Notícias

Retrospectiva 2020 - Janeiro

31/12/2020 10:15:36
Retrospectiva 2020 - Janeiro

Internacional:

1 - A primeira infecção conhecida da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus SRA-CoV-2, ocorreu no dia 17 de novembro do ano passado, de acordo com uma investigação do jornal South China Morning Post, de Hong Kong, com base em dados do governo.
O jornal afirma que uma pessoa de 55 anos da província de Hubei, foco do surto, teria sido a primeira a contrair a Covid-19.

2 - Um incêndio em um zoológico no oeste da Alemanha matou um grande número de animais nas primeiras horas da quarta-feira (1º), segundo a Associated Press. O zoológico de Krefeld fica perto da fronteira com a Holanda. Por meio de uma nota na página do Facebook, a instituição informou que toda a "casa do macaco" foi incendiada e que todos os animais que viviam nessa estrutura estão mortos. "Uma tragédia insondável nos atingiu logo depois da meia noite", diz o comunicado. "Nosso prédio dos macacos foi incendiado até a fundação". Fogos de artifícios são apontados pela mídia local como a causa do incêndio, mas a informação não foi confirmada pelo zoológico. A polícia investiga o caso. A agência de notícias DPA diz que entre os animais mortos estão chimpanzés, orangotangos e dois gorilas, além de morcegos, pássaros. As informações são de autoridades locais.

Local e Regional:

Regional e Local:

1 - Em uma quarta-feira, 1 de janeiro, as 21h30, no Bairro Marcial Terra, Rua João Belém, a Brigada Militar foi acionada pelo Hospital de Caridade Brasilina Terra devido ter dado entrada no hospital um indivíduo, de iniciais D.B.D.S, 29 anos, com um tiro na cabeça. A vítima informou que dois homens entraram armados em sua residência, localizada no Bairro Marcial Terra, na rua João Belém, o acusando de ter furtado uma televisão. O Soldado Aguiar informou, segundo relato da vítima, que os homens entraram na residência e o colocaram a vítima dentro de um carro de cor branca, levando próximo dos trilhos no bairro Marcial Terra. No local a vítima foi agredida e levou um tiro na cabeça, atrás da orelha esquerda, explicou Aguiar. (Soldado Aguiar 1)

A vítima não soube informar qual o modelo do carro.

O homem foi socorrido por populares e levado até ao HCBT onde foi medicado e liberado.

2 - Na noite de terça-feira, 6 de janeiro, por volta das 19h20, na BR 158, km 253 em Júlio de Castilhos, a PRF apreendeu cerca de meio milhão de reais. O dinheiro, sem procedência comprovada, era transportado escondido na lataria de uma S10.

Durante ação de combate à criminalidade, Policiais Rodoviários Federais abordaram uma caminhonete S10, com placas de Chuí, que se deslocava de Foz do Iguaçu a Chuí. Durante a revista, os agentes encontraram aproximadamente meio milhão de reais escondidos no veículo. O condutor não comprovou a origem do dinheiro. Ele disse aos policiais que o dinheiro era proveniente de cobrança de dívida de clientes.

O homem, de 45 anos, é uruguaio naturalizado brasileiro, com antecedentes por crime ambiental, foi encaminhado para a Polícia Federal de Santa Maria juntamente com o veículo e o dinheiro.

3 - Na manhã do dia 10, o COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares eleitos no ano de 2019, que durante os próximos 4 anos, de 2020 à 2023, estarão à frente do Conselho Tutelar do Município. As cinco Conselheiras Tutelares: Cinanda Peres Carvalho, Dalva da Silveira Azambuja, Ilone de Jesus Junker da Rosa, Luana do Nascimento Costa e Luciane Brum da Silva Lacorte, realizaram o curso de formação para assumir esta responsabilidade com a comunidade, e acima de tudo com a criança e ao adolescente.

Os novos Conselheiros Tutelares realizaram o juramento diante das autoridades presentes, Prefeito Municipal Carlos Augusto, Secretária Cleuci Souza, Vice-Presidente do COMDICA Lessandra Menezes dos Santos, e demais membros e autoridades do Município.

4 - A Administração municipal decretou na quarta-feira, 15 de janeiro, situação de emergência em consequência da falta de chuva na região.

A iniciativa das prefeituras visa a facilitar o recebimento de recursos e, assim, amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também na renegociação de dívidas. Além de Tupanciretã, outros municípios já relataram prejuízos e decretaram também situação de emergência.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) entregou uma lista das necessidades do setor agrícola em função da seca para o governo do estado na segunda-feira, 13.

A estiagem afetou a produção de soja, milho, dentre outras plantações, como explica no decreto publicado: “Considerando, a estiagem que assola o município gradativamente que se iniciou no mês de novembro de 2019 e estende-se até 10 de janeiro de 2020, a qual necessitou imediata intervenção do poder público, pois afetou toda a extensão de sua área rural, em especial as lavouras de diversas culturas, conforme laudo técnico dos prejuízos decorrentes de seca fornecido pela EMATER – RIO GRANDE DO SUL/ASCAR, anexo ao presente decreto.

5 - Aconteceu na noite de sábado, 18 de janeiro, a escolha das Rainhas Adulta e Infantil do Carnaval 2020 de Tupanciretã. O evento foi realizado no Ginásio Bonumazão. Foram onze blocos carnavalescos participando e dez blocos participaram com candidatas a corte.

A Dirigente Cultura, representando a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, Maiandra Vendrusculo, durante o evento, em entrevista a Rádio Tupã, disse que as candidatas tiveram uma preparação durante o ano todo e parabenizou todas por terem a coragem em representar os blocos. (Maiandra 1)

Como melhor torcida infantil o ganhador foi o bloco Abre Allas. Já como melhor torcida adulta o ganhador foi o bloco Verde Branco.

Confira as ganhadoras da Corte Adulta:

  • Rainha Mariany Vendrusculo do Bloco Taí
  • 1ª Princesa Tácya de Mendonça do Bloco Verde Branco
  • 2ª Princesa Thaína Sarton do Bloco Os Sentenciados

Confira as ganhadoras da corte infantil:

  • Rainha Júlia Camaran do Bloco Verde Branco
  • 1ª Princesa Maria Eduarda Bitencourt do Bloco Abre Allas
  • 2ª Princesa Kemilly Fontoura do Bloco Los Malucos

A Rainha do Carvnaval 2020, Mariany Vendrusculo, após o resultado, disse estar sentindo uma emoção a flor da pele. Ela ressaltou que teve muita dedicação e falou que é um orgulho representar o bloco Taí. (Mariany 1)

O Rei Momo Valdemir Dias Veiga, o Nenéco, desejou que a corte faça uma ótima festa durante o desfile e nas entidades carnavalescas de Tupanciretã. (Valdemir 1)

O Prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza convidou a todos para participarem do carnaval com muita alegria e paz. (Carlos 1)

O evento teve grande participação dos munícipes e contou com a apresentação da Academia de Samba Unidos do Beco da cidade de Cruz Alta. Fotos e vídeos estão disponíveis na página do facebook da Tupã.

  • (Valdemir 1)
  • (Maiandra 1)
  • (Carlos 1)
  • (Mariany 1)
  • (Soldado Aguiar 1)


Voltar

Entrevistas

  • Em entrevista ao Variedades, O Delegado Adriano de Rossi, falando sobre os golpes que acontecem na cidade.
    • Em entrevista ao Variedades, O Delegado Adriano de Rossi, falando sobre os golpes que acontecem na cidade.

    • 15/01/2021 10:23:56
  • Entrevista com a Professora Carmen Genro
    • Entrevista com a Professora Carmen Genro

    • 15/01/2021 09:43:42
  • Programa Encontro Marcado:
    • Programa Encontro Marcado: "Conquista pessoal"

    • 15/01/2021 08:50:25

Últimos recados

    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA
    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.
    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos

Categorias