Notícias

24/12/2019 15:56:00

Retrospectiva 2019 - Janeiro, Fevereiro e Março

Retrospectiva 2019 - Janeiro, Fevereiro e Março

A Rádio Tupã iniciou a transmissão da Retrospectiva 2019 nesta segunda-feira, 23 de dezembro. Durante a semana segue a transmissão dos fatos que marcaram o ano. 

JANEIRO

REGIONAL:

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o vice Ranolfo Vieira Júnior (PTB), tomaram posse na tarde de quarta-feira, 1 de janeiro, em cerimônia na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Durante seu discurso Leite destacou a superação de diferenças e prometeu esforços para lidar com a crise financeira do estado.
"É hora de romper de vez com a polarização inútil, com o confronto vazio, com a ideologização das pautas. Como se cultura fosse de esquerda e eficiência fosse de direita. Não são", disse.
Sobre a crise financeira Leite mencionou os esforços necessários para supera-la a qual acumula dívidas e atrasa salários. "De fato a real transformação da situação fiscal do nosso estado só vai se dar por meio de reformas estruturantes que nós vamos consolidar nos primeiros 100 dias, e que serão objetos de profundo diálogo com os demais poderes, o governo federal, a sociedade gaúcha como um todo, o inadiável e insustentável ajuste fiscal somente vai ser possível com o engajamento e o compartilhamento de todos", disse.
Ele disse que pela primeira vez um governo ao inaugurar seu mandato no primeiro ano terá eu arcar com 15 folha de pagamento. “Não é sobre resolver todos os problemas. É sobre não se acomodar, é sobre encontrar novas soluções e entregando resultados vamos seguramente ao final desses quarto anos ajudar na retomada do otimismo e confiança em relação ao futuro do estado” disse Leite.

A Polícia Civil realizou buscas na Região Metropolina de Porto Alegre por Paulo Junior da Costa, 22 anos, estudante e motorista de Uber que desapareceu na noite de Ano Novo, 31 de dezembro de 2018.
Segundo a delegada do caso, Roberta Bertoldo, as equipes se concentram em Porto Alegre, onde Paulo teria feito corridas pelo aplicativo, e na Região Metropolitana, com auxílio de um helicóptero. Nenhuma linha de investigação é descartada, diz a delegada.
Paulo falou com dois familiares antes de desaparecer. A namorada recebeu mensagens de texto às 19h30, informando que ele teria aceitado uma corrida até Pelotas, no Sul do estado. Essa hipótese foi descartada pela polícia.
Depois, Paulo falou com o pai por telefone, por volta das 22h, dizendo que estaria voltando para casa, mas não retornou.
O celular do jovem está desligado e o carro não tem rastreador, conforme a delegada. O último registro de Paulo no aplicativo de corridas é por volta das 18h do dia 31, algumas horas antes dos contatos com a família. Roberta Bertoldo, porém, explica que não dá mais detalhes, como origem e destino da corrida, para não atrapalhar as investigações. O corpo do homem foi encontrado na sexta-feira (4) em Laguna, Santa Catarina, o corpo de Paulo Junior da Costa, 22 anos. O estudante e motorista de Uber estava desaparecido desde a noite do Ano Novo, 31 de dezembro de 2018. De acordo com a delegada Roberta Bertoldo, dois homens foram presos.
Um deles teve prisão temporária decretada e o outro foi preso em flagrante por homicídio e ocultação do cadáver. O veículo da vítima foi localizado na tarde do dia 3 Janeiro. A ação ocorreu em conjunto com as policias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com a polícia, na segunda, Paulo atendeu uma corrida pelo aplicativo em Porto Alegre com destino a Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. Depois disso, não foram encontrados mais registros do motorista, nem do carro, um Grand Siena vermelho.
Depois, Paulo falou com o pai por telefone, por volta das 22h, dizendo que estaria voltando para casa, mas não retornou.
O último registro de Paulo no aplicativo de corridas foi por volta das 18h do dia 31, algumas horas antes dos contatos com a família.

LOCAL:

Aconteceu na manhã de terça-feira, 1 de janeiro, a Sessão de Posse da nova diretoria da Câmara de Vereadores e Tupanciretã. A sessão iniciou por volta das 10h, no Plenário João Manuel do Nascimento.
A nova presidência é constituída como presidente Vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos, Vice-presidente vereador Ronaldo Machado Salles, 1º Secretário vereador Luís Valmor da Silva França e 2º Secretário vereador Benezer José Cancian.
A chapa foi eleita com seis votos a favor e três votos em branco, no dia 28 de dezembro.
O presidente do ano de 2018 vereador Benezer José Cancian, Chico Cancian, agradeceu a todos os funcionários da câmara que fizeram parte de sua gestão.
Já empossado o novo presidente da câmara Carlos Oliveira disse que dedica a presidência a todos que o apoiaram e acreditaram em seu trabalho.
O presidente declarou constituída a comissão representativa que será empossada pelo presidente da casa e pelos lideres de bancadas, com assento na câmara e devidamente indicadas pelos presidentes dos partidos. Esta comissão funcionará no período de recesso parlamentar que será do dia 2 de janeiro a 5 de março, declarou Carlos.
A Rádio Tupã transmitiu ao vivo a sessão.

As Rádios Tupã, Clube Um e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Tupanciretã realizaram a 2ª edição do Natal Sem Fome.
O jornalismo da Rádio Tupã na manhã de quinta-feira, 3 de Janeiro de 2019, entrou em contato com a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Cleuci Braz de Souza.
Cleuci explicou que a campanha estava tendo um grande êxito e até a quinta-feira já haviam 1.567 quilos arrecadados. Cerca de 90 famílias já atendidas no município.
A arrecadação foi realizada até dia 6 de janeiro de 2019.
Novamente em contato com Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Cleuci Braz, no dia 7 de Janeiro de 2019, a informação é que a equipe estava realizando o recolhimento das doações nos pontos de arrecadação.
No dia 8 de Janeiro de 2019, em entrevista no Variedades a Secretária Cleuci Braz de Souza falou sobre a 2º Edição da Campanha Natal Sem Fome.
Cleuci disse que está 2ª edição foi uma maravilha com a grande colaboração da comunidade. (Cleuci 1)
A entrega dos alimentos ficou a cargo da equipe de assistentes sociais visando a triagem registrada no sistema da secretaria.
Na 1ª edição foi arrecadado 1.515 quilos atendendo 116 famílias e nesta 2ª edição foram arrecadados 1.646 quilos atendendo 137 famílias, explicou Cleuci. (Cleuci 2)
Cleuci ressaltou a participação da comunidade e a inciativa da Rádio Tupã e Clube Um em realizar a campanha. Também ressaltou sobre a participação dos estabelecimentos comerciais e funcionários da secretaria.
A secretária falou sobre os outros trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Ela disse que a secretaria fechou o ano de 2018 com muito trabalho. Para 2019 pretende continuar com os trabalhos sociais e fazer programas de esclarecimento e divulgação, pois muitas pessoas não tem noção do quanto se trabalha na secretaria.
Cleuci disse que a secretaria está preocupada com a mulher, com os casos de violência doméstica. Ela informou que já está funcionando no CRES o Grupo de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (GAM), trabalhando em prol da mulher vítima de violência.

No dia 9 de janeiro de 2019, durante as informações do Plantão da Brigada Militar o BM Vinicius trouxe informações de uma acidente na Av. Vaz Ferreira, suicídio no bairro Juliana e homem agredido com arma branca.
No dia 8 de janeiro de 2019, por volta das 13h, aconteceu um acidente de trânsito em Tupanciretã.
Segundo informações da Brigada Militar um veículo estava subindo a Rua Capitão Amorim, rua do Posto de Saúde central, seguindo em direção a Av. Vaz Ferreira. Quando foi ingressar na Av. Vaz Ferreira a condutora do veículo não percebeu a presença de um homem de bicicleta que estava atravessando a esquina e acabou atropelando-o.
O ciclista teve escoriações leves e foi encaminhado para a o Hospital de Caridade Brasilina Terra.
A documentação da condutora do veículo estava em dia. (Soldado Vinicius 1)
Também no dia 8, as 21h, a Brigada Militar foi acionada para atender uma ocorrência de suicídio. Na rua Idelfonso Geminiano da Costa no bairro Juliana uma mulher, 32 anos, foi encontrada enforcada. A mulher foi encontrada pelo seu pai. Na residência foi apreendido um aparelho celular o qual existia mensagens que a referida relatava que desejava cometer o suicídio...áudio 2 – 9 janeiro 19...  (Soldado Vinicius 2)
Na madrugada do dia 9h, por volta das 00h, a guarnição foi acionada, pois um homem de 52 anos deu entrada no Hospital de Caridade Brasilina Terra com lesão corporal da orelha esquerda. A vítima relatou que após um desentendimento foi agredida com um golpe de facão, explicou Vinicius.

Na tarde do dia 8 de janeiro, foi recebido um tomógrafo no Hospital de Caridade Brazilina Terra, na presença da Comissão Gestora e Gestora Presidente do HCBT, Alanna Bernardi, do Secretário de Administração, Giovani Dalmás, da Coordenadora Municipal de Saúde, Taynne Vendruscolo e do Dr. Luis Filipe Pippi.
O Dr. Luiz Filipe Pippi investiu em um aparelho de tomografia, o qual foi instalado em uma sala no HCBT, espaço alugado pelo próprio Dr. Luiz Filipe, para atender pacientes encaminhados pelo SUS, convênios e também particular.
Com esse investimento não será mais necessário os pacientes realizarem os exames em outro município.

Na manhã do dia 11 de janeiro, o Soldado Lima trouxe informações de uma ocorrência atendia pela Brigada Militar no dia 10 de janeiro em Tupanciretã.
No dia 10 de janeiro, a BM foi acionada devido informação que havia dois indivíduos detidos por populares atrás do complexo Tupanciretã. Os dois indivíduos estavam no mato do complexo. Os homens estavam com objetos furtados da residência do Sr. Almeida, arrombada horas antes. Os objetos foram reconhecidos pela vitima.
Também foi furtada uma espingarda, calibre 32, não localizada.
Os indivíduos foram presos em flagrante, encaminhados ao Presidio de Júlio de Castilhos.

Na noite de sábado, 12 de janeiro, foi realizado o Baile Municipal de Carnaval de Tupanciretã, com a escolha da Corte para este ano de 2019.
O baile aconteceu no Ginásio Municipal Bonumazão e teve grande participação da população e dos blocos do município.
Rainha infantil teve como vencedora do bloco Verde e Branco Isadora Machado de Oliveira, 1ª princesa do bolo Taí Ana Luiza da Lima Nunes e 2ª princesa do bloco Panelão Larissa Viana Ramos.
Para rainha Adulta a vencedora foi Ane Gabriele Aquino Ramos do bloco Abre Alas, 1ª princesa Kailaine Cavaleiro Bueno do bloco Verde e Branco e a 2ª princesa Danielle Silva do bloco Sem Preconceito.
A melhor torcida adulta teve como ganhador o bloco Abre Alas.

A Rádio Tupã na manhã do dia 23 de janeiro, recebeu a informação sobre um acidente na PR 280, saída de Pato Branco-PR sentido a Vitorino-PR envolvendo um veículo Focus com Placas de Tupanciretã. A Rádio Tupã entrou em contato com o Capitão José Batista dos Santos da Polícia Militar Rodoviária Estadual, o qual confirmou sobre o acidente que ocorreu na manhã de terça-feira, 22, envolvendo os veículos: Focus com Placas de Tupanciretã e Saveiro com placas de Vitorino. Pelo que foi levantado no local, o motorista da Saveiro estaria ultrapassando um caminhão quando colidiu frontalmente contra o Focus, que trafegava no sentido contrário. Com o impacto da colisão, se desprendeu a roda dianteira da camionete Saveiro, lado do motorista. Pedaços de ambos os veículos teriam atingido um caminhão, placas do município de Coronel Vivida-PR que trafegava em direção a Vitorino. O motorista da Saveiro, 73 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada em casa hospitalar. O condutor e a passageira do Focus sofreram ferimentos leves. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Samu e encaminhadas para receberem cuidados médicos em Pato Branco. O Capitão José Batista disse ainda que não poderia repassar mais informações sobre o condutor e a passageira do veículo com placas de Tupanciretã.

Por volta das 20h40min de quinta-feira, 24 de janeiro, ocorreu roubo de defensivo agrícola na Granja Pinheiro, na localidade Três Árvores, em Tupanciretã.
No dia do fato um funcionário que trabalha na propriedade rural, Romualdo dos Santos, verificou movimento de pessoas na propriedade. Quando foi perguntar o que estavam precisando foi rendido pelos indivíduos. Romualdo foi amarrado e colocado em um quarto da residência. Após os acusados saírem da propriedade, o funcionário conseguiu se desamarrar e avisar o Gerente da granja, Lucas Barcelos, que foram roubados 190 litros de Fungicida FOX, no valor de R$ 169,00 o litro, totalizando R$ 32.110,00. Também foi roubado o aparelho de telefone celular do funcionário, da marca Samsung. Romualdo não foi lesionado.
A proprietária da granja Júlia Caroline Danielli estava viajando e orientou Lucas a realizar o registro da ocorrência.
Já na madrugada do dia 25 de janeiro, por volta das 4h, estavam sendo aplicado veneno na lavoura da Agropecuária São Carlos em Carajá Grande, Jóia.
O motorista que estava levando água no caminhão foi abordado por três indivíduos que acabaram roubando o veneno que também estava no caminhão. Foi roubado 180 litros de veneno.
Os meliantes chegaram com as luzes apagadas de uma camionete Estrada ou Montana vermelha e abordaram o motorista. Eles estavam encapuzados e armados.
A ocorrência foi registrada na Policia Civil.

Incêndio foi atendido pela Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã (ABVT) no dia, 26 de janeiro, as 16h, na localidade do Capão Ralo, interior do município de Tupanciretã. O incêndio aconteceu em um galpão onde havia peça de moradia. O morador do local Trabalhador Rural Jaime Gertrudes informou que por volta da 15h30min estava fora da peça em outra parte do galpão e quando notou já tinha fumaça, tentando entrar não conseguiu, tirando alguns objetos e pertences próximos à porta. Saiu em seguida foi até a sede da propriedade pedir apoio e ao retornar o fogo já estava avançado, mas os moradores e vizinhos ajudaram da forma que podiam para reduzir o fogo até a chegada dos Voluntario que seguiram reduzindo o fogo e também fizeram o rescaldo interno bem como resfriar as paredes e umedecer o resto da estrutura do galpão. Ninguém ficou ferido, apenas danos materiais como geladeira, fogão, camas, armários, roupas pessoais e cama, bem como a documentação da família.

FEVEREIRO 

REGIONAL:

A Câmara dos Deputados deu início no dia 1 de fevereiro a um novo mandato de quatro anos com o maior percentual de novatos e de mulheres em mais de 30 anos. O número de partidos também é recorde: 30.
Dos 513 deputados que tomam posse, 244 são estreantes na Câmara, o equivalente a 47,6%. O percentual é ligeiramente inferior ao registrado na eleição da Assembleia Constituinte, em 1986, de acordo com cálculos divulgados pela Agência Câmara. Naquela ocasião, 48,3% dos parlamentares estavam no primeiro mandato.
Depois disso, houve um percentual de 45,7% em 1990 e índices abaixo dos 40% até 2014. O levantamento já leva em conta os deputados que tomarão posse no lugar de Jean Wyllys (PSOL-RJ), que renunciou ao mandato, e de Wagner Montes (PRB-RJ), que morreu no sábado (26). São eles: David Miranda (PSOL-RJ) e Jorge Braz de Oliveira (PRB-RJ).
Apesar da renovação, nem todos os parlamentares estreantes na Câmara são novatos na política. Mais da metade (52,7%) já se elegeu para outros cargos: prefeitos, vereadores, deputados estaduais, senadores e governadores, por exemplo. Esse grupo soma 128 deputados.
Entre os que já estavam na Câmara dos Deputados, os três mais longevos estão indo para o 8º mandato.

Um homem morreu na noite do dia 2 de fevereiro em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, depois de ser baleado. A vítima foi identificada como Vanderlei de Lima. O caso ocorreu no bairro Santa Maria. Segundo a Polícia Civil, Vanderlei teria recebido um pedido de ajuda de uma sobrinha, que estaria sendo ameaçada pelo companheiro. Ao chegar na casa, a vítima foi surpreendida com um tiro. O homem chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

LOCAL

Na tarde do dia 1º de fevereiro, por volta das 14h30min a Brigada Militar de Tupanciretã foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal por arma branca, no bairro Ana Terra, Cohab. Quando a BM estava a caminho para atender a ocorrência, foi informada através de ligação que a vítima já havia sido socorrida por terceiros e levada até o Hospital de Caridade Brasilina Terra, dando entrada às 15h. O homem foi esfaqueado, recebendo em torno de 15 facadas, a maioria na região torácica. Ele chegou em estado grave e passou por cirurgia no HCBT. Segundo informações da Policia Civil, através do inspetor Jacir e Delegado Adriano o autor seria o cunhado da vitima e o motivo seria desavença familiar. O suspeito da autoria fugiu. A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio. O homem passou por cirurgia no HCBT, na sexta-feira, 1. Ele teve perfuração no intestino e baço.

Um incêndio foi atendido pela Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã (ABVT) no dia 6 de fevereiro, as 16h, no bairro Ana terra.
Em entrevista no Variedades no dia 7 de fevereiro, o Assessor de Imprensa da ABVT Luiz Afonso Costa falou sobre incêndio atendido.
A ação em combate a fogo em vegetação, no bairro Ana Terra, aconteceu em vegetação rasteira em área publica no bairro.
Luís Afonso disse que a Brigada Militar notificou a ABVT, a pedido dos moradores do bairro, que estava acontecendo o incêndio. (Luís 1)
Afonso explicou que um cidadão estava queimando cisco, se descuidou, e o fogo se alastrou. Na localidade existe varias casas próximas. (Luís 2)
Ele orientou os munícipes para não colocarem fogo nestas regiões próximo a casas, pois é muito perigoso.
O incêndio foi controlado e não houve nenhum ferido e nem danos matérias no local.

Após o vento forte que atingiu Tupanciretã no dia 11, Mendesá Silveira, sua esposa e dois filhos, tiveram sua casa de alvenaria com cobertura de Brasilit, destelhada no bairro Pedreira II.
Segundo informações da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, ABVT, que atendeu a ocorrência, um morador vizinho desta região solicitou apoio dos BV para atender seu vizinho, Mendesá, morador do bairro Pedreira II, que tinha perdido o telhado de sua residência. De pronto foi comunicado e solicitado apoio a Defesa Civil do município que disponibilizou a lona necessária para o atendimento de primeiro momento. Já no local com o apoio de vizinhos foi instalada uma cobertura provisória com lona na residência para seguir abrigando a família visto que a mesma não teve nenhum dano maior.
Por volta das 00h50min de domingo, 17 de fevereiro, a Brigada Militar atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito em Tupanciretã. Um veículo estava seguindo no sentido centro/bairro, na C. Luiz Azevedo, abaixo da rotula. O condutor perdeu o controle do veículo e colidiu na grade de uma residência. O homem não ficou ferido, apenas danos matérias. O veículo foi recolhido por estar com o licenciamento vencido e o condutor, que não era habilitado, respondeu a um termo circunstanciado por dirigir veículo gerando perigo e dano.
Em entrevista no dia 18 de fevereiro, o Pároco Cristiano Quatrin falou sobre pessoas que estavam visitando as casas dizendo ser da igreja.
Ele disse que estas pessoas, se diziam irmãs do Arauto do evangelho em São Paulo, e estão visitando nas casas pedindo ajuda, arrecadando dinheiro. O padre disse que há não problemas em receber, mas estas pessoas não tem autorização, não estão vinculados com a paroquia Mãe de deus.
Padre Cristiano ressaltou que não é nada relacionado a paróquia.
Pároco disse que todos tem a liberdade de colaborar ou não, mas lembrou de que existem as ações no município que podem ser ajudadas.

Na manhã do dia 21 de fevereiro, por volta das 6h, Francielle Abreu estava correndo na Av. Padre Rogue Gonzáles, no sentido Frigorifico / centro, quando um automóvel que estava na Rua Domingos Gonçalves Terra, rua da sede do bloco Taí, entrou na esquina em que da acesso a Padre Roque Gonzáles, sem parar na parada obrigatória, e acabou atropelando Francielle Abreu.
Em contato com a mãe da vítima, Marina Abreu, ela passou a informação de que Francielle teve algumas escoriações, levou seis pontos na cabeça e três pontos na boca. Ela está sendo encaminhada para Santa Maria para realizar Raio X no joelho e tomografia, pois a batida na cabeça foi forte. No momento do atropelamento o motorista deu assistência a Francielle e a levou ao Hospital de Caridade Brasilina Terra. O motorista disse que o sol atrapalhou sua visão. “Sobre meu atropelamento apenas um susto, escoriações e alguns pontos. Estou bem graças a Deus “, publicou em uma rede social Francielle. Fran Abreu tem seu grupo de corrida chamado Runnes, o qual já participou de várias maratonas levando o nome de Tupanciretã para vários locais da região e até mesmo fora do estado.

Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, ABVT, atendeu ocorrência de incêndio no dia 20 de fevereiro, no Complexo Tupanciretã, a antiga Emater.
Por volta das 19h a ABVT foi acionada para conter incêndio no Complexo Tupanciretã, na área de divisa com assentamento.
Em contato com Luís Afonso Costa não houve grandes danos. Um residual de galhos, restos de arvores que caíram com o temporal, estavam pegando fogo. Luís acredita que alguém tenha colocado fogo no local. O incêndio não atingiu grande proporção, ficando localizado.
A ABVT foi até o local e realizaram um acerco e a situação foi contornada.


Em entrevista na manhã de segunda-feira, 25 de fevereiro, no Variedades a Coordenadora do RotaKids de Tupanciretã Sandra Pich, membro do Rotary Club Tupanciretã Julieta Lopes e membros do RotaKids Isabela Pillar e Maria Cecilia Mello Silva, falaram sobre o 1º Acantonamento Kids Tupanciretã.
O evento aconteceu no dia 23 de fevereiro, no Olho da Cobra.
O evento é uma ação ambiental de ideia Rotariana envolvendo o Respira Tupã, Bombeiros Voluntários e Secretaria Ambiental.
Foi realizada uma mini expedição com membros do Rotakids, estudo e conhecimento da flora e fauna da região do Olho da Cobra.
Aconteceu também estudo de solos e resíduos, ações e noções com práticas de escotismo.
Foram 19 integrantes do Rotakids participando do evento.
Sandra disse que a primeira ideia era realizar um acampamento após sugestão das crianças, mas em consequência de algumas crianças serem muito jovens foi decidido realizar o acantonamento.
Julieta disse que para preservar é necessário conhecer. Ela explicou que eles prepararam o local para que as crianças conhecerem de varias formas.
Durante o evento foi contada a lenda do Olho da Cobra.
Maria Cecilia, de 9 anos, disse que quando foi confirmado o acantonamento, ela ficou muito ansiosa. Mari também falou que gostou de tudo, principalmente da trilha que oportunizou um grande contato com a natureza e os animais.
Isabela, de 8 anos, disse que o evento foi melhor do que esperava. Ela explicou algumas brincadeiras realizadas.
Maria e Isabela falaram que o ar no local era puro, parecendo mais leve.

Nesta manhã do dia 25 de fevereiro, o Soldado Ffner trouxe as informações das ocorrências atendidas pela Brigada Militar. No domingo, 24 de fevereiro, por voltas das 9 horas, um trem atropelou um homem em Tupanciretã. O ferido foi identificado como Antônio Carlos dos Santos Santos. Segundo a enfermeira Nara França, do Hospital de Caridade Brasilina Terra, o homem chegou bastante ferido, pois a composição o arrastou por alguns metros, deixando uma das pernas na possibilidade de ser amputada do joelho para baixo. O ferido também apresentava escoriações na cabeça. O acidente aconteceu nos trilhos de acesso à Vila Operária, a 200 metros do bar do Clarinto (entrada próxima ao Quadro do Frigorífico). Segundo o soldado Leandro, a Brigada Militar foi acionada pelo maquinista Bruno Silva da Rosa, de Cruz Alta. O trem trafegava no sentido Júlio de Castilhos-Cruz Alta. O maquinista relatou para a Brigada Militar que a vítima estava com as duas pernas em cima dos trilhos, e que ele teve dificuldade de avistar Antônio Carlos em virtude de estar posicionado em uma curva, num ponto de pouca visibilidade. Bruno informou que quando viu a vítima, acionou os freios de emergência; mesmo assim, três locomotivas passaram por cima de uma das pernas. Segundo a enfermeira Nara, Antônio Carlos dos Santos Santos foi atendido pelo SAMU e pelo médico plantonista Dr. Adonir Belmiro Campara que, pela gravidade dos ferimentos, encaminhou o mesmo para o Hospital São Vicente, em Cruz Alta. O homem passou por cirurgia, foi amputada sua perna.

Em entrevista na manhã do dia, 27 de fevereiro, o Vice prefeito de Tupanciretã Gustavo Simões Lírio falou sobre sua viagem a trabalho para Porto Alegre.
Gustavo comentou que no dia 13 de fevereiro, ele juntamente com o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, foram a Porto Alegre onde participaram de várias audiências com os secretários do novo governo. Foi realizada audiência com o Comando Geral da Brigada Militar Mário Yukio Ikeda. Ikeda prometeu ainda para este ano mais policias e uma viatura para Tupanciretã.
Também estiveram em audiência na Secretaria de Educação com o diretor geral Paulo Magalhães onde foram encaminhados alguns pedidos como veículos para a secretaria de Tupanciretã. Também mais Professores e serventes, merendeiras para as escolas do município.
Na Secretaria de Transporte foi debatido sobre a estrada RS-377 que está em precária situação. A RS liga Tupanciretã a Santiago. Foi realizado pedido de urgência de restauração da RS-377. O estado tem dívida e por este motivo os materiais para restauração ainda não foram liberados.
Foi realizada audiência com a assessoria do governador Eduardo Leite para marcar o dia da Abertura da Colheita da Soja que prevista para o dia 29 de março.
No dia 26 de fevereiro, o vice-prefeito retornou novamente para reforçar os pedidos tratados nas audiências realizadas no dia 13.
Na Secretaria da Agricultura foram realizadas algumas solicitações como a possibilidade de novas máquinas para Tupanciretã. Na segunda quinzena de março ficou marcada uma audiência com o secretário responsável para tratar sobre o caso.

MARÇO

Um motorista de aplicativo foi esfaqueado durante um assalto no Centro de Porto Alegre na noite do dia 28 de março. Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 23h30, o motorista estava atendendo uma chamada, próximo ao Hospital Santa Casa, quando um homem o abordou e anunciou o assalto. O crime ocorreu na Rua Desembargador André da Rocha. Conforme o boletim, o motorista teria reagido, e levou uma facada no lado esquerdo do tórax. De acordo com o delegado Rodrigo Reis, um casal participou do assalto. Eles fugiram com o carro do motorista. O homem esfaqueado foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

No final da tarde de sexta-feira, 8 de março, um temporal atingiu o município de Não-Me-Toque e região causando prejuízos. Houve queda de árvores, como na ERS-142, entre Carazinho e Não-Me-Toque, o que causou o bloqueio da pista, provocando filas de veículos. O temporal de curta duração também danificou diversos estandes que já estavam praticamente concluídos para a abertura da 20º Expodireto que estava marcada para iniciar na segunda, dia 11 de março. O vendaval rasgou lonas, danificou a rede elétrica, mobiliários entre outros. Não há relatos de feridos. São esperadas cerca de 250 mil pessoas na feira. A organização não divulgou quantos expositores foram afetados pelos estragos. Os reparos foram feitos ao longo do final de semana e o evento teve início normalmente.

Uma jovem de 22 anos foi morta, na madrugada de domingo, 10 de março, em Santa Maria, na Região Central do estado. De acordo com a polícia, Fernanda Hoffmeister tinha sinais de perfuração, no pescoço, por um objeto cortante, e foi enforcada com um fio de computador. Um amigo, que morava no mesmo apartamento, arrombou a porta do quarto dela e a encontrou sem vida, durante a tarde. A polícia aponta como principal suspeito pelo crime o namorado de Fernanda, Mauricio Rodrigues da Silva, de 22 anos. Após o crime, ele fugiu para São Vicente do Sul, a 80 quilômetros de Santa Maria, onde morava e cometeu suicídio. Fernanda era estudante de engenharia química na Universidade Federal de Santa Maria. O crime foi investigado pela Delegacia de Atendimento à Mulher.

LOCAL


A Rádio Tupã recebeu a informação de que na manhã de sexta-feira, 1º de março, ocorreu um acidente na BR 158, na localidade do Passo dos Buracos. Em contato com o Policial Rodoviário Federal, Sartori, o mesmo informou que a equipe foi acionada por volta das 8h para atendimento ao acidente. Ele informou também que foi acionada a Polícia Civil de Júlio de Castilhos.
Um caminhão de Dom Pedrito colidiu lateralmente com uma carreta emplacada em Roque Gonzales que vinha no sentido Santa Maria/Cruz Alta. Após o caminhão colidiu frontalmente em uma ambulância de São Pedro do Sul e em outro caminhão de Sananduva.
Um paciente que estava sendo transferido na ambulância veio a óbito.
O paciente da ambulância estava em uma maca dentro da ambulância que viajava de São Pedro do Sul para Cruz Alta, local onde passaria por um procedimento cirúrgico. O motorista da ambulância teve lesões graves e foi encaminhado ao hospital em Santa Maria. Os demais envolvidos tiveram lesões leves e foram encaminhados ao hospital em Júlio de Castilhos, por equipes do SAMU e bombeiros. O motorista da carreta, o qual a PRF não soube confirmar se era natural de Roque Gonzales, não se feriu.

Na noite de sábado, 2 de março, as 20h, aconteceu o desfile de carnaval 2019, na Avenida Vaz Ferreira, em Tupanciretã. O evento reuniu grande público no centro de Tupanciretã.
A Corte Adulta e Infantil realizaram a abertura do desfile.
Além da corte neste ano de 2019 o Desfile de Carnaval de Rua em Tupanciretã contou com a presença de 11 entidades Carnavalescas.
Cada bloco e entidade realizaram um belo desfile na avenida, trazendo muita alegria e diversão para o público presente.
As festividades de carnaval seguem até a quarta-feira de cinzas.
Durante o desfile foi entregue a chave do município para o Rei Momo do carnaval 2019.
Varias autoridades estavam presentes no desfile e no palanque oficial na praça Cel. Lima como o Prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza, Primeira dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Cleuci Braz e a Secretária de Esporte, Cultura e Turismo Janete Secchi, também organizadora do Desfile de Carnaval e Baile Municipal já realizado.
Durante a abertura do evento no palanque oficial a Secretária de Esporte, Cultura e Turismo Janete Secchi disse que a Secretaria de Cultura tem o objetivo de proporcionar o bem estar a todas as pessoas do município. Por este motivo a maior festa popular brasileira não poderia faltar neste ano. Ela agradeceu a todos os blocos carnavalescos envolvidos. (Janete 1)
O prefeito Carlos Augusto Brum de Souza saudou os presidentes dos blocos pelo trabalho realizado, organização para que o carnaval ocorra na melhor qualidade com ambiente de respeito. “E isso é o que queremos. Um carnaval de paz, alegria e tranquilidade”, disse o prefeito. (Prefeito Carlos 1)
A Rainha Municipal Ane Gabriele Aquino disse que o desfile é o ponto mais alto do carnaval após toda a preparação dos blocos, da diretoria, todos preparados para alegrar a noite.
A Rainha Infantil Municipal Isadora Machado de Oliveira disse que as visitas, já realizada em alguns blocos foram boas.
O Rei Momo Valdemir Dias Veiga, o Neneco, sobre as visitas falou que os blocos são muito receptivos. Ele disse que o carnaval é brilho, alegria, folia, mas tudo dentro do seu limite. Ele desejou a todos um bom carnaval com grande respeito.

Na tarde de domingo, 3 de março, um jovem tupanciretanense se afogou na praia de Quintão, litoral Norte do Estado, no município de Palmares do Sul e foi localizado nesta terça-feira, 5, por volta das 12h, próximo à guarita 220. O corpo foi removido para o IML de Osório segundo informações prestadas pela Funerária RHema, a qual transladou o corpo de Jordan Weslley Pascotin de Souza de 20 anos para Tupanciretã. Jordan é natural de Tupanciretã, e foi criado pela sua tia, mas residia em Alvorada com sua mãe. O jovem passava o carnaval na praia com a família. Em contato com a tia de Jordan a informação é que o jovem estava com sua família na Praia de Quintão, no domingo, dia 3. Ele não sabia nadar e foi puxado por uma onda. Alguns familiares tentaram ajudar Jordan, mas não foi possível. No local supostamente existe um buraco onde o corpo de Jordan teria permanecido até esta terça-feira, 5, quando o mar ficou calmo e o corpo foi localizado em estado de decomposição.

Na madrugada do dia 07 de março, por volta da 1h, os Bombeiros Voluntários de Tupanciretã foram acionados para atender a um incêndio na Comunidade do Assentamento Conquista da Esperança, próximo a localidade do Batú. O porta voz da ABVT Luís Afonso foi entrevistado no Variedades.
Ele explicou que o local fica localizado na divisa com o Complexo de Tupanciretã.
O incêndio foi em um galpão da propriedade do agricultor familiar Marciano Pereira. Ao chegar no local foi combatido a parte final e realizado o rescaldo visto que os vizinhos e com o apoio de um trator com tanque já tinham combatido boa parte do sinistro.
O proprietário chegou em sua residência por volta da meia noite e passados 30 minutos notou algo estranho, saiu no pátio e avistou fumaça e labaredas no galpão da sala de ordenha. O mesmo tentou apagar, mas o fogo se alastrou por toda a sala, queimando toda a estrutura, resfriador, máquina de ordenha, motosserra, geladeira, triturador e outros itens. Ele contou com a ajuda de vizinhos. logo em seguida com a equipe da ABVT apoiada por Luiz Koch, Luiz Afonso e Billi foi finalizado evitando um dano maior para galpão anexo e a própria residência da família.
Foram perdidos vários equipamentos da sala de ordenha, como resfriador. Outros equipamentos como geladeira, moto serra. O combate protegeu outro galpão que existe ao lado. Ninguém ficou ferido. Luís Afonso disse que talvez o motivo do incêndio tenha sido um curto-circuito.

Na manhã de quarta-feira, 13 de março, foi arrombado o Laboratório Hemolab Análises Clínicas, em Tupanciretã, na Rua Dona Constança, centro da cidade. A porta da frente foi estourada e foi levado do local uma TV LCD 32’’. Não houve suspeitos.

A Policia Civil de Tupanciretã recuperou na tarde de quinta-feira, dia 14 de março, vários objetos que haviam sido furtados em Tupanciretã. A investigação começou após o arrombamento seguido de furto que ocorreu na madrugada de quarta-feira, dia 13, no Laboratório Hemolab, no centro da cidade, na Rua Dona Constança 51. Naquela madrugada foi arrombada a porta da frente e roubada uma TV Sony de 32 polegadas. De posse de imagens de câmeras e informações anônimas da comunidade, a Policia Civil chegou a autoria do crime e a identificação do receptor dos objetos. Na tarde de quinta, 14 de março, a Policia Civil solicitou a Justiça um pedido de busca e apreensão na casa do receptor. Com a autorização judicial foi feita a busca na residência localizada no Bairro Gaúcho. No local foi encontrada a TV furtada e vários outros objetos suspeitos de serem originários de roubos. A Policia Civil ouviu a companheira do receptor e a liberou. O casal foi acusado de receptação. O autor do furto foi identificado, mas não foi localizado.

Na noite de domingo, 17 de março, o Posto 2001 de Tupanciretã foi assaltado. Em contato com uma colaboradora do posto, a mesma informou que um indivíduo entrou no estabelecimento por volta das 20h40min e anunciou o assalto. Usando um chapéu, óculos e portando um revolver, pediu para que a colaboradora entregasse o dinheiro do caixa. Após o assalto o indivíduo saiu com o dinheiro sem machucar ninguém. Em contato com o gerente do estabelecimento, Clemerson Barbosa Pereira, o mesmo informou que no momento do assalto não havia clientes no local, somente dois colaboradores.

No sábado, 30 de março, aconteceu em Tupanciretã, a 12ª Edição da Abertura Oficial da Colheita da Soja no Estado do RS, no Complexo Tupanciretã. O evento contou com a participação do Governador do Estado, Eduardo Leite e com a presença de autoridades locais, do Estado e do País, marcando o início da colheita da safra 2019. Após a cerimônia com os pronunciamentos das autoridades, o governador falou rapidamente com a Rádio Tupã. Eduardo demonstrou alegria em participar da abertura e parabenizou o município pelo destaque na produção de soja. (Eduardo 1) O prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza falou que é importante trazer o governador ao município, para que ele possa sentir quais as necessidades. (Carlos 1) Prefeitos de outros municípios estavam presentes no evento, o Prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena, em entrevista, disse que é compromisso e obrigação se fazer presente na abertura da colheita da soja. O Presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Gustavo Terra, falou sobre as precárias condições da infraestrutura e logística do interior do município que prejudicam o produtor.  (Gustavo 1) O Secretário da Administração de Tupanciretã, Giovane Dalmás falou que a expectativa quanto ao evento se totalizou Disse que é uma satisfação organizar e receber as autoridade em mais uma Abertura Oficial da Colheita da Soja. A Secretária Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Janete Secchi, disse que o dia de sol foi abençoado para o evento, que contou com a presença de muitas autoridades e muitos produtores. Janete falou também sobre a satisfação de ter realizado mais uma abertura da colheita com sucesso. O Presidente da Câmara de Vereadores de Tupanciretã, Carlos Augusto Oliveira dos Santos disse que o evento saiu a contento de todos e que as reinvindicações ao governador foram feitas, principalmente para o trajeto Tupã-Santa Tecla. O vice-prefeito, Gustavo Simões Lírio, disse que a abertura foi um grande evento e falou sobre a satisfação e alegria em receber Eduardo para o evento. Tupã transmitiu ao vivo a 12º Abertura da Colheita da Soja.


  • (Eduardo 1)
  • (Janete 1)
  • (Carlos 1)
  • (Luís 2)
  • (Luís 1)
  • (Vinicius 2)
  • (Vinicius 1)
  • (Cleuci 2)
  • (Cleuci 1)


Voltar

Entrevistas

  • Previsão de Tempo para esta terça-feira 180220
    • Previsão de Tempo para esta terça-feira 180220

    • 18/02/2020 15:48:45
  • Em entrevista no Variedades na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, o Gerente Técnico da Cooperativa Agropan Renato Nicolodi. Ele falou sobre a situação das lavouras.
    • Em entrevista no Variedades na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, o Gerente Técnico da Cooperativa Agropan Renato Nicolodi. Ele falou sobre a situação das lavouras.

    • 18/02/2020 15:27:34
  • Juliana Schio Balzan - Secretária de Esporte, Cultura e Lazer. Fala sobre Secretária de Esporte, Cultura e Lazere carnaval 2020.
    • Juliana Schio Balzan - Secretária de Esporte, Cultura e Lazer. Fala sobre Secretária de Esporte, Cultura e Lazere carnaval 2020.

    • 18/02/2020 15:26:12

Últimos recados

    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 22.12.2019
    • Marizane Rodrigues
    Parabéns à terra da Mãe de Deus que completou 91 anos de história nesse sábado 21 de Dezembro????????e um grande abraço do tamanho do Rio Grande do Sul tchê à minha mãe Iolanda e minhas irmã Maura do Bairro Elizabeth se possível quero ouvir a música "Mãe Campeira" tudo de bom aos meus conterrâneos desta terra amada!
    • 19.11.2019
    • Jaidison e Michele
    Somos de Rosario do Sul estamos conectados com voces abraço
    • 14.10.2019
    • Jaco teixeira
    Gostaria de ouvir iguaria campeira com grupo rodeio e o ofereço a todos meus amigos e familiares de tupancireta
    • 16.07.2019
    • Alberto Henrique Gress
    Adroaldo Ribeiro de Moura, perdeu seus documentos, e está comigo no mercado Gress, Favor quem ver ele comunique o, obrigado !

Categorias