Notícias

26/12/2019 14:30:47

Retrospectiva 2019 - Abril, Maio, Junho

Retrospectiva 2019 - Abril, Maio, Junho

ABRIL

REGIONAL:

O Grêmio foi bicampeão gaúcho. Na quarta-feira 17 de abril, o tricolor venceu o Internacional nos pênaltis por 3 a 2 depois de um Gre-Nal tenso, com direito a dupla utilização do VAR, confusão com expulsão de D'Alessandro no banco de reservas e 14 minutos de acréscimos no total. Paulo Victor pegou três pênaltis, cobrados por Camilo, Cuesta e Nico López, e André fez o último gol da disputa. A taça de 2019 é a 38ª conquista estadual do Grêmio, que venceu o Gauchão de 2018 em cima do Brasil de Pelotas. O último título local diante do Internacional havia sido em 2010. A Rádio Tupã transmitiu ao vivo o jogo. Os torcedores do tricolor vibraram com a conquista. Em Tupanciretã houve carreata até o início da madrugada.
Foi aprovada na tarde de terça-feira 23 de abril de 2019 em primeiro turno na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 272 2019, que retira a exigência de plebiscito para privatizar três estatais. Foram 40 votos favoráveis e 13 contrários. A votação nesta terça havia sido definida durante reunião de líderes no fim da manhã. A PEC retira da Constituição Estadual obrigatoriedade da realização de plebiscito para a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do RS (SulGás). Uma segunda votação deverá ser realizada, para confirmar ou não a aprovação. De acordo com o regimento interno da Casa, a PEC precisa ser aprovada em dois turnos, com três sessões plenárias entre eles. Para ser aprovada, são necessários três quintos dos votos dos parlamentares (33 votos favoráveis) em ambos os turnos.

LOCAL:

No programa Variedades na quarta-feira, 03 de abril de 2019, em entrevista, o Sócio operador do aplicativo Garupa, Iohan Anderson Cordeiro falou sobre os aplicativo Garupa.
O sócio operador e motorista do aplicativo Garupa, Luiz Carlos Silveira Filho, que não pode estar presente na entrevista, solicitou direito de resposta após ouvir os fatos apontados pelo secretário geral nacional da federação dos motociclistas, em entrevista ocorrida no dia 28 de março e sobre o serviço prestado pelo aplicativo.
Iohan explicou que o Garupa é um aplicativo gaúcho que trabalha com confiança. Já atua em várias cidades como Cruz Alta. Ele explicou que iniciam os trabalhos hoje em Tupanciretã.
Alguns taxistas são críticos aos trabalhos prestados através de aplicativos. Segundo taxistas, os taxis têm alguns investimentos e regras a mais, assim gerando uma concorrência desleal.
Iohan disse que existe a lei federal 13640/2018 que regulamenta a atividade dos aplicativos. Ele falou que não podem ser proibidos de trabalhar dentro dos municípios.
É um transporte seguro, rápido e moderno que as pessoas procuram, disse Iohan.
O Garupa é um aplicativo disponível para todos os smatphones. Não é utilizada ligação, mensagem através do whatsapp. Apenas chamada no aplicativo.
Quando a chamada é realizada o cliente visualiza a foto do motorista, placa e modelo do carro e telefone para contato do motorista.
Todos os motoristas do Garupa devem ter seguro especifico para passageiro. Acontecendo pane no carro existe um grupo dos motoristas que estão prontos para ajudar quem solicitar o serviço.

Na manhã de quinta-feira 04 de abril de 2019, a Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, sob coordenação do Delegado Adriano W. De Rossi, e com apoio da Delegacia de Polícia de Júlio de Castilhos e da Brigada Militar, prendeu um foragido, de 49 anos, no bairro Gaúcha. A operação de captura contou com 8 policiais civis e 2 policiais militares.
O preso fugiu do pátio interno do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos em 16 de dezembro de 2018 durante o recebimento de visitação. O capturado possui antecedentes policiais por dois homicídios qualificados tentados, um homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, receptação e tráfico de drogas. (Adriano 1)
Segundo o delegado o indivíduo resistiu à prisão. No ano passado também fugiu da Polícia Civil e acabou sofrendo acidente caindo de cima de uma residência. (Adriano 2)
Uma das quadras do bairro Gaúcha foi cercada para a captura do indivíduo.
Não aconteceu troca de tiros. O indivíduo estaria sendo auxiliado por algumas pessoas no bairro. O delegado Adriano alertou que quem ajuda foragido da justiça comete crime de favorecimento pessoal. Duas pessoas foram identificadas e responderão a justiça. O homem estava preso por mandato de prisão preventiva em virtude de um homicídio ocorrido em janeiro do ano passado, 2018, onde juntamente com seu filho mataram um homem. Ele foi captura no mês de março de 2018 e ficou preso até dezembro quando aconteceu sua fuga. Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, o preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos onde ficou a disposição da Justiça.

Na tarde de quinta-feira, 04 de abril de 2019, a Rádio Tupã recebeu a informação de que mais uma prisão por parte da Polícia Civil de Tupanciretã havia sido realizada. Em contato com o Delegado Adriano de Rossi, o mesmo informou que a polícia havia apreendido – e não prendido – um menor de 17 anos que estava foragido, uma vez que ele não havia se apresentado ao Centro de Atendimento Socioeducativo - Case de Santa Maria. Conforme o delegado, eles já tinham uma informação prévia sobre esta situação na parte da manhã, mas só houve confirmação da mesma, na parte da tarde quando chegou o mandado. O jovem é filho do foragido preso na manhã do dia 04 de abril de 2019, e estava em fuga com o mesmo. Não houve resistência do jovem em sua apreensão, realizada no Bairro Gaúcha. O menor cumpriu 120 dias de internação em virtude da evasão.
Tupanciretã foi contemplada com emenda parlamentar. A emenda é de autoria do Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) e foi uma solicitação do Presidente do Partido dos Trabalhadores de Tupanciretã, Cristiano Aquino e do Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST). A emenda de nº19860002 fomenta o Setor Agropecuário no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento no valor de R$ 140.000,00 (Cento e quarenta mil reais). Na manhã de quinta-feira, 11 de abril de 2019, o Presidente do Partido dos Trabalhadores de Tupanciretã, Cristiano Aquino falou sobre a emenda no valor de 140 mil reais destinada ao Setor Agropecuário no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Cristiano informou que o Prefeito Municipal e o Secretário do Planejamento já foram comunicados sobre a emenda. Disse ainda que o Deputado Paulo Pimenta tem grande compromisso por Tupanciretã e sempre busca destinar algum recurso ao município. O Presidente do PT de Tupanciretã disse que a sugestão para uso deste recurso foi para a aquisição de um trator e de uma encanteiradeira, para incentivar e fomentar a produção de hortigranjeiros próximos ao município e que a sugestão foi bem acolhida pelo Executivo Municipal. A perspectiva é que o recurso possa ser liberado ainda dentro do ano de 2019, conforme disse Cristiano. A operacionalização destas máquinas deve ficar a cargo de parcerias com alguma associação, dentro de um plano de trabalho, com responsabilidade de conservação do bem, como explicou Cristiano.

No dia 11 de abril de 2019, a Polícia Civil de Tupanciretã, prendeu um foragido, no Bairro Beck. De acordo com o Delegado Adriano De Rossi, o homem, de 22 anos, se encontrava em regime semiaberto e não retornou ao presídio de Júlio de Castilhos, no último mês. O individuo possui antecedentes criminais por roubo majorado e furto qualificado. Ele também é investigado por alguns furtos ocorridos nos últimos dias no município.
No início da noite do dia 15 de abril de 2019, um temporal atingiu Tupanciretã, cidade e interior, com queda de granizo. Na Coxilha Bonita, segundo registro de moradores desta região, o granizo foi forte e as pedras eram do tamanho de um ovo de galinha. Em contato com Paulo Costa, da Coxilha Bonita, na propriedade de sua família e arredores, os telhados, pés de laranja, plantações e pássaros ficaram por terra. Segundo Paulo, o granizo foi registrado por mais de meia hora. As pedras também danificaram carros que estavam expostos ao tempo, lavouras e pomares. Não houve registros de feridos. Em entrevista na tarde do dia 16 de abril, a Chefe do Setor Operacional da Defesa Civil de Tupanciretã, Vânia Vendruscolo falou sobre o atendimento da Defesa Civil em Tupanciretã em razão do temporal de granizo. No perímetro urbano somente uma senhora procurou a Defesa Civil para solicitar ajuda, já no interior foram visitadas 15 residências que tiveram problemas em razão do temporal, como disse Vânia. 
Na tarde do dia 17 de abril de 2019, aconteceu uma reunião com o Prefeito para tratar dos danos.

Aconteceu na noite do dia 17 de abril de 2019, o lançamento da 64ª Expotupã, no sede do Sindicato Tupanciretã, Jari e Quevedos. A feira aconteceu do dia 9 a 12 de maio. No lançamento do evento em entrevista a Rádio Tupã o Presidente do Sindicato Gustavo Terra disse que esta edição esta prometendo ser um evento grandioso com uma vasta programação procurando agradar a todos os gostos da comunidade com ingresso acessível. (Gustavo 1) O prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, presente do lançamento do evento, disse que é um momento de festa do produtor especialmente, comemorando a safra. Um grande evento com belas atrações para ir com a família. (Carlos 1)
No dia 25 de abril de 2019, no Plantão da Brigada Militar, o Soldado PM Cézar trouxe as informações sobre as ocorrências registradas em Tupanciretã nas últimas 24h. No final da tarde do dia 24 de abril de 2019, por volta das 18h30min, durante patrulhamento de rotina no Bairro Ana Terra, ao cruzar próximo a um bar, a guarnição abordou um individuo. Ao fazer a consulta sobre o mesmo, foi constatado que era um foragido do sistema prisional de Monte Negro. O indivíduo possui vasta ficha por tráfico de drogas. Ele se escondia em uma residência na Rua Gomercindo Barbosa Portinho e possuía uma moto com documentação atrasada. O foragido foi encaminhado ao presidio e a moto apreendida. Na manhã de quinta-feira, 25, a brigada atendeu a ocorrência de roubo a mão armada, por volta das 7h45min, na Rua Hermínio Beck. O elemento encapuzado abordou uma senhora ao sair de uma residência e roubou em torno de mil reais da mesma. A Brigada Militar realizou averiguação, mas não obteve êxito na localização do individuo.
Na tarde de sexta-feira, 27 de abril de 2019 a Brigada Militar de Tupanciretã realizou averiguações nos pontos de Moto Táxi da cidade. Em contato com o Comandante da Brigada Militar, Tenente De Vargas, para saber o motivo da ação, este informou que estão verificando quem são os responsáveis de cada ponto para ter ciência de quem trabalha realizando este tipo de serviço. Foi solicitado aos responsáveis que levem até a Brigada Militar uma relação com nome de quem trabalha no ponto, cópia de CNH e cópia do CRLV das motocicletas. Também foi realizada orientação e advertência sobre os serviços que estão sendo prestados por estes moto taxistas.
Na manhã de terça-feira,30 de abril de 2019, a Rádio Tupã foi informada que a loja O Boticário em Tupanciretã foi arrombada. Em contato com a gerente do estabelecimento, Eliane Lírio, a mesma disse que foi informada do ocorrido através da Brigada Militar. Disse ainda que não se sabe ao certo o horário do arrombamento. Ainda será feito um levantamento sobre a quantidade de mercadorias levadas e o total do prejuízo. Em contato com a Brigada Militar, por meio do Soldado Ffnner, o mesmo informou que populares alertaram a guarnição de que um dos vidros da loja estava quebrado, então eles avisaram a gerente.

MAIO

Foi entrevistada no programa Variedades na manhã de quarta-feira, 1 de maio de 2019 a Maria Cristina Brum. Ela falou sobre o programa Encontro Marcado voltou para a programação da Tupã.
Há 11 anos, no dia 15 de maio de 1998 foi ao ar a primeira edição do programa Encontro Marcado, vinculado dentro do programa Variedades Tupã e apresentado por Cristina com vários momentos de entretenimento, informação, reflexão, alegria e tristeza. Agora neste ano a atividade será retomada com o retorno do programa.
Durante a entrevista foi recordado e assim reproduzido áudio da primeira abertura do programa.
Também foi reproduzido uma das edições do programa, vinculada em 1998.
Cristina que é Bibliotecária teve sua estreia nos microfones da Tupã fazendo a programação da Ave Maria. Ela disse que o convite de retornar com a programação do Encontro Marcado foi um presente, uma grande alegria.
O objetivo do programa é divulgar mensagens, notícias da cidade, curiosidades, mas principalmente o foco é a divulgação de mensagens, falou Cristina. (Cristina 4)
“Eu sempre procurei textos que trouxessem mensagens de força”, disse Cristina.
Cristina falou que continuará com o mesmo foco de mensagens da época.
O Encontro Marcado teve sua reestreia na quarta-feira, dia 1 de maio de 2019. O programa segue de segunda a sexta-feira, sendo reproduzido no programa Variedades Tupã.

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 1º de maio de 2019, Mateada em Homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado nesta mesma data. A mateada teve início às 15h30min, na Praça Coronel Lima. O evento contou com a apresentação de Talentos Locais e escolas, feira de artesanato, exposição de carros antigos e o sorteio do carro zero Km do IPTU Premiado (para quem pagou em cota única). Durante a mateada foi distribuído erva mate Rei Verde e água quente. Antes do inicio do evento, a Secretária de Esporte, Cultura e Turismo de Tupanciretã, Janete Secchi falou que o evento já estava preparado para proporcionar um momento de lazer aos trabalhadores tupanciretanenses. (Janete 1) O Prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza também disse que o dia estava colaborando e falou sobre a expectativa em relação à mateada. (Carlos 1) Secretária Municipal da Fazenda, Adriana Facco falou que o IPTU Premiado tem superado as expectativas e que já superou o valor do ano passado. O carro é um presente como reconhecimento para quem contribui com o município, conforme disse Adriana. O Pároco de Tupanciretã, Cristiano Quatrin realizou a benção do evento. No sorteio, o Prefeito, Carlos Augusto Brum de Souza disse que o ganhador terá que comparecer na prefeitura para emitir a Nota Fiscal para a retirada do carro. Falou ainda que a expectativa para o evento se concretizou, com a presença de um grande público. A Secretária Janete Secchi falou que fechou o Dia do Trabalhador foi fechado com grande êxito. Agradeceu a toda a comunidade que sempre é muito participativa junto aos eventos do município e agradeceu a todos os envolvidos para a realização da Mateada em Homenagem ao Dia do Trabalhador. O tempo colaborou com o evento, uma bela tarde de sol e ótima noite para o grande número de pessoas presentes para assistir ao show da Banda Terceira Dimensão. A Rádio Tupã acompanhou a realização do evento.

Na tarde de quinta-feira dia 2 de maio de 2019, um homem morreu em um acidente na BR-158, próximo ao trevo de acesso a Tupanciretã. Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Cruz Alta, o homem retornava de Júlio de Castilhos com sua esposa e filho, quando sentiu fortes dores e saiu da pista. O acidente não ocasionou em danos em outros carros. A vítima foi identificada pela polícia como Luiz Siomar da Encarnação Ferreira, de 40 anos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que segundo o SAMU, o motorista teve um mal súbito. O fato ocorreu por volta das 14h30min. O homem chegou a ser socorrido e levado ao Hospital de Caridade Brasilina Terra, mas, segundo a polícia, chegou sem vida.

No dia 06 de maio de 2019, no Plantão da Brigada Militar, o Soldado PM Augusto trouxe as informações sobre as ocorrências registradas em Tupanciretã no final de semana. Na manhã de sábado, 04 de maio de 2019, foi efetuado registro de furto qualificado na Loja Oi, Rua Capitão Amorim. Foram furtados da loja, dois celulares, um repetidor e dinheiro. Na madrugada de domingo, 05 de maio de 2019, foi arrombada a porta da frente do Mercado Dinno’s da Av. Carlos Gomes de Abreu, onde o dinheiro que havia em dois caixas foi levado. Ainda na madrugada, foi atendido ocorrência de lesão corporal. Na madrugada do dia 06 de maio de 2019, o Mercado Dinno’s da Av. Carlos Gomes de Abreu foi alvo de furto novamente, foi levada uma pequena quantia em dinheiro. No final de semana, houve também autuações de trânsito. O Plantão da Brigada Militar vai ao ar todas as manhãs de segunda a sexta.

Entre 13 e 14 de abril de 2019 aconteceu a triagem para o 34º Carijo da Canção Gaúcha. Foram 800 músicas inscritas, as quais foram avaliadas pelos jurados. Na fase geral foi classificada em 4º lugar a milonga “Como Falar em Saudade” de letra de Lauro Alves, morador de Tupanciretã há 11 anos. O compositor é natural de Uruguaiana e com família é de Quaraí. A letra é de letra Lauro Cavalheiro Alves e a música é de Sabani Felipe de Souza. O 34° Carijo da Canção Gaúcha, um patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul e realizado há 34 anos ininterruptamente, o festival celebra a essência do tradicionalismo e das manifestações culturais, que permanecem vivas na memória e no dia a dia dos gaúchos. Acontece de 23 a 26 de maio Palmeira das Missões e abre suas portas para músicos, intérpretes, visitantes, expositores, comerciantes e apaixonados por este intercâmbio de vivências e resgate das tradições. O Carijo ocorre no Parque de Exposições da cidade, tendo em sua programação diversas atividades paralelas. Na primeira noite do evento são apresentadas as músicas da fase local. Na segunda e terceira noite são as músicas da fase Estadual. Na quarta noite são as que permaneceram na primeira, segunda e terceira noite. Cada noite desclassificam 4. As que permanecerem concorrem a premiação e vão para o CD do evento. Provavelmente na segunda noite do evento será apresentada uma nova música de composição de Lauro Alves, mas que ainda não há muitas informações sobre a mesma, uma vez que não foi lançada. O Carijo é um festival grande. São esperadas em torno de 3.000 espectadores por noite. Outra música de composição de Lauro Alves foi a música “Que Mãos São Essas”, uma homenagem as mães que foi para a final no Canto Galponeiro de Passo Fundo que é um evento no mesmo modelo do Carijo. A música com letra de Lauro Cavalheiro Alves; música de Jaime Ribeiro; violões: Sabani Felipe de Souza e Régis Reis e contra baixo: Fabrício Simões; Acordeon: Ronison Borba e intérprete: Dartagnan Portella entrou para o DVD do evento.
Edegar José Fioresi, proprietário da Casa Colonial Fioresi, foi indicado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMRURAL) e será homenageado como Produtor Rural Destaque 2019 neste sábado, 11 de maio de 2019, em Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, a partir das 16h no Salão Nobre do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos. A Agroindústria de Produtos Coloniais Fioresi, foi fundada em 2015, e obteve reconhecimento na categoria Salame Colonial, no ano de 2017 como uma das melhores agroindústrias do Rio Grande do Sul na Expointer. A Casa Colonial Fioresi iniciou suas atividades em Tupanciretã no ano passado e atua na venda de produtos embutidos da agroindústria familiar e também venda de uma diversidade em outros produtos coloniais.

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 11 de maio de 2019, a abertura oficial da 64ª Expotupã, em Tupanciretã.
A 64º Expotupã iniciou na quinta-feira, 9 de maio e seguiu até domingo, dia 12 de maio de 2019, no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra.
A feira conta com a presença do comércio, exposições de animais, leilões, agricultura familiar, palestras, manifestações culturais, parque de diversões, rodeio, provas das raças Quarto de Milha e Crioula e shows.
Durante o protocolo de pronunciamento da abertura do evento o Presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã e Coordenador da 64ª Expotupã Gustavo Terra agradeceu a presença de todos e disse que os produtores rurais sofrem com inúmeras perdas das precárias condições de logística e infraestrutura no interior do município. Ele disse que o prefeito de Tupanciretã se dedica muito para melhorar esta situação. (Gustavo 1)
Ele informou que o Deputado Federal Pedro Westphalen, presente no evento, garantiu emenda parlamentear para a construção de um pavilhão exclusivo para a praça de alimentação. Também com o Deputado Jerônimo Goergen uma emenda parlamentar para o asfaltamento do parque de exposição.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari Márcio Teixeira dias falou sobre a reforma trabalhista e previdenciária. Ele disse que fizeram vários contatos em Brasília para que haja um combate sério e nivelamento dos direitos e deveres de cada brasileiro. (Márcio 1)
Representando a Câmara dos Deputados o Deputado Federal Pedro Westphalen disse estar honrado representando a Câmara na 64ª Expotupã e 13ª Expocultura. Pedro disse que continuará ajudando o município de Tupanciretã com repasses. (Pedro 1)
O Prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza, representando também os municípios de Jari e Quevedos saudou a todos e disse que apesar do mal tempo, com chuva, os produtores rurais tem a coragem de fazer seu negócio a céu aberto, demostrando a esperança de dias melhores com seu trabalho e dedicação.  (Carlos 1)
O vice-presidente e presidente em exercício da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) Elmar Conrrad cumprimentou a todos e disse que o ano de 2019 é um ano de muita expectativa. Todas as alterações politicas presentes neste ano e com muitos avanços. A Rádio Tupã transmitiu na integra a abertura da 64ª Expotupã.

O Município de Tupanciretã através da Secretaria de Meio Ambiente realizou a entrega no sábado, 11 de maio no Auditório do Sindicato Rural durante a 64º Expotupã, o "Troféu Curicaca" em reconhecimento as ações ambientais realizadas em conformidade a Lei Municipal 2721/2007 com aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico (COMASB). O "Troféu Curicaca" é instituído para pessoas, empresas ou entidades que desenvolverem ações ou atitudes relacionadas à defesa do meio ambiente e ecologia. Neste ano o troféu foi entregue a Guilhermo Piovesan, Vereador Mirim de Santa Tecla, a empresa Sementes Mugnol e a Associação dos Recicladores Terra da Mãe de Deus (ARTMD).
Aconteceu na segunda-feira, 13 de maio de 2019, a Assembleia Geral Extraordinária no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari. Na assembleia foi tratado sobre a escolha da comissão eleitoral, uma vez que este ano, o sindicato terá eleição para nova diretoria do sindicato. A rádio Tupã em contato com o Secretário do Sindicato, Eloadir Reis nesta segunda, 14 de maio, teve a informação que na assembleia foram escolhidos os 3 titulares da comissão. Luiz Esquil, Valdemar Balbinot e Rodrigo Almeida. Estes titulares escolherão seus suplentes em uma nova reunião. Com a organização do Sindicato alguns agricultores e pessoas urbanas participarão do Grito de Alerta, em Santa Cruz, no dia 15 de maio, quarta-feira. O 9º Grito de Alerta foi construído para chamar a atenção da sociedade, com explicou o Presidente do Sindicato Márcio Teixeira, no informativo do sindicato deste sábado, 11. Ele disse que é um ato para lutar pela valorização dos agricultores familiares, assalariados rurais, políticas públicas e contra a perda de direitos dos trabalhadores. A viagem é gratuita.

Um motorista de 25 anos morreu em um tombamento de um caminhão bitrem na madrugada de sexta-feira 24 de maio de 2019 em Júlio de Castilhos, na Região Central do Rio Grande do Sul. A vítima foi identificada como Paulo Roberto Rigon.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta da 1h no trecho do km 257 da BR-158. A PRF acrescentou que o motorista não tinha habilitação para conduzir carretas.
O passageiro do veículo, um homem de 29 anos, sofreu ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Júlio de Castilhos.
O veículo, emplacado em Seberi, ficou caído sobre a rodovia. A pista tem interrupção parcial nesta manhã. Uma carga de adubo era transportada no caminhão.
A Rádio Tupã entrou em contato com a PRF de Cruz Alta. O Policial da PRF Luciano não tinha informações sobre o estado de saúde do passageiro e se a pista ainda estava interrompida.

Integrantes da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, ABVT, foram entrevistados no programa Variedades na quinta-feira dia 30 de maio. Presente na entrevista o Presidente da ABVT Luiz Carlos Koch, Bombeiro Voluntario Luiz Afonso e o Secretário da ABVT Antônio Carlos Borsa dos Santos falaram sobre a entrega do veículo e construção da sede da ABVT. Na tarde do dia 28 de maio de 2019, terça-feira, a ABVT esteve reunida tratando de assuntos como a construção do galpão para abrigar veículos pesados e leves bem como estruturar a antiga sede do Escoteiros no centro da cidade para abrigar o grupamento de trabalho dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã. A VOLUNTERSUL entregou a cessão de uso de um veiculo pálio para uso da corporação em serviços de atendimento rápido, atividades burocráticas e qualificação dos voluntários de Tupanciretã. Luiz Afonso foi quem buscou o carro na cidade de Nova Petrópolis. Também foi entregue um kit oxigênio individual doado pela Policia Federal. Durante a entrevista Afonso disse que a ABVT tem o objetivo de combater incêndios em residências ou lavouras e vegetação, sempre dentro das condições possíveis, pois não são profissionais. Luiz Carlos informou que a sede da ABVT será na antiga sede dos escoteiros. Ele pediu ajuda da comunidade, doações em qualquer forma, para ajudar na construção da sede. Será realizada um levantamento de custos para a construção da sede. Contribuições podem ser depositadas na conta da ABVT. Agencia bancaria Sicredi, Ag. 0333, conta 80248-4. Antônio Carlos disse que este sonho da formação da ABVT vem de uma longa trajetória e agora aos poucos esta se concretizando. Para emergências os munícipes devem entrar em contato com a Brigada Militar de Tupanciretã, no fone 190 ou contatar com os integrantes da ABVT. A entrevista completa com Luiz, Antônio Carlos e Luiz Afonso está disponível no site da Tupã no link de áudios e entrevistas e aplicativos da Tupã

JUNHO

Na manhã de sábado, 1º de junho de 2019, a Rádio Tupã foi informada através de ouvintes sobre uma tentativa de assalto em uma lancheria na Av. Padre Roque Gonzáles. Em contato com a proprietária do estabelecimento e com a Brigada Militar de Tupanciretã, estes confirmaram a veracidade do ocorrido. A proprietária informou que o fato aconteceu por volta das 19h do dia 31 de maio, e que não haviam clientes na lancheria no momento do assalto. Contou ainda que o indivíduo anunciou o assalto e seu marido que é da reserva da Brigada Militar, o Sargento Mayer Pedroso, reagiu e conteve o mesmo que fingia ter uma arma de fogo entre sua roupa. O assaltante conseguiu fugir. Durante a ação não houve feridos e nada foi levado. O ocorrido foi registrado junto a Brigada Militar. O quartel da BM informou ainda que no início da manhã do dia 1° de maio, por volta das 6h, foi verificado na câmera de vide monitoramento do Banrisul, que um indivíduo estava arrombando a porta da Loja O Boticário. A Guarnição se deslocou até o local, onde o indivíduo ao perceber a aproximação da viatura fugiu em direção ao Bairro Moraes. Foi constatado que ele danificou o puxador e a fechadura da porta de vidro com uma barra de ferro, não consumando o furto, devido a ação da Brigada Militar. Nas imagens captadas pelas câmeras o suspeito da autoria foi identificado, sendo que as gravações serão encaminhadas para a Polícia Civil.

Durante a sessão plenária de terça-feira, dia 4 de maio de 2019, foi aprovado por unanimidade dos 47 parlamentares presentes, o projeto de lei 267/2016, que inclui no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul, a EXPOTUPÃ, feira realizada anualmente na cidade de Tupanciretã. Tupanciretã é a capital estadual da soja, com uma área plantada superior a 200 mil hectares, além de qualificada bacia leiteira e pecuária de corte. O projeto encaminhado pelo deputado estadual, Frederico Antunes, foi originalmente proposto na Assembleia Legislativa, pelo então deputado estadual na época, Pedro Westphalen. O evento se caracteriza por mostrar as potencialidades do agronegócio da região, além de oportunizar cultura, lazer, entretenimento, troca de informações e conhecimento.
Na quarta-feira, 05 de junho, por volta das 12h50min, a Sala de Operações do 29ºBPM em Ijuí, recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria oferecendo para venda uma motocicleta na localidade de Alto da União interior de Ijuí. Conforme consulta feita pelos operadores, a placa informada tratava-se de uma motocicleta Yamaha/YBR125 Factor ano modelo 2015/2016 de cor vermelha, emplacada e com registro de furto na cidade de Tupanciretã-RS. O Serviço de Inteligência foi a campo averiguar a situação repassada, momento em que os policiais se depararam com um indivíduo conduzido a referida motocicleta em via pública sendo solicitado a uma guarnição do policiamento da 1ª Cia para realizar abordagem. A guarnição logrou êxito em abordar o condutor da motocicleta no Km 457 nas proximidades do posto de combustíveis Nossa Casa, confirmando os fatos informados na denúncia. O indivíduo foi identificado como I.V.C., de 32 anos, natural de Ijuí, possuidor de antecedentes criminais. O suspeito alegou ter adquirido o referido veículo por R$ 600,00 e que não teria conhecimento que a motocicleta era furtada.

Moradores de ao menos 38 cidades do Rio Grande do Sul relataram terem visto um meteoro no céu na noite de quinta-feira 6 de junho. As primeiras informações sobre o fato aconteceram por volta das 22h30min. Dezenas de pessoas, de diferentes regiões do Estado, contaram ter visto um objeto luminoso se deslocando no céu. Algumas narraram inclusive ter escutado estrondos e sentido tremores. Os relatos vieram de pessoas de Tupanciretã e região, e também das regiões Metropolitana e das Missões. Em Tupanciretã, um morador gravou um vídeo do fenômeno. Em entrevista ao Variedades Tupã do dia 07 de junho de 2019, Cássio Patias que trabalha na Ferragem ropan, contou que após jantar saiu para fora de casa que fica no Bairro Gaúcha, por volta das 22h34min e avistou as luzes de fogo no céu. (Cássio 1) O tupanciretanense relatou ainda que após o clarão sumir, houve um estrondo forte o qual balançou utensílios da casa. Cássio disse ainda que o clarão sumiu pelas regiões de São Pedro, Santa Maria e Quevedos.

A 3ª Vara Federal de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, condenou no dia 7 de junho de 2019 a ex-governadora gaúcha Yeda Rorato Crusius (PSDB) por improbidade administrativa, em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal pelo esquema de fraudes descoberto pela Operação Rodin, em 2007. Conforme a denúncia, Yeda sabia do desvio de verbas dos contratos entre o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), a Fundação de Apoio à Tecnologia e à Ciência (Fatec) e a Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae). Recursos desse contrato eram destinados a financiamento político-partidário e pagamento de propina, conforme o Ministério Público Federal.
Um menino de 11 anos morreu atropelado por um caminhão enquanto andava de bicicleta na tarde do dia 10 de junho de 2019, no bairro Osvaldo Aranha, em Ijuí, Norte do Rio Grande do Sul. Conforme o Corpo de Bombeiros, o motorista entrou em estado de choque e foi hospitalizado.
Pelos depoimentos de testemunhas, o menino Abner Luginski andava pela calçada e, quando foi acessar a pista, foi atingido pelo caminhão. Plantas e árvores no local teriam dificultado que um enxergasse o outro, acredita o Corpo de Bombeiros.
Não havia sinais de intenção ou imperícia, ressaltam. A Polícia investigará a morte.

Foi entrevistado no programa Variedades na manhã de quarta-feira, dia 12 de junho de 2019, o Prefeito Municipal, Carlos Augusto Brum de Souza. Ele falou sobre Decreto assinado na manhã de terça-feira, 11 de junho de 2019, o qual declara situação Excepcional de Emergência no setor de fornecimento de Oxigênio do Hospital de Caridade Brazilina Terra. Em ofício enviado pelo HCBT, a gestão do hospital informou que a máquina de oxigênio será retirada pela empresa locatária no dia 18 de junho, através de pedido judicial, surgindo à necessidade emergencial da ajuda do Município.
Segundo a Gestora Presidente do HCBT, Alanna Bernardi, a máquina é locada desde 2012, e a Administração passada, não efetuou os pagamentos desde novembro de 2015, fazendo com que a empresa entrasse com uma ação para rescisão de contrato. Ainda, Alanna afirmou que a atual gestão havia contestado a ação, com pedido de renegociação dos débitos dentro da realidade do HCBT, porém, a empresa não aceitou, resultando na retirada da máquina, conforme explicado pelo Prefeito. Diante disso e levando em conta o prazo muito curto, a Administração Municipal decretou a situação de emergência, viabilizando, assim, a aquisição, logística e instalação de um novo equipamento em prol do funcionamento do HCBT, conforme Carlos. Neste período, o hospital será abastecido com cilindros de oxigênio.

Faleceu na quinta-feira, dia 13 de maio de 2019, Ires Giuriatti Casarin, de 92 anos, esposa do Dr. Júlio Casarin. Ires foi uma artista pintora de mão cheia. Em Tupanciretã, quando mais jovem, participava intensamente com as amigas ajudando aos mais carentes. Ela participou também vários anos na Liga de Combate ao Câncer.
Dedicada à família, Ires deixou cinco bisnetos, quatro filhos e nove netos.

Aconteceu na sexta-feira, 14 de junho de 2019, em todo o Brasil greve reivindicando questões da Reforma da Previdência. Em Tupanciretã atos foram realizados.
A reportagem da Tupã percorreu a cidade para registrar estes atos.
Entidades Sindicais e alguns professores da rede estadual realizaram manifestação na Praça Cel. Lima, dialogando e se informando sobre a Reforma da Previdência, como explica o repórter Antônio Marcos Dutra. 
Foi recolhido as assinaturas dos servidores municipais na manhã do dia,18 de junho de 2019, a Ata será levada ao prefeito municipal. Também foi realizada caminhada na Av. Vaz Ferreira para distribuir material informativo para a população. Na Câmara de Vereadores às 18h aconteceu debate, prestando esclarecimento sobre a Reforma da Previdência a todos os presentes.
Também foi realizado nos bairros de Tupanciretã reuniões para repassar informações a população sobre a Reforma da Previdência. A ação iniciou com um evento promovido pela OAB de Tupanciretã onde foi exposto o que é a Reforma da Previdência.

Foi anunciado na segunda-feira, 17 de junho de 2019, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, um pacote de investimentos para as rodovias estaduais do Rio Grande do Sul.
Foram disponibilizados pelo BNDES R$ 301,4 milhões para serem distribuídos em 2019 entre as 17 superintendências regionais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER.
Foram priorizados trechos em situações críticas, demandas judiciais, pagamento de dívidas e a continuidade de obras mais próximas da conclusão.
O montante inclui recuperação e conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas por meio de convênios municipais, fiscalização de obras, equipamentos e veículos para o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).
Em entrevista no programa Variedades do dia 18 de junho de 2019, o Vice-prefeito Gustavo Lírio, falou sobre anuncio dos recursos para estradas Estaduais o qual ele participou.
Gustavo disse que os recursos incluem a RSC 377 (Capão do Cipó – Santa Tecla) ERS 392 (Santa Tecla - Joia)
A 5º Superintendência Regional de Cruz Alta, a qual pertence Tupanciretã, será contemplada com R$ 10 milhões para ser investido nas estradas região, incluindo a ERS 392, Santa Tecla – Joia. A 12º Superintendência Regional de Santiago irá receber R$ 8 milhões e 500 mil reais, incluindo a RSC 377, Capão do Cipó – Santa Tecla..
Gustavo disse que os trabalhos logo seriam iniciados após a organização das empresas.
Ele explicou que tratou sobre o asfaltamento e melhor manutenção da estrada Tupanciretã – Santa Tecla. Ele disse que conseguiram com o Governador Lucas Redecker recurso para manutenção da estrada. O estado tem um recurso de R$ 435 mil reais para a estrada, mas precisam da liberação deste recurso.
Gustavo disse que com as dificuldades que o estado está passando estão priorizando algumas questões como saúde e logo depois será tratado sobre a estrada não pavimentada de Santa Tecla.

 



  • (Cássio 1)
  • (Márcio 1)
  • (Gustavo 22)
  • (Carlos 1)
  • (Janete 1)
  • (Cristina 3)
  • (Gustavo 1)
  • (Adriano 2)
  • (Adriano 1)


Voltar

Entrevistas

  • Programa Encontro Marcado com o tema: ”Não se apegue “ Apresentação Cristina Brum para o dia 25.02.2020, Terça-feira
    • Programa Encontro Marcado com o tema: ”Não se apegue “ Apresentação Cristina Brum para o dia 25.02.2020, Terça-feira

    • 25/02/2020 10:13:54
  • Indicadores Agropecuários para esta terça-feira dia 250220
    • Indicadores Agropecuários para esta terça-feira dia 250220

    • 25/02/2020 10:10:53
  • Previsão de Tempo para esta terça-feira dia 250220
    • Previsão de Tempo para esta terça-feira dia 250220

    • 25/02/2020 09:40:59

Últimos recados

    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 22.12.2019
    • Marizane Rodrigues
    Parabéns à terra da Mãe de Deus que completou 91 anos de história nesse sábado 21 de Dezembro????????e um grande abraço do tamanho do Rio Grande do Sul tchê à minha mãe Iolanda e minhas irmã Maura do Bairro Elizabeth se possível quero ouvir a música "Mãe Campeira" tudo de bom aos meus conterrâneos desta terra amada!
    • 19.11.2019
    • Jaidison e Michele
    Somos de Rosario do Sul estamos conectados com voces abraço
    • 14.10.2019
    • Jaco teixeira
    Gostaria de ouvir iguaria campeira com grupo rodeio e o ofereço a todos meus amigos e familiares de tupancireta

Categorias