Notícias

Retrospectiva 2020 - Março

31/12/2020 10:33:39
Retrospectiva 2020 - Março

Internacional: 

1 - O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Assis Moreira, são investigados por uso de passaporte falso e ficaram sob custódia no hotel onde estavam hospedados em Assunção, no Paraguai, na noite de quarta-feira (4). O ex-ídolo da seleção brasileira de futebol estava na capital paraguaia para compromissos comerciais. A Polícia Nacional e autoridades dos ministérios do Interior e Público foram até o hotel após denúncia do Departamento de Identificações do Paraguai, que advertiu às autoridades migratórias sobre a irregularidade com os passaportes paraguaios. Na suíte em que o ex-atleta estava hospedado foram apreendidos passaportes, carteiras de identidade e os telefones celulares de Ronaldinho e do irmão. Segundo o Ministério do Interior do Paraguai, os documento estavam adulterados. Os dois passaram a noite sob custódia da polícia no hotel Yatch y Golf Clube.

Nacional:

1 - A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março – e não em 16 de março, como inicialmente se acreditava –, segundo o Ministério da Saúde. A informação foi revista pela pasta após resultados de exames laboratoriais e confirmada em julho.

A vítima, Rosana Aparecida Urbano, de 57 anos, foi internada no Hospital Municipal Doutor Carmino Cariccio, na Zona Leste da cidade, um dia antes de falecer em decorrência da doença.

A filha de Rosana contou à reportagem da TV Globo que após a morte da mãe, também perdeu os os avós e dois tios por conta da doença.

2 - Em boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (9 de março), apontava 38 novos casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-Covid 2019) no estado.

Desde o último boletim, divulgado 75 casos foram descartados. Com os descartes e as inclusões, o número total segue em 112.

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) fechou até a segunda, os primeiros resultados feitos no local. 86 casos suspeitos tiveram resultado negativo. O número representa todos os exames feitos desde a sexta-feira no estado, quando o serviço da Secretaria da Saúde (SES) passou a fazer a análise.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, no sábado (21 de março), 978 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 25 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e chegou a nove em São Paulo. O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde de sexta-feira, informando que o Brasil tem um total de 904 casos confirmados de coronavírus e 11 mortes. O Maranhão registrou o primeiro caso confirmado na sexta-feira.

Regional e Local:

1 - Iniciado em 2018 na gestão do deputado Pedro Westphalen na Secretaria dos Transportes, o trevo da ERS-342 em Cruz Alta foi inaugurado no domingo, 1 de março, com a presença do governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia, Ernani Polo e o secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella.

A ERS-342 é umas das principais rodovias para o escoamento das safras de grãos produzidas na região noroeste, o que intensifica o trafego de veículos na estrada e oferece, muitas vezes, riscos aos motoristas. Além de melhorar a logística o trevo traz segurança para a população.

O projeto da interseção englobou terraplanagem, drenagem, base, nova pavimentação, obras de arte e obras complementares da conformação da interseção. Mais de 7 milhões de reais foram investidos na obra. Estiveram na solenidade autoridades estaduais e municipais, população cruzaltense e imprensa.

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 11/03/20, uma reunião no Ministério da Infraestrutura onde o Ministro Tarcísio de Freitas recebeu uma comitiva formada pelo Senador Lasier Martins, o prefeito de Tupanciretã Carlos Augusto Brum de Sousa, a Advogada Janaine Perotti, além de autoridades e representantes de outros municípios da região como Cruz Alta e Júlio de Castilhos.

Nesta audiência o Senhor Ministro determinou o Sobrestamento, termo jurídico que significa interromper o andamento de uma ação ou de um processo, a todas as ações e notificações que envolvam as cerca de 15 mil famílias em 55 municípios do Rio Grande do Sul em questões sobre o uso de áreas que são de concessão a empresa Rumo, os chamados Beira Trilhos.

2 - Em entrevista a rádio Tupã, o Senador Lasier Martins destacou dois pontos principais determinados pelo ministro.

O primeiro é o Sobrestamento de todas as ações e notificações propostas perante a Justiça Federal que envolvam moradores do “beira trilho” e o segundo ponto é que nem uma construção junto a malha sul será demolida desde que possam ser contornadas. 

O prefeito Carlos Augusto, em entrevista a rádio Tupã, declarou estar de certa forma surpreso e aliviado pela decisão do ministro.

A advogada Jenaina Perotti ficou satisfeita com a palavra do ministro salientando que ele teve coerência na sua decisão. 

A Empresa Rumo estava presente na reunião e também concordou com o que foi definido. A Rumo já solicitou a antecipação da renovação da concessão do trecho antecipando este processo que deveria acontecer somente em 2027.

3 - Segundo informações da Brigada Militar na manhã de sexta-feira, 13, na Vila Elisabeth, por volta das 8h15 na Rua Cornélio Lucas Colomé dois indivíduos estavam discutindo e um deles buscou em sua casa uma arma de fogo e um facão e acabou efetuando um disparo no outro homem atingindo a cima da virilha e utilizou o fação fazendo alguns cortes na cabeça da vítima. O motivo inicial da desavença ainda é desconhecido.

A vítima, 54 anos, foi encaminhada para o HCBT e depois foi transferida para hospital na cidade de Cruz Alta. O homem que realizou o disparo fugiu do local e a equipe da BM está realizando buscas. O nome dos envolvidos não foi divulgado pelo BM.

4 - Em entrevista no Variedades na manhã desta quarta-feira, 25 de março, o Prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza falou sobre as ações contra a Pandemia do coronavírus.

O Executivo Municipal de Tupanciretã iniciou uma série de ações voltadas à prevenção do Coronavírus. Foi decretado algumas medidas preventivas e orientações sobre o COVID-19, para o Município do Tupanciretã, deixando a cidade em estado de prevenção e cautela.

5 - Na tarde de sexta-feira, 20 de março, foi publicado estado de calamidade pública. Foi decretado o fechamento total do comércio. Segundo o decreto o estado de calamidade pública está previsto para o período de quinze dias, podendo ser prorrogado caso necessário.

Apenas farmácias, postos de combustível, área da saúde, imprensa, mercados estavam atuando.

Nesta terça-feira, 24, uma empresa de Santa Maria realizou a dedetização específicas contra o coronavírus em espaços públicos do município.

Foram colocadas três barreiras no município onde é feita a triagem com as pessoas analisando de onde a pessoa veio e se tem algum sintoma gripal. Estas barreiras estavam localizadas nos seguintes pontos:

  •  Estrada Tupã/Jari próximo às torres das rádios Tupã e Clube Um;
  •  Próximo aos trilhos da entrada de Tupanciretã na Rua Serafim Bravo;
  •  Saída de Tupanciretã para Júlio de Castilhos próximo ao Frigorífico.

Todos os veículos que vem de fora eram parados e é realizado um questionário perguntando se a pessoa esteve no exterior ou teve algum contato com alguém que esteve em outro país durante os últimos 14 dias, além disso, se questiona sobre alguns sintomas gripais e também é verificada a temperatura. Pessoas com sintomas gripais e febre acima de 37.8º serão conduzidas até o hospital para ser realizada coleta de material.

Em Tupanciretã não havia nenhum caso confirmado e nem suspeito, apenas um caso em monitoramento.



Voltar

Entrevistas

  • Em entrevista ao Variedades, O Delegado Adriano de Rossi, falando sobre os golpes que acontecem na cidade.
    • Em entrevista ao Variedades, O Delegado Adriano de Rossi, falando sobre os golpes que acontecem na cidade.

    • 15/01/2021 10:23:56
  • Entrevista com a Professora Carmen Genro
    • Entrevista com a Professora Carmen Genro

    • 15/01/2021 09:43:42
  • Programa Encontro Marcado:
    • Programa Encontro Marcado: "Conquista pessoal"

    • 15/01/2021 08:50:25

Últimos recados

    • 14.09.2020
    • Paulo almada
    Felicitar pelo seu aniversário a senhora Erotides Almada de Oliveira mais conhecida como filhinha do seu filho Paulo mora mana e netos Fábio, Priscila e Fabrício. Hoje está controlando 84 anos
    • 04.09.2020
    • Newton
    Bom dia Miguel! Acompanho sempre teu excelente trabalho . TFA
    • 03.04.2020
    • Eduardo Luiz Louzada Gracez
    Parabéns pela programação...curtindo a rádio via internet da cidade de esteio, gostaria de ouvir a música DOMADOR VENTENA Do grande BAITACA, oferecer para o tio João Batista Freitas Gracez lá do carajá grande na joia.um abraço para este xiru véio. Um abraço a todos da rádio.
    • 23.02.2020
    • Marizane Rodrigues
    Ofereço a música Sinônimo do Amor (Bruno&Marrone) para minhas irmãs Mirian&Maura e especialmente à minha mãe Iolanda Rodrigues,residentes no bairro Elizabeth;quero cumprimentá-las por serem mulheres de muito valor e mães extremamente guerreiras❤Que Deus às abençoe,lhes dê saúde e fé pra continuar enfrentando as batalhas que tenham no caminho????Amo muito esse trio!
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalissa ,sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vidas nos sentimos realizados parabens princesa que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz te amamos muito ! de seus avos sara e rodimar sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios e primos manu cadu e eliel thalissa lavinia reside em julio de castilhos
    • 04.01.2020
    • jocemar ferreira da costa
    thalyssa ...sabe ter vc como neta foi uma das melhores coisas que aconteceu em nossas vidas ,nos sentimos realizados ,parabens minha linda que seus 14 anos lhe traga muita sabedoria que seu dia contenha todas as alegrias que vc merece seremos os avos realizados se seu coraçao se sentir em paz e feliz lhe amamos muito de seus avos sara e rodimar da sua mae e padrasto carine e silvio e seus tios thais jocemar,josoe e vanessa e priminhos cadu e manu !!! thalissa lavinia reside em julio de castilhos

Categorias