Notícias

Retrospectiva 2020 - Janeiro

31/12/2020 10:15:36
Retrospectiva 2020 - Janeiro

Internacional:

1 - A primeira infecção conhecida da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus SRA-CoV-2, ocorreu no dia 17 de novembro do ano passado, de acordo com uma investigação do jornal South China Morning Post, de Hong Kong, com base em dados do governo.
O jornal afirma que uma pessoa de 55 anos da província de Hubei, foco do surto, teria sido a primeira a contrair a Covid-19.

2 - Um incêndio em um zoológico no oeste da Alemanha matou um grande número de animais nas primeiras horas da quarta-feira (1º), segundo a Associated Press. O zoológico de Krefeld fica perto da fronteira com a Holanda. Por meio de uma nota na página do Facebook, a instituição informou que toda a "casa do macaco" foi incendiada e que todos os animais que viviam nessa estrutura estão mortos. "Uma tragédia insondável nos atingiu logo depois da meia noite", diz o comunicado. "Nosso prédio dos macacos foi incendiado até a fundação". Fogos de artifícios são apontados pela mídia local como a causa do incêndio, mas a informação não foi confirmada pelo zoológico. A polícia investiga o caso. A agência de notícias DPA diz que entre os animais mortos estão chimpanzés, orangotangos e dois gorilas, além de morcegos, pássaros. As informações são de autoridades locais.

Local e Regional:

Regional e Local:

1 - Em uma quarta-feira, 1 de janeiro, as 21h30, no Bairro Marcial Terra, Rua João Belém, a Brigada Militar foi acionada pelo Hospital de Caridade Brasilina Terra devido ter dado entrada no hospital um indivíduo, de iniciais D.B.D.S, 29 anos, com um tiro na cabeça. A vítima informou que dois homens entraram armados em sua residência, localizada no Bairro Marcial Terra, na rua João Belém, o acusando de ter furtado uma televisão. O Soldado Aguiar informou, segundo relato da vítima, que os homens entraram na residência e o colocaram a vítima dentro de um carro de cor branca, levando próximo dos trilhos no bairro Marcial Terra. No local a vítima foi agredida e levou um tiro na cabeça, atrás da orelha esquerda, explicou Aguiar. (Soldado Aguiar 1)

A vítima não soube informar qual o modelo do carro.

O homem foi socorrido por populares e levado até ao HCBT onde foi medicado e liberado.

2 - Na noite de terça-feira, 6 de janeiro, por volta das 19h20, na BR 158, km 253 em Júlio de Castilhos, a PRF apreendeu cerca de meio milhão de reais. O dinheiro, sem procedência comprovada, era transportado escondido na lataria de uma S10.

Durante ação de combate à criminalidade, Policiais Rodoviários Federais abordaram uma caminhonete S10, com placas de Chuí, que se deslocava de Foz do Iguaçu a Chuí. Durante a revista, os agentes encontraram aproximadamente meio milhão de reais escondidos no veículo. O condutor não comprovou a origem do dinheiro. Ele disse aos policiais que o dinheiro era proveniente de cobrança de dívida de clientes.

O homem, de 45 anos, é uruguaio naturalizado brasileiro, com antecedentes por crime ambiental, foi encaminhado para a Polícia Federal de Santa Maria juntamente com o veículo e o dinheiro.

3 - Na manhã do dia 10, o COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares eleitos no ano de 2019, que durante os próximos 4 anos, de 2020 à 2023, estarão à frente do Conselho Tutelar do Município. As cinco Conselheiras Tutelares: Cinanda Peres Carvalho, Dalva da Silveira Azambuja, Ilone de Jesus Junker da Rosa, Luana do Nascimento Costa e Luciane Brum da Silva Lacorte, realizaram o curso de formação para assumir esta responsabilidade com a comunidade, e acima de tudo com a criança e ao adolescente.

Os novos Conselheiros Tutelares realizaram o juramento diante das autoridades presentes, Prefeito Municipal Carlos Augusto, Secretária Cleuci Souza, Vice-Presidente do COMDICA Lessandra Menezes dos Santos, e demais membros e autoridades do Município.

4 - A Administração municipal decretou na quarta-feira, 15 de janeiro, situação de emergência em consequência da falta de chuva na região.

A iniciativa das prefeituras visa a facilitar o recebimento de recursos e, assim, amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também na renegociação de dívidas. Além de Tupanciretã, outros municípios já relataram prejuízos e decretaram também situação de emergência.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) entregou uma lista das necessidades do setor agrícola em função da seca para o governo do estado na segunda-feira, 13.

A estiagem afetou a produção de soja, milho, dentre outras plantações, como explica no decreto publicado: “Considerando, a estiagem que assola o município gradativamente que se iniciou no mês de novembro de 2019 e estende-se até 10 de janeiro de 2020, a qual necessitou imediata intervenção do poder público, pois afetou toda a extensão de sua área rural, em especial as lavouras de diversas culturas, conforme laudo técnico dos prejuízos decorrentes de seca fornecido pela EMATER – RIO GRANDE DO SUL/ASCAR, anexo ao presente decreto.

5 - Aconteceu na noite de sábado, 18 de janeiro, a escolha das Rainhas Adulta e Infantil do Carnaval 2020 de Tupanciretã. O evento foi realizado no Ginásio Bonumazão. Foram onze blocos carnavalescos participando e dez blocos participaram com candidatas a corte.

A Dirigente Cultura, representando a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, Maiandra Vendrusculo, durante o evento, em entrevista a Rádio Tupã, disse que as candidatas tiveram uma preparação durante o ano todo e parabenizou todas por terem a coragem em representar os blocos. (Maiandra 1)

Como melhor torcida infantil o ganhador foi o bloco Abre Allas. Já como melhor torcida adulta o ganhador foi o bloco Verde Branco.

Confira as ganhadoras da Corte Adulta:

  • Rainha Mariany Vendrusculo do Bloco Taí
  • 1ª Princesa Tácya de Mendonça do Bloco Verde Branco
  • 2ª Princesa Thaína Sarton do Bloco Os Sentenciados

Confira as ganhadoras da corte infantil:

  • Rainha Júlia Camaran do Bloco Verde Branco
  • 1ª Princesa Maria Eduarda Bitencourt do Bloco Abre Allas
  • 2ª Princesa Kemilly Fontoura do Bloco Los Malucos

A Rainha do Carvnaval 2020, Mariany Vendrusculo, após o resultado, disse estar sentindo uma emoção a flor da pele. Ela ressaltou que teve muita dedicação e falou que é um orgulho representar o bloco Taí. (Mariany 1)

O Rei Momo Valdemir Dias Veiga, o Nenéco, desejou que a corte faça uma ótima festa durante o desfile e nas entidades carnavalescas de Tupanciretã. (Valdemir 1)

O Prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Souza convidou a todos para participarem do carnaval com muita alegria e paz. (Carlos 1)

O evento teve grande participação dos munícipes e contou com a apresentação da Academia de Samba Unidos do Beco da cidade de Cruz Alta. Fotos e vídeos estão disponíveis na página do facebook da Tupã.

(Valdemir 1)
(Maiandra 1)
(Carlos 1)
(Mariany 1)
(Soldado Aguiar 1)


Voltar

Entrevistas

  •  Variedades Tupã com vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes - 29/03/24
    • Variedades Tupã com vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes - 29/03/24

    • 29/03/2024 09:56:55
  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 29/03/24
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 29/03/24

    • 29/03/2024 09:30:57
  • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 29/03/24
    • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 29/03/24

    • 29/03/2024 09:19:01

Últimos recados

    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.
    • 01.04.2021
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Um ótimo feriado e uma feliz páscoa a todos e um grande abraço para o tio João Batista Freitas Gracez do carajá grande,toca pra ele cadela baía do mano lima,e avisar a ele"te cuida aí homem,não te fresqueia na rua,olha a pandemia".obrigado.
    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA

Categorias