Notícias

27/12/2019 15:39:09

Retrospectiva 2019 - Julho, Agosto e Setembro

Retrospectiva 2019 - Julho, Agosto e Setembro

JULHO

LOCAL/REGIONAL:

Na tarde de quarta-feira, 3 de julho de 2019, a Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, sob coordenação do Delegado Adriano W. De Rossi, prendeu em flagrante uma mulher, de 19 anos, por tráfico de drogas no bairro Gaúcha.
O delegado Adriano de Rossi foi entrevistado no programa Variedades do dia 4 de julho de 2019.
Ele explicou que já havia uma investigação há alguns meses, que no local seria um ponto de venda e distribuição de drogas. A equipe teve a informação que quarta-feira, 3 de julho de 2019, teria chegado um carregamento da Região Metropolitana e seria distribuído no município. Sendo assim foi realizado o mandado de busca. (Delgado Adriano 1)
Segundo o delegado quando chegaram no local a mulher não reagiu a prisão. Ele ressaltou que houve dificuldade em encontrar as drogas. Foi em torno de 1h procurando as drogas, disse o delegado.
Foi apreendido um tijolo de cocaína pesando 537 gramas, uma bucha de cocaína pesando 10 gramas, um tijolo de crack pesando 484 gramas, 3 pinos com cocaína prontos para venda, 774 pinos vazios que seriam preenchidos com cocaína para venda, R$ 90,00 em dinheiro, uma balança e 2 giletes para fracionar a droga. Um aparelho celular que foi roubado no dia 30 de abril deste ano em Tupanciretã também foi recuperado no local. Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, a presa foi encaminhada ao Presídio Regional de Santa Maria onde ficará à disposição da Justiça.
O delegado destacou que é muito importante para as investigações o registro de ocorrências.
A presa é natural de São Marcos/RS e não possui antecedentes policiais. O delgado disse que a presa veio com este objetivo, distribuir e vender drogas na cidade.
O delegado afirmou que vem vindo indivíduos de fora para Tupanciretã, até mesmo facções da Região Metropolitana tentam “criar raízes” em cada cidade que é possível.
O delegado Adriano disse que os consumidores não são apenas indivíduos que cometem furto e roubo para alimentar seu vicio. Está é uma pequena parcela de consumidores. Grandes partes dos consumidores não cometem furtos, não estão ligadas ao crime, mas mesmo assim estão alimentando uma ampla cadeia e rede de delitos patrimoniais e em certos casos delitos contra a vida.
Os usuários de drogas apreendidos, em alguns casos, na Delegacia confirmam de quem compraram as drogas. Já no processo judicial acabam dizendo outra coisa, disse Adriano.

Um senhor chamado Mindo Minuzzi estava desaparecido desde domingo, 7 de julho de 2019, no Rincão da Gloria em Jari.
Segundo informações do Sargento Achiles da Brigada Militar de Jari, o senhor Mindo saiu as 9h30 no domingo para buscar lenha e acabou não retornando.
Segundo Achiles o senhor já havia sofrido de depressão.
Foram realizadas buscas na região com o apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, Policia Ambiental da Brigada Militar de Santiago. (Sargento Achiles 1)
Por volta das 9h50 de terça-feira, 9 de julho de 2019, a sobrinha de Mindo publicou em uma rede social que o senhor havia aparecido e estaria bem.
A Rádio Tupã em contato com familiares de Mindo teve a informação que o idoso retornou para casa por conta própria por volta das 9h e esta bem. A família acredita que Mindo estava no mato próximo da residência. O idoso estava com vergonha de voltar pra casa, pois tinha pensado em cometer suicido e acabou desistindo, segundo conta a família.

Em entrevista no programa Variedades no dia, 11 de julho de 2019, o Presidente do E.C Gaúcho João Carlos da Costa Padilha (Jango) falou sobre os 100 anos do Clube, jogo de domingo, Copa Diário de Santa Maria.
O Esporte Clube Gaúcho foi fundado em 3 de setembro de 1919. Serão comemorados 100 anos e atividades serão realizadas em setembro. A sede, desde a fundação do clube, continua a mesma no Estádio Bento José pinto.
No domingo, 14 de julho de 2019, aconteceu a abertura da 3ª Edição da Copa Diário, antiga Copa Razão, em Tupanciretã as 15h, no estádio Bento José Pinto.

Em entrevista no programa Variedades na manhã de terça-feira, 16 de julho de 2019, a Gestora Presidente do HCBT, Alanna Bernardi e o Prefeito Municipal, Carlos Augusto Brum de Souza falaram sobre melhorias e investimentos para o HCBT. Alanna lembrou que no dia 02 de dezembro de 2016 houve a necessidade da intervenção da Administração Municipal junto ao hospital do munícipio, devido à situação precária do mesmo e o risco da instituição ser fechada. Após a intervenção, a diretoria do hospital realizou um planejamento buscando melhorias para o hospital, conforme disse Alanna. A gestora contou ainda, que a parceria com a Prefeitura está dando retorno para o Hospital e que a instituição vem melhorando desde o final de 2016, com pleno funcionamento, realizando cirurgias e prestando assistência à comunidade e mais 12 municípios. Alanna citou alguns aparelhos adquiridos para a melhoria do funcionamento do hospital. Alanna disse também que um gerador novo precisou ser adquirido após o temporal em 2017, uma vez que o antigo queimou. A presidente contou ainda, que atualmente todos os funcionários trabalham uniformizados e que os serviços de lavanderia e portaria são terceirizados para um melhor atendimento junto a comunidade. Alanna agradeceu a parceria da Prefeitura e também da comunidade que constantemente ajuda o hospital. O Prefeito afirmou que o objetivo do trabalho que a Administração realiza junto ao hospital é que ele funcione com qualidade. O município vem negociando algumas coisas do passivo e ajudando em situações momentâneas, conforme Carlos.

Na manhã de sexta-feira, 19 de julho de 2019, o Soldado Leandro passou informações sobre as ocorrências atendidas pela Brigada Militar nas últimas 24h em Tupanciretã. No final da tarde de quinta-feira, 18 de julho de 2019, a equipe da BM atendeu ocorrência de lesão corporal no bairro Pedreira, agressão referente à Maria da Penha. A equipe também atendeu ocorrência de dano em residência no bairro Moraes conforme disse Soldado Leandro.
Na manhã de segunda-feira, 22 de julho de 2019, o Sargento Cezar passou informações sobre as ocorrências atendidas pela Brigada Militar no final de semana em Tupanciretã. Na tarde de sexta-feira, 19 de julho de 2019, a motocicleta da vítima de latrocínio foi recuperada pela BM de Tupanciretã. Na madrugada de sábado, 20 de julho de 2019, um indivíduo, foi detido após o entrar em um estabelecimento comercial, no centro e furtar objetos. Ainda no sábado, pela manhã, a guarnição atendeu ocorrência de Maria da Penha no bairro Severo da Rosa. Na madrugada de domingo, dia 21 de julho de 2019, a guarnição atendeu ocorrência de abigeato no interior de Tupanciretã, conforme disse Sargento Cezar.
O prefeito Carlos Augusto Brum de Souza assinou o Decreto Municipal nº 5648, o qual atualiza os valores da contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP). O cálculo do valor a ser pago leva em consideração o consumo de energia dentro da classificação de consumidor, sendo duas: consumidor residencial e consumidor comercial, industrial, poder público e serviços públicos. A nova tabela entrou em vigor a partir do dia 1° de agosto de 2019.


Na manhã de quinta-feira 25 de julho de 2019, a Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, sob coordenação do Delegado Adriano W. De Rossi, cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 27 anos. O homicídio ocorreu em 21 de junho deste ano de 2019, no bairro Marcial Terra, ocasião em que o preso teria efetuado dois disparos em direção à vítima, sendo que um deles atingiu a região lateral esquerda do abdome. A motivação seria em virtude de uma desavença por danos causados pela vítima no automóvel do preso. A prisão ocorreu na Delegacia de Polícia após interrogatório do acusado. O capturado possui antecedentes policiais por disparo de arma de fogo, ameaça resistência, desacato e estupro de vulnerável. Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, o homem foi encaminhado ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.

No final da noite de domingo 28 de julho de 2019, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, sob coordenação do Delegado Adriano Winkelmann De Rossi, e com apoio da Brigada Militar de Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado e da Polícia Rodoviária Federal, aprendeu em flagrante dois menores, de 17 anos, por latrocínio na sua forma tentada... áudio 3 – 29 julho 19... No início da noite de domingo os dois menores solicitaram uma corrida para a vítima, no bairro Beck. Durante o trajeto, em uma estrada de chão do assentamento Santa Rosa, anunciaram o roubo, estacionaram o veículo, colocaram a vítima no porta-malas e efetuaram dois disparos. Deslocaram até uma ponte que fica no km 6 da RST 392 para esconder o corpo... áudio 4 – julho 19... Como a vítima ainda estava viva, deram pedradas em sua cabeça e quando estavam prestes a queimá-la, policiais civis e militares chegaram, deram voz de prisão, mas os menores fugiram para o mato. As buscas para capturar os menores, duraram 4 (quatro) horas. O dinheiro da vítima foi recuperado. A vítima foi encaminhada ao Hospital São Vicente de Cruz Alta. Com os menores foi apreendido um revólver, calibre .32 utilizado no crime. O menor natural de Tupanciretã possui antecedentes por dois homicídios qualificados, já o outro que é natural de São Gabriel, mas mora em Santa Maria, possui antecedentes por dois roubos majorados e tráfico de drogas. Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, os menores foram encaminhados à Case de Santa Maria onde ficarão à disposição da Justiça. Delegado Adriano manifestou sua indignação com a legislação que acaba proporcionando benefícios a menores que cometem crimes graves.

Na noite do dia 13 de julho de 2019, por volta das 21h20min, um acidente de trânsito na esquina da AV. Padre Roque Gonzáles com a Rua Domingos Gonçalves Terra envolvendo um veículo Corsa Classic e motocicleta ocasionou ferimentos graves no motociclista. O mesmo teve os primeiros atendimentos no Hospital de Caridade Brasilina Terra e devido à gravidade do acidente ele foi encaminhado para o hospital São Vicente, em Cruz Alta, na mesma noite. O motociclista, Lucas Gobin, estava internado na UTI do hospital. Na manhã de terça, 30, a Rádio Tupã teve contato com pessoas próximas da família de Lucas, que confirmaram o seu óbito nesta madrugada. Lucas estaria avançando em seu quadro nos últimos dias, mas devido a uma infecção neste inicio de semana teve uma piora e faleceu. Lucas trabalhava no Supermercado Dinno's como açougueiro e fora de horário de expediente realizava entregas em sua motocicleta. O jovem de 22 anos deixou esposa e filha.

AGOSTO

Na tarde de domingo, dia 4 de agosto de 2019, a comunidade de Santa Tecla com apoio de autoridades, Sindicatos, Cooperativas, do Centro Empresarial de Santiago, Rural Jovem de Santiago e Rural Jovem de Tupanciretã realizaram manifestação no Trevo de Capão do Cipó para apelar pela ERS 377 e 168 que estão em precárias condições. O ato iniciou às 15h.
A equipe da Radio Tupã entrou em contato com Edimar Ceolin, um dos responsáveis pela organização do manifesto. Edimar disse que a situação das estradas é intrafegável. Existe a dificuldade no escoamento de safra, passagem de veículo de passeio, ambulância, transporte escolar já cancelado o que dificulta várias questões necessárias para a comunidade.
Presente na manifestação o prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza disse que com está união apartidária, buscando melhorias para a estrada, espera que o governo do estado atenda a necessidade da região. Ele falou que o escoamento fica prejudicado com a precariedade da estrada. (Carlos 1)
Também participaram do ato os prefeitos de Capão do Cipó, Jóia, Ijuí e vários vereadores e assessoria de alguns deputados.

Em contato com a equipe da Brigada Militar de Jóia a Rádio Tupã teve a informação que uma criança de 2 anos de idade veio a óbito no domingo, 4 de agosto de 2019, por volta das 18h, após cair de um trator em Espinilho Grande, interior de Tupanciretã. O fato aconteceu em uma propriedade rural. O menino Enzo Sarturi da Rosa caiu do trator e sofreu ferimentos graves na cabeça. Enzo foi socorrido e levado para o município de Jóia, mas não resistiu. O corpo de Enzo foi levado para o Posto Médico Legal de Ijuí onde foi realizada a necropsia.
Na manhã de terça-feira, 6 de agosto de 2019, o Soldado Everton passou as informações das ocorrências atendidas na segunda-feira, dia 5 de agosto de 2019, em Tupanciretã.
Por volta das 20h foi abordado o indivíduo de iniciais G.F.R no bairro Ana Terra. Ele foi revistado e foi localizado em seu bolso do casaco uma porção de crack. Em sua mão havia uma porção de maconha. Foi lavrado um termo circunstanciado.
Já por volta das 22h foi visto uma motocicleta tripulada por dois indivíduos. A guarnição deu ordem de parada, mas os indivíduos saíram em fuga. A equipe seguiu os indivíduos por varias ruas da cidade. No bairro Chiapetta o condutor da motocicleta perdeu o controle e acabou caindo. A motocicleta foi recolhida ao Deposito do Detran e foi lavrado termo circunstanciado por dirigir gerando perigo de dano.

Faleceu na tarde de segunda-feira, 5 de agosto de 2019, o senhor Adair Digarais, mais conhecido como Canário. Adair de 73 anos, estava debilitado, pois sofria de insuficiência renal e acabou falecendo na segunda-feira, 5 de agosto de 2019, por uma parada cardíaca.
Canário, natural de Tupanciretã, nasceu e se criou no Quadro da Charqueada. Ele trabalhou no frigorífico do município, tinha programa de rádio e também chegou a trabalhar em circos e parques por todo o Rio Grande do Sul fazendo show até como palhaço. Cantava em bailes por toda região e estado. Desde novo já tinha CDs gravados e fazia dubla com sua esposa Erony Moreira que faleceu em julho de 2018. Canário deixou filhos, netos e bisnetos.

Por volta das 13h30 de terça-feira, 6 de agosto de 2019, a Brigada Militar de Júlio de Castilhos prendeu um foragido no Centro Baixo. A guarnição estava realizando abordagens qualificadas no bairro e notaram a presença de um indivíduo em atitude suspeita. O homem ao notar a presença da BM fugiu. A BM efetuou busca e logo localizou o individuo. Segundo informações da BM para a Rádio Tupã o homem tem 31 anos, estava foragido do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos. Ele possui antecedente por tráfico de drogas.
O nome do indivíduo não foi divulgado pela BM.


A Brigada Militar de Tupanciretã foi informada por familiares que um jovem de 22 anos morador do bairro Marcial Terra, estava ferido em uma tentativa de suicídio. Ao chegar ao local a equipe do SAMU já estava atendendo o jovem que foi levado imediatamente ao Hospital Brasilina Terra onde foi atendido e medicado. As 20hs de quarta feira, segundo informações do HCBT o quadro era estável e o jovem continuava em observação. Não foi divulgado a identidade e nem a possível motivação de atentar a própria vida.
Aconteceu na noite de sexta-feira, 9 de agosto de 2019, o 1° Festival de Música da Factorbetta Produções. Havia desconto no ingresso para quem levasse 1kg de alimento não perecível ou produto de limpeza para ser destinados ao Lar Santa Rita de Cássia. O evento aconteceu no Bairro Juliana como o objetivo de resgatar as origens de Tupanciretã, onde os festivais musicais eram bem famosos, dando espaço para novos artistas se apresentar no município. O festival contou com duas categorias. Categoria kids até 15 anos e acima de 15 anos na categoria adultos. Os cantores foram avaliados por jurados. Os vencedores da categoria Kids foram: 1° lugar Vitor Teixeira, com a música Prevendo o futuro ; 2° lugar: Laura Teixeira com a música Hey Pai e 3° lugar para Yasmin Moraes com a música Horizontes. Vencedores da categoria Adulto foram: 1° lugar David Andrew com a música Amanhecer; 2° lugar para Paulo Roberto e Nelson com a música Sou Viajante e 3° lugar para Sandro Moraes com a musica Impressionando os Anjos. Fotos do evento estão disponíveis no site e facebook da Tupã.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Rio Grande do Sul, na segunda-feira 12 de agosto de 2019, para inaugurar trechos da duplicação da BR-116, no sul do Estado, entre outros compromissos. A cerimônia na rodovia foi realizada em Pelotas.
O presidente ainda sobrevoou nas obras da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, e visitou a cidade de Guaíba, onde o 4º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro trabalhava na duplicação de trecho da BR-116.

Na segunda-feira, 12 de agosto de 2019, o Soldado Leandro trouxe as informações das ocorrências atendidas pela Brigada Militar neste final de semana.
Na tarde de sexta-feira, 9 de agosto de 2019, a equipe foi chamada no bairro Juliana para atender agressão referente a lei Marinha da Penha. A vítima estava com escoriações no rosto e pescoço. O autor que estava no local foi conduzido para a delegacia de policia onde a autoridade policial decretou sua prisão em flagrante. O homem foi encaminhado para o Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.
Por volta das 18h15 na Av. Rio Branco três veículos envolveram-se em acidente de trânsito com danos matérias. As partes foram orientadas a se direcionarem ao quartel da BM para ser realizado o registro.
No sábado, 10 de agosto de 2019, por volta das 21h no bairro Chiappeta a BM foi informada que havia acontecido furto. Chegando no local foi informado que haviam furtado vários objetos da residência. Próximo do local outro morador relatou que haviam furtado sua residência. Foi furtado duas TV e roupas. As vítimas foram orientadas a realizar o registro na BM.
Na madrugada de domingo, 11 de agosto de 2019, por volta das 4h30 foi atendido ocorrência de tentativa de homicídio em uma festa no bairro Marcial Terra. A vítima já havia sido socorrida por populares no local e o levaram para o hospital. O homem levou tiro de revolver próximo ao abdome e vários cortes de facão na cabeça. Mesmo com a gravidade das lesões a vitima não tinha risco de morte e o fato foi registrado.
Na noite de domingo na Av. Coronel Luiz Azevedo a guarnição flagrou um veículo Peugeot em alta velocidade. O veículo era conduzido por um menor de idade o qual perdeu o controle do veículo. O carro girou 360 graus no próprio eixo e quase capotou. Dentro do veículo haviam mais sete ocupantes além do condutor. Foi feito termo circunstanciado para a proprietária do carro. O Condutor irá responder por dirigir sem CNH gerando perigo de dano. Foi realizadas as autuações de trânsitos pertinentes para o fato.

A Rádio Tupã entrou em contato com a PRF de Cruz Alta para obter informações sobre acidente na BR-158 em Tupanciretã. Segundo o Policial Rodoviário Wilges o acidente aconteceu por volta das 4h45 da manhã de terça-feira, 13 de agosto de 2019, na BR-158 em Tupanciretã no quilometro 230. O condutor perdeu o controle do veículo, Etios de cor branca com placa de Porto Alegre, e acabou colidindo em um barranco. O condutor morreu no local. Segundo informações da PRF o veículo havia sido furtado em Porto Alegre no dia 6 de agosto. (Wilges 1) O veículo estava no sentido Cruz Alta/Tupanciretã. O caso será investigado.

Na manhã de quinta-feira, 15 de agosto de 2019, a Soldado Luma trouxe as informações das ocorrências atendidas pela Brigada Militar nas últimas 24h em Tupanciretã.
Na quarta-feira, 14 de agosto de 2019, por volta das 14h, em patrulhamento na Av. Bortolo do Fogliatto foi avistado um veículo Palio de placas IGA 8260 com atitude suspeita. A BM ordenou ordem de parada, mas a condutora saiu em fuga ingressando na Av. Cel. Luiz Azevedo e acabou colidindo em uma motocicleta causando lesões corporais no condutor e na caroneira. A condutora do Palio acabou perdendo o controle do carro e colidiu em um veículo estacionado na Rua José do Patrocínio no bairro Gaúcha, chagando a capotar. A Brigada Militar deu voz de prisão em flagrante para os indivíduos que estavam no veículo. Havia mais três indivíduos dentro do carro. Dois eram foragidos do presídio de Cruz Alta. A condutora do veículo fugiu e acabou sendo presa chegando a sua residência. Com os indivíduos foi encontrada uma porção de cocaína; duas porções de crack; uma porção de maconha; 5 tijolos de maconha; seis chaves micha; e, diversos objetos furtados no último final de semana em Tupanciretã. Um dos indivíduos portava um revólver calibre 38 furtado, municiado com 5 munições. (Luma 1)

O Delegado de Tupanciretã Adriano de Rossi foi entrevistado no Variedades de terça-feira, 20 de agosto de 2019. O delegado falou sobre o caso do homem que foi encontrado morto no interior de Tupanciretã.
Adriano da Silva Marques, 34 anos, desapareceu dia de 16 de agosto de 2019. Ele estava trabalhando na região do Passo do Inferno, tirando pedras, com outro indivíduo. Por volta das 23h os dois foram dormir e Adriano Marques que teria abstinência por álcool saiu para o mato. No outro dia seu colega de trabalho não encontro Adriano, explicou o Delegado Adriano.
O corpo de Adriano foi localizado na tarde de domingo, 18 de agosto de 2019, em uma vala, próximo a Agropecuária Vilvio Balsan. Adriano estava sem calças, só de cueca, com algumas lesões aparentando ser arranhões, mas sem indícios de violência. (Delegado Adriano 2)
A vala onde o corpo foi encontrado é profunda, em torno de 2 metros de altura. Não tem uma grande profundidade de água, mas profundidade o suficiente para uma pessoa ficar submersa. Adriano pode ter caído na vala e ter ficado desacordado, explicou o delegado.
O Corpo foi encaminhado para a necropsia com o objetivo de tentar identificar a causa da morte. A informação preliminar é que a causa da morte seja afogamento, disse Adriano.
O delegado disse que não se descartava outras possibilidades da causa da morte de Adriano.

Na manhã de sexta-feira,16 de agosto de 2019, foi gerada a Chama Crioula em Tenente Portela. O evento marcou o início dos Festejos Farroupilha de 2019. A cavalo, a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul conduziu a centelha da principal praça do município até o Parque Águas de Moconá.
No dia 17 de agosto de 2019, começou a distribuição da Chama Crioula. Cavaleiros representando todas as Regiões Tradicionalistas, e mais de 300 municípios do Sul da Brasil, levam a centelha até sua cidade e posteriormente para as suas entidades.

Na manhã de quinta-feira, 22 de agosto de 2019, a rádio Tupã foi informada por ouvintes que teria acontecido uma explosão na Padaria Danaty, localizada na Av. Vaz Ferreira, 458. A reportagem da Rádio Tupã deslocou-se até o local e os proprietários informaram que, durante a troca de um botijão de gás, houve uma pequena explosão, que talvez tenha sido causada por vazamento de gás. Um funcionário sofreu pequenas queimaduras nas pernas e já está recebendo atendimento médico no Hospital Brazilina Terra. Com a explosão, o fio do telefone foi danificado, deixando o estabelecimento sem contato telefônico.

Foi remetido ao Poder Judiciário na quarta-feira, 21 de agosto de 2019, o inquérito feito pela Polícia Civil, a respeito de crime, em tese, de corrupção passiva investigado em Cruz Alta, relacionado a Airton Natividade Lencina, "Kátia Ross", vereador em exercício de mandato neste município. De acordo com o Delegado Josuel Muniz, que comandou a investigação, os fatos denunciados aconteceram entre abril de 2018 e março de 2019, em aproximadamente onze ocasiões diferentes, na Câmara de Vereadores. Os episódios relatados chegaram ao conhecimento da autoridade através de uma denúncia feita pelo ex-chefe de gabinete. Na denúncia, consta que o Vereador solicitou ao "denunciante" e à outra funcionária do gabinete que contribuíssem com parte dos seus salários, para que o parlamentar pudesse contratar um motorista particular, não vinculado à Casa Legislativa. (Delegado Josuel 1) Ainda de acordo com a denúncia, após um período efetuando as contribuições, o funcionário decidiu que não mais pagaria o valor mensal, resultando assim em sua demissão. Outra denúncia feita é de que o vereador se apropriava da verba de gabinete, que deveria ser destinada à aquisição de material de expediente, como café, água, gasolina, material de higiene e limpeza, e que acabava tendo tais despesas arcadas pelos assessores. Diante destas e de outras denúncias feitas no inquérito remetido hoje ao Judiciário, o Delegado entendeu então que se demonstrou a materialidade e autoria do crime de corrupção passiva, ao qual o Vereador Airton Natividade Lencina, "Katia Ross", será indiciado. Procurado, o Advogado de Defesa Pedro Correa, emitiu a seguinte nota: "A defesa se manifesta no sentido de tranquilidade, posto que o vereador é inocente e foi vítima de ardilosa armação. Também e muito importante frisar que o Delegado fala sobre o indiciamento mas não se reporta a nenhuma prova da materialidade e autoria delitiva, ou seja, não apresenta uma justa causa para a tramitação de uma ação penal'. A Rádio Tupã entrou em contato com o advogado. O advogado Pedro Correa disse que a denuncia feita pelo assessor não se condiciona ao crime imputado pelo delegado.(Advogado Pedro 1) Pedro Correa disse que o caso é uma armação para o vereador.

Os Bombeiros Voluntários de Tupanciretã foram acionados por volta das 18 h e 40mim do dia 27 de agosto de 2019 por moradores da região do Lagoão dando ciência e solicitando apoio para o combate ao fogo em uma região de mata de eucalipto e erva mate na propriedade conhecida com Guajuvira. O fogo se alastrou por cerca de 60% de 6 hectares da propriedade. As causas não forma identificadas. Nesta operação os Bombeiros Voluntários, Luís Koch e Luís Afonso Costa, utilizaram para o serviço um abafador e máquina costal a bateria com água, como explicou o membro da ABVT Luís Afonso. Por volta das 21h e 30 mim, com o auxilio dos colaboradores da propriedade, o fogo foi vencido.

Aconteceu na madrugada do dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira, arrombamento em estabelecimento de Tupanciretã. O arrombamento aconteceu na loja Alta Moda, na rua Cel. Luiz Azevedo ao lado do estúdio fotográfico Suprema. Foi furtado do local óculos, acessórios e relógios de pulso sendo recuperados 16 relógios.
Um indivíduo de 33 anos foi preso. O indivíduo foi visualizado nas câmeras de monitoramento carregando duas sacolas e correndo em direção ao bairro Gaúcho onde foi abordado, ao lado da EMEI Luiza Beck. Com ele foi encontrado 16 relógios de pulso reconhecidos pela proprietária do estabelecimento, como explicou durante o plantão da brigada o Soldado Mazzardo. O indivíduo foi encaminhado para o Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 30 de agosto de 2019, assalto em um Mine Mercado em Tupanciretã. Em Contato com a Brigada Militar o Soldado Leandro informou que por volta das 9h10 um casal entrou no estabelecimento, localizado no bairro Elisabeth, rua Domingos Gonçalves Terra. Uma mulher, 22 anos, foi presa. Com ela foi encontrado uma faca, quantia em dinheiro, caixas de chocolate, vodka, celular, relógio e duas mochilas. O homem que também participou do assalto acabou fugindo.

SETEMBRO

Aconteceu no dia 1 de setembro de 2019, domingo, em Tupanciretã a abertura da Semana da Pátria 2019.
O tema foi “A Educação e o Mundo das Possibilidades”.
A abertura aconteceu no domingo, dia 1 de setembro de 2019, com início por volta das 16h, na Praça Cel. Lima.
A abertura iniciou com a chegada do fogo simbólico acompanhado pela Brigada Militar e por atletas do município, até o Palanque Oficial.
As autoridades passaram o fogo simbólico para a pira, ao lado do palanque oficial. A chama permaneceu até o dia 7 de setembro.
A Secretária da Educação Rosani Didoné falou sobre a educação. Ela disse que “o poder do saber nos faz crescer à medida que nos deixemos envolver num processo de cooperação, numa linguagem de integração, onde o homem possa refletir o seu estar no mundo” . (Rosani 1)
O Prefeito em exercício Gustavo Lírio disse que a pátria deve se constituir em um lugar, em que todos os cidadãos, possam viver de forma harmoniosa e justa.
Os professores de Educação Física foram homenageados pelo seu dia.
Após a abertura foi realizado o VII Encontro de Bandas, onde as bandas das escolas e Banda Municipal se apresentaram.

Por volta das 20h10min do domingo, 1 de setembro 2019, o jovem Diego Patrick Almeida Machado, 17 anos, veio a óbito após ser baleado, em Tupanciretã.
O crime aconteceu na Av. Padre Roque Gonzáles, na esquina do Taí.
A equipe da Rádio Tupã entrou em contato com a Brigada Militar e teve a informação que a vítima levou dois tiros. Um tiro atingiu o tórax e outro a região do pescoço.
A SAMU foi até o local socorrer a vítima, mas o jovem já havia falecido.
Segundo informações de populares duas pessoas de moto estavam no local e dispararam os tiros contra a vítima. A BM ainda não confirmou está informação.
A Rádio Tupã, na manhã de segunda-feira, 2 de setembro de 2019, entrou em contato com a Delegada da Policia Civil de Tupanciretã, Alessandra Padula. A delegada informou que a equipe segue investigando o caso e não há nenhuma nova informação.

Durante entrevista na manhã de segunda-feira, 2 de setembro de 2019, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Tupanciretã Hanclaire Cardoso falou sobre o Projeto de Lei n° 63.
O Projeto de Lei nº 63, de 13 de agosto 2019, define as atividades insalubres e perigosas para efeitos de percepção do adicional correspondente.
Atividade Insalubre de Perigosa, atividades insalubres são aquelas que expõem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais permitidos. Juridicamente, a insalubridade somente é reconhecida quando a atividade ou operação passa a ser incluída em relação baixada pelo Ministério do Trabalho.
Hanclaire disse que todos os servidores deveriam passar por uma pericia, todos os anos, para ver a situação de periculosidade e insalubridade. Segundo Hanclaire teria sido apontado pelo tribunal a falta destes laudos.
O projeto não foi votado na última sessão ordinária da Câmara. O Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Oliveiras dos Santos, informou que projeto está com a mesa diretora da Câmara e ainda não existe previsão de quando será votado na casa.
Ele disse que não estava previsto a votação do projeto para esta segunda-feira
Os vereadores serão informados quando o projeto entrará em votação na casa.
A procuradoria jurídica do município enviou um esclarecimento sobre o projeto.
No esclarecimento consta que ouve uma distorção técnica criada pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, causando um desnecessário tumulto nos servidores públicos municipais estatutários e celetistas.
O projeto de Lei Ordinária encaminhado não altera o Estatuto dos Servidores, é destacado no esclarecimento.
O projeto foi encaminhado para regulamentar os novos servidores, sendo que dos quatro cargos que foram analisados, apenas três tiveram reconhecidos os direitos. Os laudos técnicos é que indicam se os servidores têm direito ao pagamento do adicional, bem como indica os graus.
Explica também que o projeto é apenas para acrescentar os cargos novos e regularizar os cargos que já recebem a insalubridade e periculosidade, os laudos estão em anexo ao projeto e não estão ocorrendo à retirada de direitos. Quando a perícia técnica não é reconhecida os atos são revistos judicialmente.

Uma família foi assaltada em sua residência, Na rua Barão do Rio Branco, no centro de Júlio de Castilhos, na manhã de quarta-feira, 4 de setembro de 2019. A Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal efetuaram a prisão de três indivíduos. A Rádio Tupã entrou contato com a Brigada Militar de Júlio de Castilhos teve as informações passadas pelo Soldado Amarante. Por volta das 7h da manhã a família estava chegando em casa e em seguida os indivíduos chegaram em um Polo de cor preta com placas de Esteio, armados, e anunciaram o assalto. Eles roubaram uma Toyota Hillux da família. Os indivíduos fugiram na Toyota Hillux, sentido BR-158. A família, felizmente, ninguém foi ferido. A guarnição da BM foi informada e conseguiu acompanhar os indivíduos que após a perseguição, com troca de tiros, os assaltantes acabaram colidindo em um barranco. Um indivíduo, 16 anos, foi capturado. A suspeita era que mais dois indivíduos estariam escondidos no mato, na localidade. A equipe realizou as buscas, com o apoio do 2ª Batalhão de Polícia de Choque de Santa Maria, Brigada Militar de Tupanciretã e Cruz Alta. Por volta das 10h20min a equipe encontrou mais um indivíduo. Para o menor foi realizado o pedido de sua internação provisória. O segundo homem, natural de Júlio de Castilhos, que estava de carona na Hillux, efetuou disparos contra a polícia. Ele já havia sido preso em duas oportunidades por tráfico, homicídio. Ele foi encaminhado para o Presídio de Júlio de Castilhos. O terceiro indivíduo, 17 anos, foi preso por volta das 13h pela Polícia de Cruz Alta. O homem seria o condutor do veículo Polo. Ele foi encaminhado para o a DP de Júlio de Castilhos. Os menores naturais de Canoas foi representada a internação provisória dos menores e foram encaminhados para CAE de Santa Maria. O maior foi encaminhado para o Presídio de Júlio de Castilhos.

Na tarde de sexta-feira, 6 de setembro de 2019, por volta das 15h aconteceu um acidente de trânsito entre uma carreta de Ijuí e um Fiat Uno com placas de Entre Ijuís, na RS 377, em Jóia. A colisão aconteceu na localidade de São João Mirím. Segundo informações da Brigada Militar de Jóia a carreta teria arrastado o uno deixando um homem, de 62 anos, preso nas ferragens. A vítima fatal foi Adailton Valdemar Nunes, que estava dirigindo o Uno. O motorista da carreta não teve lesões de risco. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar de Joia e a PRE de Cruz Alta, além dos plantonistas da saúde de Jóia.
Uma menina de 5 anos morreu na madrugada de sábado 7 de setembro de 2019 após ser vítima de estupro em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu no bairro Diácono João Luiz Pozzobon.
A criança, que tinha paralisia cerebral, chegou a ser levada pela mãe até o Hospital Universitário, mas não resistiu. A causa da morte será oficialmente conhecida após a emissão de laudo pericial.
De acordo com o delegado Sandro Meinerz, um jovem de 18 anos confessou o crime e teve a prisão preventiva decretada. Ele foi encaminhado para Penitenciária Estadual de Santa Maria.
Ainda segundo informações do delegado, o homem é filho do padrasto da vítima e eles moravam na mesma casa.
Um inquérito policial irá apurar as circunstâncias do fato e a morte será investigada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente do município.

Em entrevista a equipe da Rádio Tupã o Presidente do Corede Central, Antônio Caio Jordão, falou sobre o resultado da Consulta Popular 2019.
A votação iniciou na quarta-feira, 4 de setembro de 2019, e encerrada no dia 6 de setembro de 2019, sexta-feira.
A equipe do COREDE estava priorizando para a região o projeto que estimula as Agro- industrializações da produção regional que formalizam as agroindústrias da região. Este projeto foi o mais votado pelos eleitores, como explicou Caio. Ele disse que a verba entra no ano que vem.
Em Tupanciretã o número de eleitores é de 15.960, número de votantes 941, número total de votos foi de 937, percentual de 5,9 % de votação. Quatro votos foram anulados.
Caio disse que Tupanciretã foi o campeão de votos nesta consulta, o município que mais fez votos.
A Rádio Tupã também entrou em contato com o representante do Corede de Tupanciretã Luiz Eduardo Viana Pippi. Ele agradeceu a participação de todos e disse que Tupanciretã atingiu o índice mínimo de votantes. O índice mínimo é de 5% do número de votantes do município.
Aconteceu na tarde de sexta-feira, 13 setembro de setembro, a abertura oficial da Semana Farroupilha em Tupanciretã.
O tema da Semana Farroupilha deste ano é “Vida e Obra de Paixão Cortes”, grande pesquisador do tradicionalismo que acabou falecendo no ano passado, 2018.
A Chama Crioula chegou à Praça Cel. Lima as 17h, conduzida pelo grupo de Cavaleiros Antônio Correia Gomes, o Grupo dos Oito e cavaleiros dos 18 piquetes e entidades tradicionalistas de Tupanciretã onde foi distribuída para os piquetes e entidades do município.
Durante a abertura, com o uso da palavra a Secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Janete Sechi, saudou a todos especialmente a todos os cavalarianos, pessoas que vieram tanto de longe quanto de perto prestigiar o evento. Ela disse que o tradicionalismo nasce de cada um e vem da alma, do coração, ressaltou Janete.
O Prefeito de Tupanciretã em exercício, Gustavo Simões Lírio, disse que a tradição do Rio Grande do Sul é muito forte. Em Tupanciretã o tradicionalismo é forte, dando exemplo aos jovens, ressaltou. Ele falou que o trabalho de todos, para manter o tradicionalismo, deve ser respeitado.
Após o pronunciamento das autoridades aconteceu a Dança do Pau de Fita a Cavalo com representantes das entidades e piquetes.

Aconteceu no domingo, 15 de setembro de 2019, o Desfile Cívico de Tupanciretã.
Após duas datas canceladas em consequência do mal tempo, na tarde do dia 9 de setembro, segunda-feira, reuniram-se a Secretaria Municipal de Educação, diretores das Redes Municipal, Estadual e Particular para remarcar o Desfile Cívico. Ficou decidido que o mesmo que aconteceria dia 29 de setembro de 2019, foi remarcado para o dia 15 de setembro de 2019.
O desfile iniciou as 13h33, na Av. Vaz Ferreira.
Desfilaram escolas, bandas e entidades do município.
O desfile foi realizado com sucesso e teve grande participação do publico Tupanciretanense prestigiando o desfile.
Durante pronunciamento na abertura do vento o Prefeito em exercício Gustavo Simões Lírio disse que o desfile não poderia deixar de ser realizado, pois as escolas, famílias, EMEIs já vinham se preparando para este momento.
A Semana da Pátria 2019 teve o tema “A Educação e o Mundo das Possibilidades”.
Em torno de 4 pessoas passara mal durante o desfile. Elas foram entendidas pela SAMU. O mal estar foi em consequência do forte calor da tarde, também uma não suficiente alimentação, ocasionando a queda de pressão.

No dia 17 de setembro de 2019 populares ligaram para Rádio Tupã perguntando se houve incêndio no município. A reportagem em contato com a Brigada Militar, confirmou o fato. O fogo tomou conta de uma casa localizada próximo aos Vicentinos, bairro Beck, por vota das 23h a BM foi acionada. A casa de alvenaria foi completamente consumida pelas chamas. A guarnição juntamente com populares conseguiu extinguir o fogo. Os vizinhos informaram que o neto da moradora da casa teria sido causador do incêndio, pois, momentos antes ele havia expulsado da residência a avó e a mãe. Ele portava um facão. O suposto autor foi localizado e com ele foi encontrado o facão. As vítimas foram encaminhadas para o hospital, mas logo foram liberadas por não terem lesões graves. Foi registrado um B.O na Delegacia de Polícia, como explicou o Soldado Vinícius, durante o Platão da Brigada Militar.
O registro foi realizado e o causador do incêndio foi liberado. Os Bombeiros Voluntários de Tupanciretã foram chamados, mas devido o caminhão da equipe estar em manutenção foi necessário o acionamento dos Bombeiros Militares de Cruz Alta.

A Brigada Militar de Tupanciretã foi acionada por volta das 19h e 05min da noite de quarta-feira, 18 de setembro de 2019, pela proprietária da Farmácia Farmavida, localizada na Av. Padre Roque Gonzáles, nas proximidades da sessão de peças da Agropan que um indivíduo de estatura baixa com um capuz preto entrou na farmácia e anunciou o assalto. Segundo a denuncia, o assaltante estava com a mão no bolso, anunciou o assalto ameaçando atirar se não lhe dessem o dinheiro do caixa. Segundo o registro foi levado R$ 1.400,00 (Mil e quatrocentos reais) em dinheiro. No momento do assalto um cliente estava na farmácia. Ninguém ficou ferido.
O assaltante fugiu a pé em direção ao Bairro Elizabete. A Brigada Militar fez buscas na região, mas não localizou ninguém com as características do assaltante.

Aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 20 de setembro de 2019, na Av. Vaz Ferreira, o desfile tradicionalista finalizando a Semana Farroupilha em Tupanciretã. Entidades, escolas e piquetes passaram na avenida. O evento teve grande participação do público, em uma tarde ensolarada. Com o uso da palavra a Secretária de Esporte, Cultura e Lazer Janete Sechi agradeceu a todos os patrões de entidades e piquetes tradicionalistas pela receptividade que a administração teve durante a Semana Farroupilha. Ela falou que a cultura do tradicionalismo e os festejos farroupilhas reúnem tradicionalistas com o objetivo de integrar entidades para propagar ainda mais a cultua do estado.
O Prefeito em exercício Gustavo Simões Lírio agradeceu a todos os envolvidos com a Semana Farroupilha. Ele disse que o município cultiva a tradição gaúcha, uma cultura muito rica. Gustavo sugeriu para o ano que vem a secretária realizar o Acampamento Farroupilha.(Gustavo 2)
No final do desfile foi realizada a Dança do Pau de Fitas a Cavalo, a extinção da Chama Crioula e arreamento das Bandeiras pelas autoridades locais. Fotos estão disponíveis no site e facebook da Tupã.

No início da manhã de terça-feira 24 de setembro de 2019, a Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, sob coordenação do Delegado Adriano W. De Rossi, e com apoio das Delegacias de Polícia de Júlio de Castilhos, de Pinhal Grande, 3ª Delegacia de Santa Maria, 4ª Delegacia de Santa Maria e Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente de Santa Maria, deflagrou a operação "Bloodhound".
Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, bem como houve duas prisões em flagrante. A ação contou com o apoio de 17 policiais da 3ª DPRI e 5 viaturas.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no bairro gaúcho, foram apreendidos: uma porção de maconha pesando 358 gramas; 20 tijolos de maconha pesando mais de um quilo; 160 tijolinhos de maconha pesando mais de meio quilo; 249 pedrinhas de crack já embaladas para venda; 62 pinos com cocaína; 140 pinos vazios que seriam preenchidos com droga; um caderninho com anotações referentes ao tráfico de drogas; 35 munições calibre .38; um revólver calibre .38 com numeração raspada; um revólver calibre .38; R$ 190,00 em espécie; R$ 575,00 em dinheiro falso; e, uma motocicleta.
No local foram presos preventivamente dois homens, um de 25 anos e o outro de 24 anos, os quais são suspeitos do homicídio ocorrido em 1 de setembro de 2019 ocasião em que os dois teriam abordado a vítima na Avenida Padre Roque Gonzales e efetuado três disparos contra ela. A motivação seria em virtude de dívidas da compra de drogas. Os dois são naturais de Viamão. O homem de 25 anos não possui antecedentes policiais, já o de 24 anos possui antecedentes por roubo majorado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Na residência foram presas em flagrante duas mulheres, uma de 28 anos e a outra de 19 anos, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A mulher de 28 anos, proprietária da residência, é natural de Tupanciretã e possui antecedentes policiais por receptação. Já a mulher de 19 que é natural de Porto Alegre e possui antecedentes policiais por injuria e vias de fato, chegou neste final de semana em Tupanciretã para ajudar na venda de drogas.
Os homens presos preventivamente também responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, os homens serão encaminhados ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos e as mulheres ao Presídio Regional de Santa Maria onde ficarão à disposição da Justiça.

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 27 de setembro de 2019, a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari. A cerimônia iniciou por volta das 9h30 na Entidade Nativista Taquarembó. A nova diretoria assumiu o mandato para o próximo quadriênio de 2019 a 2023.
A nova diretoria é comporta por: Presidente Márcio Teixeira Dias, Vice-presidente João Antônio Moreira, 1º Secretário Eloadir Reis, 2ª Secretária Marlusa Vieira, 1º Tesoureiro Lauri Spier, 2ª Tesoureira Fátima Moraes Santos. A reportagem da Rádio Tupã acompanhou a posse.

Na tarde de quinta-feira, 26 de setembro de 2019, ocorreu um acidente de trânsito em Tupanciretã.
A equipe da Rádio Tupã entrou em contato com o Brigada Militar e teve a informação que por volta das 13h30min uma motocicleta, que seguia no sentido bairro/centro, atropelou uma senhora em frente à Farmácia Dermapele, na Av. Vaz Ferreira, centro da cidade.
A senhora teve ferimentos nos braços e foi levada para o Hospital de Caridade Brasilina Terra.
O condutor da moto possui habilitação. A equipe da Rádio Tupã entrou em contato com o HCBT na manhã de sexta-feira, 27, para ter informações sobre a situação da vítima. A equipe do hospital informou apenas que a senhora estava em observação mas passava bem.

O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou na manhã de sexta-feira (27) ofício que encaminha o projeto de lei do novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul para a Assembleia Legislativa, em caráter de urgência para discussão e votação. De acordo com o Executivo, um dos objetivos é "desburocratizar o processo para quem quer empreender sem descuidar do meio ambiente".
O código em vigor é de 2000. Foi proposta a revogação dele e a criação de uma nova redação, com base nos debates ocorridos em uma subcomissão criada na Assembleia Legislativa para tratar o assunto. A análise levou a mais de 480 alterações.
"Ter certeza de que suas decisões e seu negócio não serão questionados ou punidos no futuro, por interpretações diversas, é essencial no momento em que um empreendedor vai decidir onde se instalar", disse Leite.
O governo acrescenta que, com o novo código, busca um melhor equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento socioeconômico.
"São 19 anos (da criação do Código Ambiental). Não se pode acreditar que a vida não mudou, que novas tecnologias não vieram e que não temos de ter uma atualização da legislação. O projeto que fizemos de maneira conjunta é uma evolução da lei vigente, acompanhando as transformações da sociedade", afirmou o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior.

 


  • (Gustavo 1)
  • (Rosani 1)
  • (Advogado Pedro 1)
  • (Delegado Josuel 1)
  • (Delegado Adriano 2)
  • (Luma 1)
  • (Wilges 1)
  • (Carlos 1)
  • (Sargento Achiles 1)
  • (Delegado Adriano 1)


Voltar

Entrevistas

  • Programa Encontro Marcado com o tema: ”Não se apegue “ Apresentação Cristina Brum para o dia 25.02.2020, Terça-feira
    • Programa Encontro Marcado com o tema: ”Não se apegue “ Apresentação Cristina Brum para o dia 25.02.2020, Terça-feira

    • 25/02/2020 10:13:54
  • Indicadores Agropecuários para esta terça-feira dia 250220
    • Indicadores Agropecuários para esta terça-feira dia 250220

    • 25/02/2020 10:10:53
  • Previsão de Tempo para esta terça-feira dia 250220
    • Previsão de Tempo para esta terça-feira dia 250220

    • 25/02/2020 09:40:59

Últimos recados

    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 22.12.2019
    • Marizane Rodrigues
    Parabéns à terra da Mãe de Deus que completou 91 anos de história nesse sábado 21 de Dezembro????????e um grande abraço do tamanho do Rio Grande do Sul tchê à minha mãe Iolanda e minhas irmã Maura do Bairro Elizabeth se possível quero ouvir a música "Mãe Campeira" tudo de bom aos meus conterrâneos desta terra amada!
    • 19.11.2019
    • Jaidison e Michele
    Somos de Rosario do Sul estamos conectados com voces abraço
    • 14.10.2019
    • Jaco teixeira
    Gostaria de ouvir iguaria campeira com grupo rodeio e o ofereço a todos meus amigos e familiares de tupancireta

Categorias