Notícias

19/07/2018 09:01:54

Técnicos do Ministério da Saúde vistoriam rede de água de Santa Maria após protozoário ser localizado

Técnicos do Ministério da Saúde vistoriam rede de água de Santa Maria após protozoário ser localizado

Técnicos do Ministério da Saúde estão em Santa Maria esta semana para realizar vistorias em toda a rede de água do município. Os dois profissionais do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) ficam na cidade até sexta-feira (20), em trabalho conjunto com as equipes de Saúde do município.

O grupo visitou uma barragem em Val de Serra e a barragem do DNOS, que abastecem Santa Maria, e também mananciais e reservatórios para identificar possíveis riscos de toxoplasmose na água consumida pelos moradores da cidade.

Nesta quinta-feira (19), faz três meses que a cidade e municípios da Região Central do estado enfrentam um surto de toxoplasmose.

O número de casos confirmados da doença totaliza 621, segundo último boletim do governo do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Santa Maria. Desde o último dia 29, data do informe anterior, 27 novos registros foram contabilizados. A divulgação do boletim é feita quinzenalmente.

Os reservatórios de Santa Maria passaram por uma limpeza esta semana. O trabalho acontece todos os anos, mas que dessa vez, foi antecipado por causa do surto. O reservatório, na estação de tratamento de água da Corsan, no bairro Chácara das Flores, deve ser limpo no fim de semana. O objetivo é reconhecer pontos de possíveis riscos da doença nos mananciais.

Caso confirmado

O resultado de um exame realizado pela Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, confirmou que o protozoário que causa toxoplasmose (Toxoplasma gondii) foi encontrado na água de uma casa em Santa Maria.

Conforme a procuradora Tatiana Dornelles, o protozoário estava no lodo decantado de uma casa no Centro da cidade, que era abastecida somente pela Corsan. Em nota, a companhia de abastecimento diz que "foram identificados outros contaminantes" no endereço, "decorrentes de fezes de animais, o que corrobora as condições inadequadas de manutenção e limpeza desse reservatório."

A doença

A toxoplasmose, cujo nome popular é doença do gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos (onde o parasita se desenvolve) provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez.

Sintomas

Em alguns casos os sintomas não se manifestam, mas podem ser:

Febre
Cansaço
Mal-estar
Gânglios inflamados
O período de incubação da toxoplasmose vai de 10 a 23 dias quando a causa é a ingestão de carne, e de 5 a 20 dias quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gatos.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Infectologia lista algumas medidas de prevenção:

Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;
Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;
Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;
Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.

(Foto: Prefeitura de Santa Maria/Divulgação)

G1



Voltar

Entrevistas

  • Espaço Saúde-Medicina tradicional chinesa avança no Brasil   Denise Coelho
    • Espaço Saúde-Medicina tradicional chinesa avança no Brasil Denise Coelho

    • 17/08/2018 16:08:26
  • Expo Banco do Brasil acontecerá na próxima quarta, dia 22 de agosto
    • Expo Banco do Brasil acontecerá na próxima quarta, dia 22 de agosto

    • 17/08/2018 15:39:01
  • Previsão do tempo. As informações para esta sexta-feira e os próximos dias.
    • Previsão do tempo. As informações para esta sexta-feira e os próximos dias.

    • 17/08/2018 15:38:05

Últimos recados

    • 16.07.2018
    • Ana Ribas
    Quero pedir a música "Não sou Tapete" - com Os Canários, em homenagem a eterna tia Canária, para meus amigos da Prefeitura. bjão
    • 13.07.2018
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    alguns aniversariantes de hj - 13.07.2018- ANTONIO SCHIMENECK, ALDORINDO DA SILVA MARTINS, LEANDRO MACHADO SCHMELING, WILLIAM SANTANA, PRYSCYLLA KUHN VERON, ROBERTO LUIZ CASARIN, JUSSARA GUIMARAES CARVALHO, ELIANE LIRIO, ODETE MACHADO, ADRIANO SAGRILLO, LIEGE MUGNOZ, MIGUEL FARIAS. A todos parabens, felicidades.
    • 24.06.2018
    • jefferson bonatto da silva
    gostaria de parabenizar a radio pela excelente comunicacao e respostas a seus ouvintes mesmo os que estao longe da cidade e ouvindo pela internet que é o meu caso que sou de porto alegre e sempre me mantenho informado com as noticias da cidade e tb fico ligado dos acontecimentos e previsoes do que se passa pela localidade. abraço a todos
    • 07.05.2018
    • Alex Fernando da Silva
    Gostaria de saber como faço pra colocar um anúncio na rádio Tupã
    • 21.03.2018
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    ALGUNS ANIVERSARIANTES DE HOJE - 21.03.2018 JOAO MARINO DOS SANTOS - TOMATE, LEONARDO CARVALHO, JOSE ROGERIO MACHADO SALLES, CARMEM LUCIA MARTINS PATIAS, GENY SILVEIRA RIBEIRO, CARMEM LOTTI, VIVIAN LOTTI, ENARA GUTERRES. favor divulgar nas sociais, obrigado.
    • 05.02.2018
    • Maria do Carmo Costa
    Antigamente acompanhava todas as notícias da cidade pelo site. Por que agora não tem mais, e quando tem são atrasadas? Fica difícil saber das novidades pela rádio... só bobagens.

Categorias