Notícias

28/12/2018 16:27:24

Retrospectiva 2018 - Setembro

Retrospectiva 2018 - Setembro

INTERNACIONAL:

Oito funcionários ficaram feridos na manhã de sábado (1º) após uma explosão seguida de incêndio em uma refinaria na região de Ingolstadt, na Baviera, sul da Alemanha. Quatrocentos bombeiros foram mobilizados para controlar as chamas.
O incidente ocorreu em um setor de produção de gás e combustível líquido, por volta de 5h30 (0h30 no horário Brasília). A fumaça se alastrou em um raio de 20 km.
Devido ao risco de intoxicação, cerca de 1,8 mil moradores de Vohburg e Irsching, perto de Ingolstadt, foram retirados de suas casas e levados para ginásios na região. Eles foram autorizados a retornar para casa três horas depois, segundo a Deutsche Welle.
Entre os feridos, três tiveram queimaduras de gravidade média, segundo a polícia.

LOCAL/REGIONAL:

Em entrevista nesta quarta-feira, 5, o Médico pediatra Adonir Belmiro Campara falou sobre a Meningite, no programa Variedades. Uma jovem estudante de Tupanciretã foi diagnosticada com meningite. A direção da escola achou mais prudente não divulgar o nome da aluna.
O Médico Adonir que conhece o caso, disse que o quadro era muito grave, mas já estava em tratamento. O caso foi avaliado para comprovar se é de meningite meningocócica. Se não fosse um atendimento rápido e eficiente a criança poderia chegar a óbito. Segundo Adonir a criança continuava na CTI, mas com o passar dos dias o antibiótico vai destruindo a bactéria, aumentando as chances de recuperação. Sobre o risco de contaminação Adonir disse que depende principalmente da imunidade dos que tiveram contato com a criança, mas foi orientado o uso de antibióticos com os que tiveram contatos, os pais, irmãos e colegas de aula do paciente. O contagio é através de gotículas de saliva, espirro, como explicou Adonir. Os sintomas é de dor de cabeça intensa, vomito, dor na nuca, febre alta.
Foi realizado na tarde desta sexta-feira, 7, o Desfile Cívico em Tupanciretã.
O desfile teve início por volta das 13h30min e aconteceu na Av. Vaz Ferreira se estendendo até a Praça Cel. Lima no Palanque Oficial onde estavam várias autoridades do município.
No início do desfile o prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza disse que devemos nos levantar e buscar o bem para a comunidade e exercer a cidadania, pois a cidadania caminha a lado com a educação. (Carlos 1)
Foram 37 entidades desfilando na avenida contando com a participação e encerrando o desfile o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria.
O desfile atraiu um grande público para assistir o mesmo.
Após o encerramento do desfile a Secretária de Educação Rosane Didone disse que o desfile foi maravilho e tudo estava muito bem organizado. O Vice-prefeito Gustavo Lírio parabenizou todas as escolas e entidades que participaram do desfile. (Gustavo 1)
A Rádio Tupã transmitiu ao vivo o Desfile Cívico.

Faleceu na noite de segunda-feira, 10 de setembro, por volta das 20h15min o Sr. Edemar Pereira Salles mais conhecido como chato, no Hospital de Caridade Brasilina Terra. Edemar era casado com Sra.Noarci Machado Salles, já falecida. Natural de Júlio de Castilhos, Edemar deixa os filhos Rodnei Salles , Inês Salles , Cléo Salles , José Rogério Salles, Pedro Salles e o vereador Ronaldo Salles. Ele era proprietário de um bar de conveniência, na Vila Elisabete, bem conhecido na comunidade. Sr. Edemar tinha 83 anos e vinha lutando contra um problema de próstata.

Na manhã desta quarta-feira, 12, foram entrevistas no Variedades Lucelia Calegaro e a menina Ana Laura Pereira Calegaro de 5 anos. Elas falaram sobre os trabalhos de atriz mirim de Ana Laura. Ana Laura gravou dois curta-metragem, Outra Vez Primavera e Bruninha Carente.
Lucelia, mãe de Ana Laura, explicou que uma empresa de Passo Fundo chamada Mozato esteve em Tupanciretã procurando modelos e artistas. Ana Laura foi selecionada no teste. Segundo Lucelia a agencia escolhe crianças e enviam para o Rio de Janeiro e São Paulo, para devidos trabalhos. Em agosto Lucelia teve a noticia que Ana Laura teria sido selecionada para fazer um curta-metragem. Na semana passada as gravações foram realizadas no Rio de Janeiro. Além da gravação dos dois curta-metragem Ana Laura realizou testes com diretores da Globo, Record e SBT. Lucelia explicou que existe a possibilidade de Ana Laura fazer alguma novela no SBT e entrar no programa Raul Gil...áudio 4 – 12 setembro 18... Ana Laura falou que gostou da viagem e das gravações, ela citou uma fala citada no curta-metragem Outra Vez Primavera. Toda a viagem foi custeada por Lucelia. Foi realizada uma rifa para ajudar nos custos. Lucelia agradeceu a loja Quatro Estações, pois antes de realizar o teste em Tupanciretã tirou algumas fotos com as roupas da loja. Ela ressaltou que todos os testes são pagos.
Lucelia disse que todos os diretores falaram coisas positivas de Ana Laura.

No domingo, 9, foi realizada em Ijuí a entrega da Centelha Farroupilha aos municípios da 9ª região. Os cavalarianos chegam na terça-feira, 11, por voltas das 11h, na Granja Pinheiros, em Tupanciretã, onde confraternizaram. A chama permaneceu na Granja Pinheiros e na quinta-feira, 13, as 17h a chama foi levada até a Praça Cel. Lima, conduzida pelo grupo de cavalgada Antônio Corrêa Gomes e o Grupo dos 8. Após chegada na praça a centelha foi distribuída aos Piquetes CTGs e Entidades Tradicionalistas. Após aconteceu a Dança do Pau de Fita a Cavalo a qual teve grande repercussão nas redes sociais após a Rádio Tupã publicar vídeo da dança. O vídeo foi gravado por Luís Afonso. A Dança do Pau de Fitas a Cavalo, onde 6 cavaleiros participaram, foi uma homenagem a Paixão Cortes. . O vídeo atingiu cerca de 900 mil pessoas .

A firma Simbiose foi arrombada na madrugada de sexta-feira, 14 de setembro, em Tupanciretã.
Segundo informações da proprietária da firma os vizinhos ouviram a agitação do cachorro por volta das 2 horas da manhã, acreditasse que foi neste horário o arrombamento.
Os meliantes quebraram a vidraçaria de uma janela do prédio e abriram uma janela próxima a vidraçaria para entrar no local. A proprietária disse que apenas uma televisão foi roubada.
O arrombamento foi registrado no Policia Civil do município.

A Conselheira Tutelar Janaína Silveira Piovesan, com sua colega Ana Luisa, estavam realizando um atendimento no dia 19 de setembro, quarta-feira, por volta das 15h, a uma mulher que sofreu uma agressão, estava com uma criança, e necessitada registrar a ocorrência na Polícia Civil. As conselheiras solicitaram a Brigada Militar, sempre parceira em todas as ações, para que levassem a referida mulher para realizar os procedimentos de registro e de atendimento hospitalar e ficariam com a criança para tomar as medidas necessárias. Segundo Janaína, quando a mulher já estava na viatura e a criança no carro do Conselho, o Comandante da Brigada Militar Tupanciretã, 1º Tenente Jonas Barbosa da Silva, teria abordado as conselheiras não permitindo que estas ficassem com a criança, alegando que esta deveria ficar com a mãe. As conselheiras, então, falaram de seu trabalho, que deveriam ficar com o menor e tomar as medidas adequadas, momento em que o Policial Militar teria tirado a criança dos braços da conselheira Janaína e entregado a mãe. 1 As conselheiras solicitaram que o Tenente formalizasse que a criança estaria segura com a mãe. A discussão sobre o trabalho e as competências de cada um continuou e o Tenente teria puxado Janaína pelo braço e conduzido a conselheira até o interior do prédio da Brigada, chaveando a porta e não permitindo que a conselheira Ana Luiza adentrasse ao local. Já dentro do prédio, Janaína afirma que foi agredida pelo Tenente, sendo algemada, derrubada no chão e xingada pelo policial. Janaína diz que as providências cabíveis, como o registro da ocorrência e a denúncia em desfavor do 1º Tenente da Brigada Militar, Jonas Barbosa da Silva, já foram tomadas.
A conselheira Janaína continua desenvolvendo suas funções normalmente.
O 1º Tenente da Brigada Militar, Jonas Barbosa da Silva, foi procurado por nossa reportagem e informou que se manifesta a qualquer momento sobre seu trabalho, mas não sobre esta ocorrência pontual.
Em contato com a Brigada Militar, através do Comandante da 1ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar de Cruz Alta, ao qual o Pelotão de Tupanciretã é subordinado, Capitão Vinícius Rodrigues da Silva, o mesmo informa que a Brigada tem conhecimento desta situação e já estava apurando os fatos da forma mais isenta e imparcial possível. No momento, disse que a Brigada Militar se manifestaria assim que os fatos fossem apurados.


Faleceu na manhã de segunda-feira, 24, por volta das 5h30min, no Hospital São Vicente em Cruz Alta Rafael Alves. Rafael estava em estado grave internado na UTI do hospital desde o dia 24 de setembro após colidir na traseira de um caminhão que estava estacionado na Avenida Padre Roque Gonzales, próximo a escola Flory Druck Kruel, em Tupanciretã. Com a colisão Rafael teve graves lesões na cabeça. O motorista Rafael, de 35 anos, se deslocava com um Voyage no sentido bairro/centro. A equipe da Rádio Tupã tentou contato com familiares, mas não teve mais informações.

Uma quadrilha formada por indivíduos que integram uma facção criminosa do Rio Grande do Sul foi presa pela Polícia Civil e Brigada Militar em ação cinematográfica no final da tarde de terça-feira, 25, no Centro de Santiago, após perseguição e troca de tiros. Os três homens presos praticariam um assalto à uma mansão de um empresário da cidade.
Os criminosos estavam sendo monitorados pela Polícia Civil e Brigada Militar há 72 horas e foram presos logo após saírem do local onde estavam escondidos, em uma residência na Rua 20 de Setembro próximo a General Canabarro, em direção a residência que pretendiam assaltar. Eles estavam em um carro clonado e portavam uma arma. Quando perceberam que estavam sendo perseguidos pelos policiais, fugiram em alta velocidade e efetuaram disparos contra as viaturas. A Polícia revidou. Um dos criminosos foi baleado em um dos braços, porém nenhum policial se feriu. Um revólver foi apreendido.
Como houve danos nas viaturas, causados pelos disparos e pelo impacto com o carro dos criminosos, o Instituto Geral de Perícias foi acionado para levantamento perícial e a Rua Bento Gonçalves foi bloqueada até a liberação dos peritos.
Os presos eram Paulo César Soares da Costa, de 20 anos, de Santiago; Cleiton Lautério, de 20 anos, natural do Paraná mas morador de Canoas e Dionatan Martins Pacheco, de 26 anos, de Tupanciretã e que estava foragido da Justiça.

O Secretário Municipal de Saúde de Tupanciretã, Ezequiel Franceschette Cella, informou na manhã do dia 27 de setembro à Rádio Tupã que o atendimento oftalmológico em Faxinal do Soturno para pacientes de Tupanciretã iniciaria dia 05 de outubro. Em um primeiro momento, Tupanciretã teve uma cota de 102 consultas mensais, entre consultas novas e reconsultas.
Para o atendimento, a Secretaria de Saúde disse que iria entrar em contato com os pacientes que estão na fila de espera.
Ele informou que não era necessário que as pessoas se dirijam até a Secretaria de Saúde, pois a Secretaria faria este contato direto com o paciente ou com as Unidades Básicas de Saúde para encaminhamento de consulta.

Em entrevista na Rádio Tupã na tarde de quinta-feira, 27, o Delegado da Policia Civil de Tupanciretã, Adriano de Rossi falou sobre a “Operação Midas”, que foi coordenada pelo Conselho de Chefe de Polícia Civil juntamente com o Ministério de Segurança Pública. Esta operação ocorreu em nível nacional e visava o combate aos crimes de roubo e latrocínio. Em Tupanciretã, Adriano afirmou que a Polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, nos quais nada foi apreendido. Foram capturados ainda três indivíduos envolvidos com roubo. Um deles foi preso no Bairro Marcial Terra, tem 27 anos; o segundo foi preso no Bairro Ana Terra, tem 32 anos e o terceiro individuo, tem 18 anos e foi preso no Bairro Elizabeth. Todos eram naturais de Tupanciretã. (Adriano 1)

Os indivíduos de 27 anos e 32 foram levados ao presídio de Júlio de Castilhos e o de 18 foi levado para a CASE de Santa Maria, para cumprir medida socioeducativa, devido ter cometido ato infracional.

  • (Adriano 1)
  • (Gustavo 1)
  • (Carlos 1)


Voltar

Entrevistas

  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:05:04
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:03:18
  • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã
    • Posse da Dra. Suellen Rabelo Dutra na Comarca de Tupanciretã

    • 18/01/2019 11:01:19

Últimos recados

    • 27.12.2018
    • Marizane Rodrigues
    Quero desde já desejar um Feliz 2019 aos meus conterrâneos desta terra amada!Que Deus nos abençoe,dê força e coragem para enfrentarmos as batalhas que estão por vir,e que tenhamos mais amor e paciência uns com os outros!Um beijo muito especial com todo meu carinho à minha mãe Iolanda e minha irmã querida,a Maura do Bairro Elizabeth!
    • 22.12.2018
    • ilza jussara demiranda
    bom dia,oferecer musica banda calmon p minha irma Iara de Miranda q veio passear la do mato grosso passar as festas, tbm p elenir maidana erick, seu nicanor( sao domingos) todos meus familiares, Boas festas a todos, saude e harmonia. ,
    • 12.12.2018
    • Luiz Fernando Messias
    A radio mais ouvida em Palmas - Tocantins
    • 29.11.2018
    • Marlon
    Rádio Tupã sempre trazendo as mais importantes informações.
    • 08.10.2018
    • MARIZANE RODRIGUES
    Muito bom poder ouvir a rádio Tupa e matar a saudade da minha terra natal!
    • 27.09.2018
    • Candida Marilda Amaral da Silveira
    Bom dia Miguel, estamos aqui no Escritório Gastaldo Contabilidade trabalhando e curtindo a radio tupã, que sempre nos traz musicas maravilhosas e nos atualizando nas noticias locais e da região!

Categorias