Notícias

28/12/2018 15:54:41

Retrospectiva 2018 - Julho

Retrospectiva 2018 - Julho

INTERNACIONAL:

Uma explosão ocorreu nos arredores da embaixada dos Estados Unidos em Pequim, na China, nesta quinta-feira (26). De acordo com a representação diplomática americana, um suspeito detonou uma bomba, mas a polícia chinesa afirma que suspeito utilizou apenas um fogo de artifício. O porta-voz da embaixada dos EUA afirmou que o incidente ocorreu “por volta das 13h no horário local (2h de Brasília) no espaço público fora do complexo da embaixada”. Apenas o suspeito, um homem de 26 anos da região da Mongólia, no interior da China, ficou ferido. O Gabinete de Segurança Pública da capital chinesa afirmou que o suspeito se feriu ao acender o explosivo de pequenas dimensões, "que parecia um morteiro", de acordo com a France Presse. Ele foi levado ao hospital e passa bem. A polícia não explicou o que teria motivado a ação.

LOCAL E REGIONAL:

Duas tentativas de homicídio foram registradas no domingo, dia 1 de julho, em Santa Maria, e deixaram três pessoas feridas a tiros. Os crimes aconteceram em um intervalo de menos de duas horas: o primeiro foi por volta das 17h30min, na Região Oeste, e o segundo por volta de 19h, na Região Nordeste. Conforme informações da Brigada Militar, policiais foram acionados para ir até o Hospital Universitário de Santa Maria. No local, estava um jovem de 19 anos, que foi atingido por dois tiros, um no braço e outro na perna. Os policiais militares não conseguiram falar com a vítima. A irmã do jovem, que estava no hospital, contou que chegou ao local - Rua Herotildes Costa, no Bairro Juscelino Kubitschek - e viu o irmão baleado e pedindo por socorro, mas não deu mais informações. O jovem segue internado, mas sem risco de morte. Mais tarde, por volta das 19h, a Brigada Militar foi acionada para atender outra ocorrência na Rua Ary Nunes Tagarra, no Bairro Menino Jesus. De acordo com a ocorrência, um casal estava discutindo quando uma lata de bebida foi arremessada contra um carro de outra pessoa. O dono do carro, um homem de 40 anos, reclamou e começou uma discussão em torno do fato. Conforme a ocorrência, o dono do carro teria dado um soco em uma pessoa em meio ao desentendimento. O homem agredido saiu e logo retornou com uma arma e disparou contra as pessoas que estavam na rua. O dono do carro levou três tiros - dois nos braços e um nas costas - e um outro homem, de 39 anos, foi alvejado por um disparo na região lombar. Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram levados ao Husm. O homem de 40 anos já teve alta. A vítima, de 39 anos, passou por cirurgia e segue hospitalizado em estado grave.

Em torno da 1h da madrugada de segunda-feira, 2 de julho, o posto de saúde do bairro Pedreira na rua Espírito Santo foi arrombado. Segundo informações os meliantes entraram pela janela basculante de uma das salas, serrando a mesma. Uma Tv de 32 polegadas foi furtada.

Na semana passada do dia 29 o menino Taylor dos Santos Rocha, de 12 anos, consultou em um posto de saúde em Tupanciretã onde foi constatado a infecção por gripe. Na sexta-feira, 29, voltou a ser atendido, desta feita no plantão do Hospital de Caridade Brasilina Terra por estar com dor de garganta e febre. Foi diagnosticada gripe e receitado alguns remédios para controlar a febre. Sem nenhuma melhora em seu estado de saúde, no sábado, dia 30, o menino consultou novamente. Foi realizado um raio-x constatando-se que o pulmão do menino estava comprometido,, já apresentando, inclusive, falta de ar. Após o resultado do raio-x, foi receitado que o menino ficasse internado. Na madrugada de domingo, por volta das 5h, o pulmão do menino agravou o comprometimento, momento em que houve a suspeita que o mesmo poderia estar infectado com a gripe H1N1. O paciente foi transferido para a UPA em Canoas. Ele foi deslocado até Santa Maria de ambulância. Em Santa Maira, um helicóptero hospitalar buscou-o. O piloto do helicóptero não conhecia a pista em Tupanciretã e por isso não pode vir até o município pois seria arriscado. Na segunda-feira, 2 de julho, na UPA de Canoas, foi realizado coleta de secreção, com o objetivo de realizar exames para avaliarem a presença do vírus H1N1 A e B. O paciente passou por cirurgia para colocar um cateter no coração após uma parada cardíaca. Por volta das 12h desta segunda-feira após mais uma parada cardíaca o menino faleceu. As informações foram prestadas ao departamento de jornalismo da Rádio Tupã pela tia de Taylor, Ana Raquel Rocha. A Secretaria de Saúde de Tupanciretã até o momento só tem informações extraoficiais. Mesmo sendo extra-oficiais as informações, a Secretaria procurou o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Lacen. Assim confirmaram que a morte do menino foi causada pelo vírus H3N2, um subtipo de Influenzavirus A. Os colegas de escola do menino foram vacinados e os familiares também imunizados.

Na manhã desta quinta-feira, 5 de julho, o prefeito municipal de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza falaram sobre a confirmação e medidas que serão tomadas após a morte de menino tupanciretanense por H3N2 . Na quarta-feira a administração confirmou a causa da morte do menino, por H3N2 (Carlos 1)

Na reunião foram traçadas algumas metas. A principal meta é educação e prevenção no município. (Carlos 2)

Também além da vacinação da família de Taylor a administração decidiu vacinar os colegas de escola do menino. Foram realizadas reuniões com os médicos para estabelecer um protocolo e também reuniões com os diretores de escolas. (Carlos 3)

Também será realizada reunião com as enfermeiras do quadro do município orientando as mesmas para palestrarem em seus núcleos alertando as prevenções. O prefeito ressaltou que o município não pode comprar vacinas. (Carlos 4)

Ele informou que o Tamiflu não é para prevenir e sim para tratamento apenas por determinação médica. O prefeito acredita que os remédios receitados para combater a gripe diagnosticada como comum no menino Taylor pode ter escondido no quadro, principalmente no estagio febril dificultando o diagnostico. (Carlos 5)

Presente no estúdio a gestora e enfermeira do Hospital de Caridade Brasilina Terra explicou como é contraído o vírus.  Segundo Alana a higiene pessoal como lavar as mãos é o melhor prevenção para evitar o contagio desta gripe. Devido a tragédia o horário da farmácia do HCBT foi estendido para disponibilizar o Tamiflu apenas sobre prescrição medica.

Na manhã de sexta-feira, 6 de julho, foi entrevistado no Variedades no vereador do PT Claudiomiro Cordeiro dos Santos, o qual falou sobre recursos para a saúde, atendimento dos postos e plantão, protocolo de denúncia junto ao Ministério Público relacionados à queixas da comunidade, veto da Câmara de Vereadores quanto ao pedido de Audiência Publica sobre a saúde. Contudo, o assunto de maior repercussão, foi o fato de que o vereador Claudiomiro esteve no Ministério Público protocolando denúncia, com queixas da comunidade, sobre o atendimento da saúde no município. No dia 4 de junho, solicitou uma audiência pública para tratar das inúmeras críticas sobre o atendimento de um determinado médico do município. Segundo Claudiomiro, o presidente da Câmara negou a realização da audiência pública.Claudiomiro disse que os médicos devem ser fiscalizados cotidianamente. Foi disponibilizado ao Ministério Público uma transcrição de áudios com relatos de munícipes atendidos pelo médico Fausto. Um dos relatos conta que após uma criança cair da cama, foi levada ao atendimento do médico e o mesmo disse que criança cair da cama é normal. Após isso, a criança foi levada em outro médico, em outro município e este constatou que a criança estava com uma clavícula quebrada. Claudiomiro disse que não deve se acovardar com a situação. Na terça-feira, dia 10, será realizada uma reunião com o conselho municipal de saúde para tratar do assunto.
Após a entrevista do vereador, a produção entrou em contato com os citados, que assim se manifestaram:

O Secretário Municipal de Saúde, Ezequiel Franceschette Cella, informou que até o momento desta matéria, não houve nenhuma queixa, nenhuma denúncia formal de pacientes em face do Médico Fausto Zeilmann por meios institucionais, como o protocolo da Prefeitura, a Ouvidoria do município através do site, ou mesmo junto a Secretaria de Saúde, o que impossibilita a abertura de um processo administrativo contra o referido profissional.
Cella salienta ainda que a Secretaria Municipal de Saúde sempre agiu com ética e transparência. Desta forma, quem se sentiu lesado, deve procurar a Administração Municipal, ou a própria Secretaria de Saúde, relatar o caso, formalizar sua queixa, para que assim sejam tomadas as devidas providências.
Já o Médico Fausto Zeilmann preferiu não se manifestar no momento, pois disse que exerce a mais de 30 anos a medicina, não havendo nada que desabone sua conduta profissional em todo este período.

Na manhã de terça-feira, 24, em entrevista ao programa Variedades os vereadores Claudiomiro Cordeiro dos Santos do PT e Carina Santos da Costa Valau do MDB falaram do manifesto sobre a saúde de Tupanciretã, que ocorreu em frente à prefeitura, nesta terça-feira às 10 horas. O menifeto foi em consequência das denuncias contra o doutor Fausto, que atende no Hospital de Caridade Brasilina Terrra e posto de saúde, os vereadores revolveram levar estas denuncias a comunidade. De acordo com o vereador Claudiomiro foi levado as denuncias ao ministério publico, tentado uma audiência publica junto a Câmara de Vereadores, o que não foi concedido e levado o assunto ao Conselho Municipal de Saúde.
O médico declarou:
“Sou plantonista de urgência e emergência, trabalho com saúde alternativa, não receito antibiótico, não uso tamiflu e acho um absurdo receitar estes medicamentos. Os médicos daqui receitam muita coisa sem necessidade. A saúde está toda errada. Muitas vezes aconselho um chá e cama, muitas vezes os pacientes chegam com prescrição e exames prontos sugerindo que os receite, o que não concordo. Quanto a morte do menino ele chegou com dor, pulmão limpinho, sem febre. Dei remédio para dor e mandei para casa. Tenho mais de 50 anos de medico e não vim para agradar. Se me dão coice não posso dar beijos”
Ao concluir o oficio o conselho solicita que se analise a permanência ou não do referido médico.
Durante a entrevista a Rádio Tupã Claudiomiro disse que é um assunto que surpreende toda a comunidade.
Ele explicou que foi informado ao Ministério Publico a situação.
Ele falou sobre o caso do menino Taylor, que faleceu em consequência da gripe H2N3.
Segundo Claudiomiro eles estavam esperando que o prefeito tomasse alguma decisão, e nada foi feito.
A vereadora Carina Valau disse que a área da saúde é um dos assuntos mais sérios, pois significa a vida.
Ela disse que já estava bem claro a gravidade das queixas.
Carina disse para a comunidade sair de sua zona de conforto.
A entrevista completa com Claudiomiro Cordeiro e Carina Valau está disponível no site da Tupã no link áudios e entrevistas.
Após a manifestação em frente ao centro administrativo os vereadores e algumas pessoas da comunidade foram recebidas pelo prefeito municipal Carlos Augusto Brum de Souza. Em manifestação a reportagem da Rádio Tupã, no final da manhã, o prefeito Carlos Augusto declarou que estará afastando momentaneamente o Dr. Fausto Zeilmann para que seja feito um processo administrativo com o objetivo de, ouvindo a comunidade e os profissionais envolvidos, tomar uma decisão com relação a permanecia ou não do referido médico.

Em entrevista na manhã de terça-feira, 10, a Enfermeira e Gestora do Hospital de Caridade Brasilina Terra Alana Bernardi foi entrevistada no Variedades. Na segunda-feira, 9, Alana entrou em contato com o jornalismo da rádio Tupã para informar os munícipes que as visitas hospitalares estavam suspensas. A suspenção das visitas é em consequência da superlotação do hospital devido às suspeitas de gripe H1N1 e são autorizadas apenas troca de acompanhantes. Na entrevista Alana explicou que a decisão de suspender as visitas foi decidida junto com os médicos. (Alana 1)

Apenas por ordem médica a visita será liberada. Todo o paciente tem direito a um acompanhante. Alana ressaltou que o hospital não estava lotado de pessoas com gripe, e sim foi apenas uma precaução. (Alana 2)

Alana disse que não existia um surto, mas as precauções era para evitar o mesmo. (Alana 23)

Ela disse que a equipe do hospital irá esperar a temperatura subir um pouco e diminuir as internações para decidir com os médicos o retorno normal das visitas. Existiam dois casos suspeitos de H1N1 no município. (Alana 4)

No outro caso o paciente estava internado no momento e se aguardava o resultado do exame. Eram duas suspeitas de gripe e uma confirmação que foi a morte do menino Taylor por H3N2. Alana explicou que o Tamiflu estava disponível no hospital apenas por prescrição médica e estava sendo usado como precaução em casos agudos de gripe. (Alana 5)

Alana pediu a compreensão de todos sobre a suspensão das visitas, pois a decisão foi pensando no bem estar dos pacientes.


Na madrugada de sábado, 14 de julho, um estabelecimento comercial foi arrombado no bairro Medeiros em Tupanciretã. Um salão de beleza teve sua porta arrombada e foram furtados vários produtos e aparelhos como chapinha, shampoo, secador de cabelo, maquina de corta cabelo e produtos de pedicure. A porta de entrada do estabelecimento foi arrombada pelos meliantes. Não se sabe quantos indivíduos eram e nem há suspeitos.
Um Tupanciretanense bem conhecido no município, conhecedor da historia de Tupanciretã, Sr. Carlos Gomes da Silveira, resolveu realizar um jantar homenageando pessoas já falecidas que tiveram uma grande importância para Tupanciretã . Amigos e familiares participaram do jantar. Foram dez homenageados. Alcides Luiz Pirotti, Amaro Fenner, Antonieta Paulino Coffi, Deoracy Gomes Barros, Ibani Rodrigues de Carvalho, Miguel Purets Filho, Nonato Raimundo Melo, Vitória Doleys Silveira, Volmar Neto da Costa, Severo Correa Barros Neto. Abrindo a solenidade antes das homenagens, Carlos Gomes da Silveira usou a palavra agradecendo a todos os presentes principalmente as emissoras da Rádio Tupã AM, Clube Um FM e ouvintes. Carlos disse ser “destemperado”. Após ser lido o histórico de cada homenageado algumas autoridades fizeram o uso da palavra. A Presidente do Clube Comercial Iara Azambuja recebeu placa de reconhecimento pelo seu trabalho. Com a palavra Iara agradeceu a todos e disse que quem deveria ser homenageado seria o Sr. Carlos. O Diretor da Rádio Tupã e Clube Um Miguel Puretz Neto explicou que foi procurado pelo Sr. Carlos o qual informou a vontade de realizar as homenagens. Miguel disse que a grande maioria dos presentes no jantar tiveram o privilegio de conhecer os homenageados, essas pessoas homenageadas que como disse Miguel “ Tupanciretã deve muito a elas”. A filha do homenageado Volmar Neto, Liziane Costa usando a palavra fez uma reflexão sobre a morte. O irmão do homenageado Volmar Costa, o Airton Costa usou a palavra comentou sobre o gesto do Sr. Carlos em realizar as homenagens. Iracema Pirotti usou da palavra em nome da família Pirotti e disse que a homenagem foi muito bonita e parabenizou pela escolha dos homenageados. A solenidade e homenagens aconteceram na sede campestre do Clube Comercial e foram transmitidas ao vivo pela Rádio Tupã. Cerca de 200 pessoas estiveram presente ao evento que, logo após as homenagens, teve um jantar e momentos de confraternização. JUL/2018
Um homem foi esfaqueado, no peito, na tarde do domingo, 23, em Tupanciretã. O crime aconteceu na rua Arquival de Oliveira, bairro Coronel Marcial Terra, após discussão familiar. Foi informado a equipe da Rádio Tupã por familiares que a vítima Alexandre Antônio Acelio Fontoura, conhecido como Téinha, de 28 anos, foi esfaqueado por seu cunhado. O autor do homicídio até a manhã de segunda-feira, 23, não havia se apresentado a Polícia Civil. A Brigada Militar de Tupanciretã, atendeu o caso juntamente com a Policia Civil e informou que em uma discussão de família, a vitima estaria agredindo sua própria mãe. A discussão continuou e a vítima acabou sendo atingida no peito por um golpe de arma branca, que segundo as informações teria sido feito por seu cunhado. O homem atingido foi encaminhado para o Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT) aonde já chegou sem vida.

Em Brasília o Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza participou de reunião na tarde desta quinta-feira na Advocacia- Geral da União (AGU), tratando sobre a retirada dos moradores que residem na beira- trilhos. Nesta segunda reunião convocada pela diretora da Câmara de Conciliação, Dra. Helena Leão Costa Tapety foram iniciadas as tratativas sobre este assunto. Na reunião estavam presentes os municípios de Cruz Alta que já tem um levantamento mais elaborado, Tupanciretã e Ijui, Denit e a empresa Rumo. Após todos colocarem a sua situação, a diretora acabou definindo que os processos serão separados. Tupanciretã com a decisão da diretora teria que iniciar imediatamente o processo em relação ao caso especifico a nossa cidade; o prefeito imediatamente oficializou através do oficio 119/18 com o protocolo firmado na (AGU), pedindo a instauração do processo que ficou acordado com a Rumo que suspenderá os processos até o final dos procedimentos de conciliação. Tupanciretã vai ter que fazer um levantamento mais específico, através de decreto de emergência, com a identificação de todos os afetados na trajetória dos trilhos por dentro da cidade para que sejam levados para (AGU) numa próxima reunião. Segundo o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza é um procedimento novo, mas já iniciou os contatos para que inicie o impedimento dos trabalhos para que se mantenha suspenso estes processos e Tupanciretã possa fazer estes levantamentos.

  • (Alana 6)
  • (Alana 5)
  • (Alana 4)
  • (Alana 3)
  • (Alana 2)
  • (Alana 1)
  • (Carlos 5)
  • (Carlos 4)
  • (Carlos 3)
  • (Carlos 2)
  • (Carlos 1)


Voltar

Entrevistas

  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:05:04
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:03:18
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:01:19

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias