Notícias

11/08/2017 15:02:51

Temer diz que vai recuperar grau de investimento no país em breve

Temer diz que vai recuperar grau de investimento no país em breve

Ao participar nesta sexta-feira de cerimônia do setor de agronegócio, o presidente Michel Temer falou sobre a situação econômica do país e disse que "logo" o Brasil vai recuperar o grau de investimento perdido no passado. O grau de investimento funciona como um atestado de que os países não correm risco de dar calote na dívida pública.

"Quando vejo o Risco Brasil, que estava em mais de 470 pontos negativos quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos. Portanto, caiu sensivelmente e logo, logo, vamos reassumir o grau de investimento que perdemos no passado", disse na inauguração da primeira usina de etanol feito exclusivamente de milho do Brasil, em Lucas do Rio Verde (MT). A usina é da empresa privada FS Bioenergia.

Em 2008, o Brasil tinha sido elevado à categoria de grau de investimento. A primeira agência a incluir o país nesse patamar foi a Standard & Poor's, em abril daquele ano. A decisão foi seguida pela Fitch, em maio do mesmo ano, e pela Moody's, em setembro de 2009. No entanto, em setembro de 2015, a Standard & Poor's retirou o grau de investimento do país e concedeu perspectiva negativa, abrindo caminho para que a nota fosse reduzida novamente em fevereiro de 2016. Em dezembro de 2015, a Fitch reduziu a nota do Brasil para um nível abaixo da categoria de bom pagador. A Moody's retirou o grau de investimento do Brasil em fevereiro de 2016. Na ocasião, a Moody's reduziu a nota do país para dois níveis abaixo do grau de investimento.

Temer ressaltou a importância das reformas feitas por seu governo como a trabalhista e a do ensino médio e citou os índices positivos de criação de empregos dos últimos meses o que, segundo ele "indica a tendência crescente para combate ao desemprego no país". Lembrou também a aprovação do teto para os gastos públicos. "Estas matérias todas, assim como o teto dos gatos públicos, foi fundamental para as nossas finanças. Apanhamos o país numa das piores recessões dos últimos tempos. O primeiro passo foi combater a recessão e, debelada a recessão, caminhar para o desenvolvimento" disse.

Durante discurso na cerimônia, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, também falou sobre economia. Segundo ele, quando Temer assumiu a presidência o Brasil estava em "queda livre", mas agora já demonstra os sinais de melhora."Nesse momento todos percebemos, ainda estamos em crise, mas o Brasil começa a sair do buraco em que se encontrava. Os empregos começam voltar", disse.

Mais cedo, Temer participou da abertura da colheita de algodão, também em Lucas do Rio Verde. O Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de algodão em pluma e o Mato Grosso responde por cerca de 67% da produção nacional. Essa é a primeira viagem do presidente ao Mato Grosso desde que assumiu o mandato.

Discurso foi realizado em cerimônia do setor de agronegócio no Mato Grosso | Foto: Alan Santos / PR / Divulgação / CP

Agência Brasil



Voltar

Entrevistas

  • 02  Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.
    • 02 Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.

    • 18/08/2017 12:08:11
  • 01 Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.
    • 01 Claudiomiro Cordeiro dos Santos – Vereador do PT fala sobre o projeto de lei que reduz as diárias dos Vereadores, projeto da proibição de fogos de artificio e comercialização, isenção fiscal do IPTU para pessoas com Câncer.

    • 18/08/2017 10:10:23
  • Paula Baggiotto – Diretora Geral de CFC Tupanciretã, Paulo Rubens Marques – Sócio Proprietário do CFC Tupanciretã
    • Paula Baggiotto – Diretora Geral de CFC Tupanciretã, Paulo Rubens Marques – Sócio Proprietário do CFC Tupanciretã

    • 18/08/2017 09:52:51

Últimos recados

    • 14.08.2017
    • Marcia natalina de Jesus dos santos
    Oi meu nome é marcia procuro Ricardo Rodrigues sou de caxias do sul e urgente meu número para ele 54 996136299
    • 11.08.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    musica amigos para sempre, e ofereço a todos os advogados, aos estudantes, e principalmente aos pais, da cidade e do interior.nei pacheco
    • 02.08.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    HOJE ANIVERSARIA A GLAMOUR JUVENIL DA LIGA FEMININA DE COMBATE AO CANCER - SRTA BIBIANA PINTO DA SILVA, COMPLETANDO SEUS 17 ANOS. RECEBA O CARINHO E OS ABRAÇOS DOS SEUS PADRINHOS GERALDINHO E MARLENE SIMOES SANTOS. PARABENS, FELICIDADES
    • 19.07.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    19.07 - alguns aniversarios AIRTON LIMA, CARLOS GOULART E AIRTON RAZIA - AIRTON TITAS A TODOS PARABENS, FELICIDADES
    • 18.07.2017
    • NEI JOSE DIAS PACHECO
    18.07 - alguns aniversariantes - LUIZ SANTOS RAMOS, MARLENE LIMA, JULIANO NUNES DA SILVA, AUGUSTO SANTOS-GUTO LAAOS, ROSANE VEIGA, FRANCO RANIERE PINHEIRO E LUIZ EDUARDO NASCIMENTO
    • 17.07.2017
    • AMAURI DE OLIVEIRA LOPES
    Tem duas mil pessoas dormindo na rua e, enquanto isso os políticos e sindicalistas que ganham uma fortuna com os impostos pagos pelo povo sofrido, ficam fazendo negociatas e legislando em beneficio próprio. E o pior não é isso muitos que já estiveram no poder e não resolveram os problemas do povo, infelizmente, querem voltar para o poder novamente. Aqui na minha cidade tem dezenas de pessoas vivendo do lixo. Eu tenho todo o respeito e consideração por elas, pelo menos estão trabalhando e não estão sugando o dinheiro público.

Categorias