças do bloco. De acordo com a Brigada Militar, o individuo fugiu correndo ao avistar a viatura, sendo perseguido por aproximadamente três quadras até a abordagem do mesmo. O homem de iniciais R.D.S. portava um revolver calibre 32 e durante a fuga arremessou o objeto em um terreno baldio. O homem já possui passagens pela policia por porte ilegal de arma de fogo, roubo a pedestre entre outras. Foi efetuado registro na Policia Civil por porte ilegal e logo após liberado. A arma de fogo foi apreendida.
Foi realizado no dia 18 de janeiro o Concurso Público de Tupanciretã. O concurso possuía 4148 inscritos que disputaram a 67 vagas distribuídas em 25 cargo. As provas foram realizadas em três turnos.

MARÇO

NACIONAL:

Uma criança de 1 ano e 8 meses morreu após ser levada por uma enxurrada na tarde de terça-feira (20) durante o temporal que atingiu a cidade de São Paulo no primeiro dia de outono.
Sofia Gomes Soares, morava em barraco na Rua José Nelo Lorenzon, na Água Branca, Zona Oeste da capital paulista, e estava em casa com a mãe e a avó no momento da chuva. Uma ponte próxima ao local foi arrastada pela força da água e destruiu dez barracos. A criança caiu no córrego, conseguiu ser resgatada pelos moradores da Comunidade Vila do Sapo, mas não resistiu. A comunidade tem 168 barracos e cerca de 650 moradores que estão desabrigados.
Uma idosa de 85 anos também morreu durante o temporal após sofrer uma parada cardíaca em uma casa no bairro do Limão, na Zona Norte. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima ficou sobre os escombros após um córrego que passava nos fundos do imóvel localizado na Rua Maria Renata subir e o muro desabar. Victoriana Moreno Leão sofreu a parada após afogamento. Outras duas pessoas foram socorridas.
A Federação Agrícola do Estado, FARSUL, publicou na quarta-feira, dia 21, nota de repúdio as declarações feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula. Lula está realizando uma caravana onde passará por varias cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a FARSUL, Lula nunca doou nem emprestou nenhum recurso aos produtores rurais e demostrou preconceito as pessoas pobres do pais chamando os produtores rurais brasileiros de caloteiros. A FARSUL informou não aceitar que Lula, que conhece a realidade do país, demonstre tamanho preconceito com esses brasileiros que trabalham de sol a sol, e que fazem a economia crescer.

INTERNACIONAL:

Onda de frio incomum para o fim de março que atingiu grande parte da Europa
Mais de 3.000 habitantes da parte oeste do território escocês ficaram sem eletricidade, enquanto as estradas estavam bloqueadas por causa das nevascas e dos congestionamentos.
No norte da Irlanda, a Royal Air Force precisou reabastecer fazendas completamente isoladas pelo segundo dia consecutivo. Centenas de animais ficaram presos sob espessas camadas de neve de até seis metros.
O noroeste da Alemanha viveu neste mês de março o inverno mais frio em 130 anos, indicou a Agência Meteorológica Alemã (DWD) à agência APD.
Com uma média de -2ºC registrada em Berlim e nas regiões de Brandenburg e Saxônia-Anhalt, as temperaturas podem cair abaixo de 10ºC durante a noite. Março de 2013 pode se tornar o mês mais frio desde a instituição das medições de temperaturas em 1881.
Foi registrado mais de 48 mortes

LOCAL/REGIONAL:

Na noite desta segunda-feira (26), por volta das 23h30, um tumulto em uma das celas do Presídio Estadual de Palmeira das Missões terminou com a morte de um apenado e em ferimentos em outros quatro detentos. A vítima foi identificada como sendo Airton Correia Bueno, de 33 anos de idade, de Palmeira das Missões, que cumpria pena por assaltos, furto, homicídio e estupro – pena total de 43 anos de reclusão, dois quais ainda devia 17 anos. De acordo com a Susepe, o tumulto teve início na cela 8, quando colchões foram incendiados. As circunstâncias dos fatos ainda não estão suficientemente esclarecidas. No entanto, existe a hipótese de que o tumulto, seguido do incêndio, aconteceu após a descoberta de um túnel que era cavado por alguns presos na cela 3. Não há confirmação de briga entre os reclusos. O túnel cavado tinha um metro de profundidade e 30 centímetros de largura. Houve revista geral na cadeia. Os agentes encontraram mais celulares, maconha, estoques (facas artesanais), entre outros objetos ilícitos na prisão.

Pela segunda vez ladrões arrombaram a mesma escola em Tupanciretã. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Tupanciretã já havia sido arrombada durante os dias de carnaval em fevereiro onde foi furtado 19 Kg de carne, cerca de 10 pacotes de arroz, 72 litros de leite, açúcar, feijão, entre outros alimentos e o lava jato da escola. Na madrugada do dia 4 de março, domingo, por volta das 2h30min a escola foi arrombada novamente. Segundo informações do Diretor da escola, Rogério Carnelosso, os ladroes arrebentaram o cadeado da porta lateral do prédio. Os ladrões levaram vários alimentos como na ultima vez, mas não roubaram nenhum objeto.

Na manhã desta quarta-feira, 7, no programa Variedades o Secretário do Meio Ambiente de Tupanciretã e Bombeiro Voluntário Luís Afonso Costa falou sobre o Mega Coletaço Tecnológico que foi realizado no dia 7. Todo material tecnológico de munícipes que levaram até a praça Cel. Lima foi descartado. A parceira do projeto foi com a Natusomos, uma empresa de Horizontina que recebeu todo o material.
Cléo Santos, Tupanciretanense que sofreu acidente nesta manhã de segunda-feira, 12 de março, após exames foi liberado. O acidente acorreu por volta das 7h30min da manhã. Cléo funcionário do Correio e estava viajando a trabalho para o correio do município de Quevedos quando perdeu o controle do carro e capotou próximo a uma unidade de Cocevvil. Após o acidente ele foi deslocado de ambulância para o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria. Ele fraturou a clavícula e duas costelas e ficou de repouso em sua casa.

Na manhã desta quarta-feira, o Presidente da Agert Roberto Cervo Melão falou sobre a aprovação da Câmara sobre a flexibilização definitiva do horário do programa A Voz do Brasil. Roberto Cervo disse que até o dia 13 de março era obrigado por lei colocar no ar as 19h A Voz do Brasil. Roberto Melão disse que depois de todo o trabalho a Agert conseguiu sensibilizar parte dos Deputados federais.

Segundo Melão existem alguns lugares no Brasil que não transmitem A Voz do Brasil, outras podem transmitir qualquer horário, mas agora todos vão ter que cumprir a flexibilização.Na manhã de quinta-feira, 15 de março, o Delegado de Tupanciretã Adriano de Rossi e o Delegado da 3º Região Policial com sede em Santa Maria Sandro Meinerz foram entrevistados no programa Variedades onde falaram sobre os trabalhos realizados nos anos de 2016,2017 onde a Delegacia de Tupanciretã foi a que mais fez prisões da 3º Região Policial. O delegado Sandro disse que a delegacia de Tupanciretã foi a mais efetiva no quesito número de prisões realizadas durante os últimos dois anos. Segundo Sandro o trabalho realizado pelo delegado Adriano e sua equipe vem se destacando. Sandro falou sobre a deficiência de equipamentos e servidores nas delegacias do Rio Grande do Sul. Ele lembrou sobre concurso da Policia Civil para mil e duzentos agentes. Já o delegado Adriano de Rossi falou de sua vinda para Tupanciretã, onde ele escolheu o município por ser mais próximo de Santa Maria onde ele morava. Quando Adriano chegou ao município existiam quase 8 mil processos represados na delegacia. Adriano disse que o numero de processos represados assustou no inicio. Os processos represados foram eliminados. De cerca de 8 mil foi para menos de 2 mil processos. Adriano contou como foi a estratégia para diminuir estes numeres. Ele disse que o primeiro passo foi sensibilizar a equipe.

No sábado, 17, foi inaugurada a recuperação da RST-392 que recebeu nova camada de asfalto, também a pintura das vias inclusive no perímetro urbano em Tupanciretã. O trecho da RST-392 liga Tupanciretã a BR-158 a cerca de 20km. A Inauguração da recuperação do trecho aconteceu neste sábado dia 17 de março, na RST- 392 no km 1, com a presença de varias autoridades e o secretário de transporte e mobilidade Pedro Westphalen. Na abertura da inauguração o vereador Benezer José Cancian, o Chico Cancian, presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã agradeceu ao Secretário Pedro Westphalen por ter atendido as reinvindicações da comunidade e ter realizado essa melhoria. O prefeito Carlos Augusto Oliveira dos Santos agradeceu ao empenho e dedicação de Pedro Westphalen a Tupanciretã, não apenas nesta obra mas em varias outras ocasiões. O secretario estadual de transporte e mobilidade Pedro Westphalen agradeceu a todos e disse que a vistoria era necessária, pois atende uma reivindicação de uma comunidade. O secretário falou que a RST-392 não recebia investimento desde 2002, para a tonar realmente seguras.


O Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria apreendeu 113 caixas de cigarros contrabandeados na madrugada de terça-feira, 27, em Júlio de Castilhos. A mercadoria estava dentro de um Fiat Ducato. De acordo com o BOE, o veículo foi abordado enquanto seguia em direção a Quevedos (o BOE não soube informar em qual local exato). O motorista, 40 anos, alegou que estaria levando os mais de 9,6 mil pacotes de cigarros para um amigo em Quevedos. O motorista foi detido em flagrante e levado para a delegacia. A mercadoria foi encaminhada para a Polícia Federal.
Em entrevista na manhã desta quinta-feira, 29 de março, o Delegado da Policia Civil de Tupanciretã Adriano de Rossi falou no programa Variedades sobre duas prisões em Tupanciretã. No dia 14 de janeiro, dois homens foram alvejados com disparos de arma de fogo, na esquina da rua Cornélio Lucas Colomé com a rua Assis Brasil, dois homens em uma moto efetuaram os disparos. Pai e filho foram atingidos. Gilson não resistiu aos ferimentos e morreu. Já seu filho Tamissom passou por cirurgia e já está recuperado. O delegado Adriano informou que na terça-feira a tarde, dia 28, o meliante da iniciais A.Q.S, de 48 anos, que fez os disparos contra pai e filho foi preso. Adriano explicou que o individuo foi encontrado em um veiculo, o veiculo foi abordado, mas o homem tentou fugir e acabou fraturando as costelas após cair de um telhado que havia subido. Segundo o delegado o motivo foi uma briga de ciúmes. A.Q.S estava internado no Hospital de Caridade Brasilina Terra, em quadro estável, e sua custodia já foi enviada para o SUSEP. O menor, filho do meliante A.Q.S, foi apreendido, e recolhido na CASE em Santa Maria. Sobre a outra prisão Adriano comentou que estavam acontecendo inúmeros furtos no bairro Marcial Terra e suas redondezas. Neste mês o individuo que foi preso nesta quarta-feira, 29 de março, cometeu uma tentativa de roubo e foi identificado pela vitima. Ele já tinha cerca de dez ocorrências de furto e arrombamento. Adriano falou como foi realizada a prisão do individuo de iniciais D.B.S.M, de 28 anos, que foi encontrado em sua casa. O delegado Adriano também comentou sobre o individuo de iniciais L.M.R, que é suspeito de furtos, foi ouvido na delegacia mas foi liberado pois não estava portando nenhum produto criminoso e nem tinha acontecido uma situação em flagrante.

 

 

  • (Fabiano 1)


Voltar

Entrevistas

  • Rede Gaúcha Sat - Obras inacabadas da Copa de 2014 estão R$ 43,8 milhões mais caras em Porto Alegre
    • Rede Gaúcha Sat - Obras inacabadas da Copa de 2014 estão R$ 43,8 milhões mais caras em Porto Alegre

    • 20/03/2019 14:25:46
  • REFORMA - Militares: mudança na previdência pode gerar economia de R$ 92 bi
    • REFORMA - Militares: mudança na previdência pode gerar economia de R$ 92 bi

    • 20/03/2019 14:24:23
  • Rede Gaúcha Sat - Bolsonaro faz reunião nesta quarta-feira para analisar proposta de reforma dos militares
    • Rede Gaúcha Sat - Bolsonaro faz reunião nesta quarta-feira para analisar proposta de reforma dos militares

    • 20/03/2019 14:18:46

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias