Notícias

26/12/2018 16:24:04

Retrospectiva 2018 - Maio

Retrospectiva 2018 - Maio

NACIONAL:

Uma mulher grávida de três meses teve o corpo coberto por querosene durante um assalto a um mercadinho no bairro da Ramadinha II, em Campina Grande. Um dos assaltantes ameaçou tocar fogo nela caso não abrissem o correspondente bancário que funciona ao lado do estabelecimento. O assalto aconteceu na sexta-feira (4). Segundo o dono do mercadinho e pai da grávida, ele e os três filhos foram reféns dos assaltantes. Quatro homens armados e encapuzados chegaram em um carro preto e anunciaram o assalto. Um outro suspeito permaneceu no veículo para dar suporte à ação. Além dos funcionários, alguns clientes também foram rendidos. Duas crianças estavam no local e foram obrigadas a deitar no chão até o assalto terminar. A mulher grávida é funcionária do correspondente bancário. Um dos assaltantes jogou querosene no corpo dela e ameaçou tocar fogo caso não abrisse a porta do caixa. Ela abriu e os quatro suspeitos roubaram o dinheiro do correspondente bancário e do mercadinho. Segundo o dono do estabelecimento, o assalto durou cerca de dez minutos. Na saída, os assaltantes ainda atiraram para cima. A grávida ficou bem e não houve feridos. Os suspeitos conseguiram fugir.

LOCAL/REGIONAL:

A equipe da rádio Tupã foi procurada pela Assistente Social do Hospital São Vicene de Cruz Alta a Fatima Bonzati para tratar dos comentários da vereadora Carina sobre algumas deficiências no setor de Hemodiálise. Por esta razão na manhã de sexta-feira, 4 de maio, foi entrevistado no Variedades o Diretor Técnico da Unidade Renal e responsável técnico do hospital São Vicente Dr. Paulo Moreira. Paulo explicou que o hospital recebe regularmente 12 pacientes para fazer a hemodiálise. Ele ainda explicou que a hemodiálise é uma operação continuada que depende de um sistema de purificação da água. Ele disse que cada paciente recebe 120 litros de água para fazer a hemodiálise. Paulo explicou que no sábado do transtorno pela manha a equipe percebeu que a água não estava atingindo os parâmetros de qualidade necessários em consequência tiveram que parar a sessão de hemodiálise...áudio 8 – 4 maio 18... Os pacientes que normalmente ligavam de manhã foram ligar na metade da tarde gerando um transtorno para os pacientes. O transtorno acontecido do sábado foi para garantir a segurança dos pacientes. Paulo disse que fazia alguns anos que não acontecia o episodio. A cerca de 15 anos atrás teria acontecido a mesma situação, o problema causado pela concentração de minerais na água. Outra questão levantada pela vereadora Carina foi a alimentação. Segundo Paulo é de costume ser disponibilizado lanche para os pacientes mas no dia do transtorno a equipe foi atrás de uma alimentação, uma alimentação normal como explicou. Ele disse que toda a equipe comeu no mesmo alimento e não pareceu com tempero em exagerado. 

Na manhã de quarta-feira, 9 de maio, a vereadora do MDB Carina Valau e o presidente do MDB local Lucas Varone foram entrevistados no Variedades. Carina Valau falou sobre sua manifestação ao atendimento do hospital São Vicente no setor da hemodiálise. Carina disse que criticou sim o atendimento, pois pacientes estavam reclamando. A vereadora foi até o hospital e conversou com o Diretor Técnico da Unidade Renal e responsável técnico do hospital São Vicente Dr. Paulo Moreira onde esclareceu o que aconteceu no dia em questão.
Na tarde de sábado, 12 de maio, por volta das 14h40min iniciou a Abertura Oficial da 63ª Expotupã. A solenidade e protocolo aconteceram na pista central do parque de exposições com varias autoridades. No protocolo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari Marcio Teixeira Dias falou sobre os trabalhos e produções que são expostos na feira ele disse já ser tradicional na expotupã. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã Benezer José Cancian disse ser uma satisfação estar participando de mais um evento da expotupã e afirmou a parceria com o Sindicato Rural na organização da feira. Representando o Presidente da Farsul Gedeão Pereira o Vice presidente do sistema Farsul Elmar Konrad falou parabenizou o Sindicato Rural e disse que a feira é bastante diversificada em suas atrasos apenas sentiu falta do sistema financeiro. O coordenador de programas regional da secretaria do desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo Hermes Taschetto disse a secretaria de desenvolvimento rural tem procurado patrocinar todas as feiras estendidas pelo Rio Grande do Sul onde são expostas as agroindústrias. Ele disse que em Tupanciretã se retrata o dinamismo entre o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em nome da assembleia legislativa o Deputado Pedro Westphalen falou que o pequeno, médio e grande produtor são um só, pois hoje toda pequena propriedade engrandece qualquer evento. O deputado disse que é nestas oportunidades que os debates devem vir a tona trazendo os problemas e cobranças. O prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza saudou a todos e disse diretamente a Farsul que o município é parceira para o que tiver ao alcance para juntos enfrentar as batalhas que os agricultores enfrentam. Ele disse que apenas com muito trabalho e dedicação o homem do campo terá condições de evoluir. O presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos Fernando Cunha disse que com o apoio e trabalho da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores o evento não aconteceria. Ele disse que o produtor rural produz alimento, o alimento hoje é um motivo de segurança nacional. A Expotupã é um corolário do esforço do produtor rural que busca trazer alimento para o povo, falou Fernando. A Coordenadora da 63ª Expotupã e Secretária de Educação Rosani Didoné disse que os produtores realizam um trabalho com empenho no campo trazendo os produtos para a cidade. E Expotupã traz ao município uma expectativa de melhora aos produtores(as). A abertura da 63ª Expotupã foi transmitida ao vivo pela Rádio Tupã AM.

Na manhã de segunda-feira, dia 14, a administração do Cemitério Municipal de Tupanciretã foi informada que o local foi saqueado, diversos túmulos tiveram escritos e enfeites fúnebres furtados. Segundo Michele Ramos, administradora do Campo Santo, o funcionário que trabalha no Cemitério informou que foi por volta da 00:30h o crime.
Essa foi à terceira vez em oito meses que o Cemitério Municipal é acometido por este tipo de crime, com o furto de materiais em bronze e metal que ficam nos túmulos.
Como foram muitos túmulos a Administração Municipal ainda não tem a relação dos lotes para informar aos responsáveis, eles deverão verificar os túmulos para ver se houve o furto.
A rádio Tupã em contato com a administradora do cemitério Michele Ramos teve a informação de que a ocorrência foi registrada e Michele ressaltou o pedido para que familiares verifiquem os túmulos de seus entes queridos para conferir se houve furto ou estão danificados.

Uma residência de alvenaria foi totalmente destruída pelo fogo na tarde de domingo (13/05) em Tupanciretã, no bairro Moraes na rua Orlando Beck.
A Brigada Militar e os Bombeiros Voluntários foram avisados por volta da 15h e 30min.
Ao chegarem ao local, tanto a BM como os Bombeiros não tiveram o que fazer visto que o fogo já estava consumindo toda a casa.
A BM isolou o local e os Bombeiros fizeram o serviço de rescaldo dos destroços do incêndio.
Houve perda total da residência e do que estava no interior dela como móveis, eletrodomésticos, roupas e documentos pessoais.
Segundo foi relatado a BM, na casa residia uma família de quatro pessoas composta pelo casal Paulo Roberto de Sousa, Cátia Regina Machado Córdoba e os filhos Iuri de 02 anos e Tiago de 05 anos.
Todos estavam em casa na hora do sinistro.
Ao perceberem o incêndio todos saíram do local e ninguém ficou ferido.
Algumas pessoas que estavam no local afirmaram que o incêndio começou bem antes de conseguirem informar a BM e os Bombeiros Voluntários e que fui difícil conseguir comunicar a Brigada local.
O contato teria sido com os Bombeiros de Santa Maria e Cruz Alta que orientaram a procurar a BM local e os bombeiros Voluntários.
Tanto a BM quanto os Bombeiros Voluntários foram recebidos com muita critica por pessoas que estavam no local devido a demora no atendimento.
Ambas as entidades afirmaram a rádio Tupã que assim que tiveram conhecimento do fato se deslocaram imediatamente para lá.
Não foi conseguido contato com as pessoas que estavam na residência para saber sobre a possível origem do incêndio.
A família esta abrigada em uma casa de parentes, também no Bairro Moraes. A causa do incêndio ainda não foi identificada. A rádio tupã ainda não consegui contato com a família pois eles estão sem telefone.

Aconteceu na tarde de sábado a Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Tupanciretã em homenagem ao produtor rural destaque do município. A sessão foi realizada na 63ª Expotupã, no Salão Nobre do Sindicato Rural. A homenageada deste ano foi a produtora rural Sandra Gomes Brum. Na homenagem o vereador presidente da câmara Benezer José Cancian, o Chico Cancian disse que são os agricultores responsáveis pelos importantes processos dos alimentos. (Benezer 1) O vereador Almir Rebelo disse ter orgulho em se direcionar a Sandra e Aldo pela seu trabalho e sua marca. O vereador José Leonor Machado da Silva, o Zé do Povo, disse que serve de exemplo a família de Sandra Gomes que trabalham juntos. O vereador Luiz Valmor da Silva França, o Catite, disse que a família de Sandra trazem na base o trabalho, família que emociona ver sua historia no campo. A homenageada produtora Sandra Gomes Brum agradeceu a todos pelo reconhecimento do trabalho da família e disse que o trabalho é feito pelo motivo de gostar em estar e trabalhar no campo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari Marcio Teixeira Dias disse ser uma satisfação muito grande poder homenagear Sandra e sua família. O presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos Fernando Cunha disse que falar do casal Sandra e Aldo é falar de simplicidade, sentimento, amor, amizade, não de vaidade e sim de sentimento e trabalho. O prefeito municipal de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza disse que Aldo e Sandra são vinculados ao meio rural dedicados ao trabalho. (Carlos 2)A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela Rádio Tupã AM.

A Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, na manhã d segunda-feira, 14, em Santa Maria. Os policiais estiveram em três residências nos Bairros Tomazetti, São José e Passo D'Areia. Intitulada Operação Jocalis, a ação resultou na prisão de uma mulher de 41 anos, suspeita de participar de um roubo a residência em Tupanciretã, em junho do ano passado. Outro suspeito de ter participado do mesmo crime, um homem de 35 anos, também tinha contra si um mandado de prisão. No entanto, o suspeito já está recolhido à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) por suspeita de furto a uma agência bancária em Agudo. Os dois teriam levado R$ 4 mil em dinheiro e joias avaliadas em R$ 500 mil - as joias eram vendidas pela dona da casa. De acordo com o delegado Adriano de Rossi, titular da delegacia de Tupanciretã, para entrar na residência, o casal fingiu interesse em comprar as joias da vendedora. Os produtos e o dinheiro não foram recuperados. Participaram da operação 15 agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), da 2ª Delegacia de Polícia e Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal (Sipac) de Santa Maria e policiais da Delegacia de Tupanciretã. A mulher foi recolhida ao Presídio Regional de Santa Maria.

A Vereadora do MDB Carina Santos da Costa Valau em gravação para a Rádio Tupã falou sobre as famílias que moram próximo aos trilhos da viação férrea. Será realizada uma câmara de conciliação entre as partes interessadas em Brasília. Carina convocou a todos os moradores que estão passando por está situação que participem de uma reunião que será realizada nesta sexta-feira, 18, às 19h na câmara de vereadores de Tupanciretã com o objetivo de formar uma equipe que represente os moradores do município. Ela disse que comunicou o deputado Darcísio Perondi para levar os problemas das famílias do município para Brasília. Ela falou que a união vai entrar em defesa dos moradores de Tupanciretã. Ela lembrou que a luta é com a empresa Novo Rumo, uma logística multinacional e não adianta lutar com “arminha pequena”. ”Conto com a presença de todos para juntos com a força de Deus ganhar esta luta”, disse Carina ao encerrar.

Em contato com o Delegado da delegacia de Tupanciretã Adriano de Rossi a rádio Tupã teve a informação que uma mulher foi presa em Santa Maria por roubo em Tupanciretã. No ano passado um casal de iniciais F.C.S e F.C.M furtaram R$ 500 mil em joias e R$ 4 mil reais em dinheiro, em Tupanciretã. O casal se mostrou interessados em compara as joias da vendedora e acabaram roubando as mesmas. Além do casal havia um motorista que ainda não foi identificado. O casal é residente em Santa Maria. A mulher de 42 anos foi presa nesta segunda-feira, 14, em Santa Maria. O homem já estava preso desde o ano passado em virtude de uma tentativa de furto em um banco na cidade de Agudo. A busca e apreensão foram cumpridas, mas até o momento nenhuma joia e nem dinheiro foram recuperados. Os policiais estiveram em três residências nos Bairros Tomazetti, São José e Passo D'Areia. A operação foi Intitulada como Operação Jocalis. Participaram da operação 15 agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), da 2ª Delegacia de Polícia e Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal (Sipac) de Santa Maria e policiais da Delegacia de Tupanciretã. A mulher foi encaminhada ao Presídio Regional de Santa Maria.


Pela manhã do dia 16 de maio um ouvinte informou a equipe da Rádio Tupã que havia viaturas da Policia Federal em Tupanciretã nas proximidades do Bonumazão. A Policia Federal realizou a Operação Junguzo. Em entrevista no Variedades o chefe do núcleo de operações da Policia Federal de Santa Maria o Agente Paulo Roberto Nunes falou sobre a operação. Nunes disse que a operação Junguzo é uma operação conjunta da Policia Federal de São Borja, Santa Maria, Civil de Santiago e Brigada Militar de Cruz Alta e Tupanciretã. Já foram cumpridos quatro mandados de busca e prisão temporária de dois indivíduos em Tupanciretã por tentativa de homicídio que ocorreu em Capão do Cipó. (Nunes 1) Os indivíduos serão levados para Santiago para responder na justiça. Com um dos presos foi encontrado uma pequena porção de maconha. (Nunes 2)

Caminhoneiros iniciarem protestos em todo o paios. Estes protestos causaram transtorno para vários municípios. Os protestos estão acontecendo em varias regiões do Brasil, o motivo é o aumento no preço dos combustíveis. Em Tupanciretã os postos de combustíveis estavam em falta de gasolina comum e o diesel terá abastecimento apenas para hoje. A maioria dos supermercados o estoque de frutas, verduras, congelados, frango, carne bovina e gás ficaram quase em falta devido a ausência de abastecimento. No dia 27 sexta-feira foi decretado emergência por ausência de combustível em Tupanciretã. Apenas alguns serviços da secretárias de saúde estarão funcionando, as demais secretarias ficaram paralisadas pela falta de combustível. O prefeito disse que se associa e apoia o protesto dos caminhoneiros, pois há um desrespeito com o povo Brasileiro. O presidente da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Salmo Dias manifestou apoio a paralização dos caminhoneiros e convocou os municípios a paralisarem todos os serviços que utilizem combustível exceto a saúde, nesta sexta-feira, dia 25, em um áudio que circula pelas redes sociais, o qual verificou-se a veracidade do mesmo através da FAMURS. O Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza disse que o município não pode fazer uma paralização geral, devido a área da saúde. Contudo o Prefeito informa que pela própria falta de combustível e também pelo apoio às manifestações dos caminhoneiros, o município terá alguns serviços prejudicados para que se possa economizar o combustível para as demandas com saúde. Em entrevista diretamente da paralização dos caminhoneiros em Tupanciretã, próximo a Afuco, representando os caminhoneiros Luciano Herbert explicou qual a situação da greve no município. Luciano disse que os carros pequenos estavam passando normalmente, apenas caminhões e carros com diesel estavam sendo parados para a reivindicação do preço abusivo dos combustíveis

 

 

  • (Nunes 2)
  • (Nunes 1)
  • (Carlos 2)
  • (Benezer 1)


Voltar

Entrevistas

  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:05:04
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:03:18
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:01:19

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias